segunda-feira, 31 de outubro de 2005

Praiense soma e segue


Em jogo da quinta jornada da XI edição do Campeonato Nacional da Terceira Divisão – Série Açores, o Sport Clube Praiense jogou ontem em São Miguel, no campo do Rabo de Peixe.
A equipa do biscoitense Chalana conseguiu mais uma preciosa vitória, desta feita por duas bolas sem resposta.
O Praiense soma neste momento 10 pontos, pelo que alcançou o Angrense, no segundo lugar.
A Série Açores segue a 6 de Novembro, com o Praiense a receber a equipa do Santiago.

Read more...

domingo, 30 de outubro de 2005

Prova de Todo-o-Terreno

No âmbito da modalidade de todo-o-terreno, decorre hoje na zona dos Biscoitos uma etapa de trial da prova "Trilhos do Norte".
Fonte: TAC-Terceira Automóvel Clube (27/Outubro/2005).

Read more...

sábado, 29 de outubro de 2005

Futsal nos Biscoitos para Juniores D

Amanhã, domingo, realiza-se no Pavilhão da Escola Básica Integrada dos Biscoitos um jogo de futsal integrado no Torneio de Preparação da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, escalão de Juniores “D”.
O jogo será entre Marítimo e Porto Martins, com início marcado para as 13:00.
Fonte: Diário Insular (28/Outubro/2005).

Read more...

quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Azorean Spirit


A revista de bordo da SATA, Azorean Spirit, na sua edição nº 14, relativa ao Verão de 2005, apresenta um artigo intitulado "Tomar banho nos Açores" (pp. 106-113).
O autor do texto, José Borges, na elencagem dos locais típicos dos Açores para tomar banho, ao referir-se à nossa ilha, começa por escrever que "na ilha Terceira, existe a belíssima piscina dos Biscoitos, onde o sol bate com bastante intensidade" (pp. 110).
Perante a tiragem de 20000 exemplares da revista e o seu leque de leitores, esta referência aos Biscoitos como primeiro destaque no contexto terceirense em termos de banhos de mar é deveras significativa.

Read more...

quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Novo jogo de Futsal nos Biscoitos

O Pavilhão da Escola Básica Integrada dos Biscoitos será palco de mais um jogo de futsal do Torneio de Preparação da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.
Assim, realiza-se hoje pelas 21:00 um encontro da Série “B” (em atraso da segunda jornada da prova) entre o Desportivo de Belém e a Casa da Ribeira.
Fonte: Diário Insular (25/Outubro/2005).

Read more...

terça-feira, 25 de outubro de 2005

Ricardo Barros preside à Assembleia Municipal de Angra

Na sequência das Eleições Autárquicas 2005, do passado dia 9, entramos na fase em que os vários candidatos eleitos tomam posse dos respectivos mandatos.
Isto mesmo aconteceu ontem no concelho angrense, pelo que o eleito Ricardo Barros assumiu o seu lugar como deputado municipal. Tal como se esperava, este biscoitense (que liderou a lista do PS ao órgão deliberativo da cidade Património Mundial) foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo. Este professor, único candidato que se apresentou ao cargo, obteve 26 votos favoráveis e 14 abstenções, no universo dos 40 membros desta Assembleia Municipal.
Ao professor Ricardo Barros os nossos parabéns e os desejos dos maiores sucessos no desempenho do mandato e do cargo para que foi eleito.

Read more...

segunda-feira, 24 de outubro de 2005

À distância...

Um curto período de estadia numa porção continental levou-me a sentir e reflectir sobre a minha relação de distância com os Biscoitos (estar na margem do oceano é imensamente diferente de viver no meio do mesmo).
Eu nasci na freguesia de Nossa Senhora da Conceição (Angra do Heroísmo) e vivi parte considerável da minha vida nos Biscoitos. Contudo, por várias razões inerentes a diferentes conjunturas pessoais, familiares e profissionais, já estive e estou à distância...
Residi na freguesia da Agualva e na Vila das Velas (São Jorge) e actualmente moro na Terra-Chã. Já passei algumas temporadas na parte continental do nosso país. Com alguma frequência desloco-me a outras paragens açorianas, continentais ou estrangeiras.
Contudo, se alguém me pergunta de onde sou, sempre respondo que sou dos Biscoitos (acrescentando ou não o local da residência actual). Na presença ou à distância... por lá trabalhando, passando ou estando quase todos os dias... de lá só sabendo o que me contam e o que leio ou também o que vejo e vivo... as situações vão sendo imensas e enriquecedoras.
O certo é que sinto os Biscoitos como algo de muito especial. Se quissesse comparar esta relação, diria que a mesma se assemelha, em muito, a uma relação familiar, de identidade.
É por isso, com toda a certeza, que existe este blog, como forma de partilhar esta alegria que é ser biscoitense e, na medida do possível, entusiasmar, cultivar e/ou reforçar em outros o mesmo sentimento.
Vivam os BISCOITOS!
._._._._._._
Permitam-me que faça um aparte a esta reflexão, para partilhar duas alegrias e uma constatação, nascidas da viagem que a provocou.
Na passada sexta-feira, após os afazeres académicos que me levaram à capital portuguesa, aproveitei para ir, pela primeira vez, a dois lugares de grande significado para a minha pessoa (naturalmente mais ou menos insignificantes para muitos, mas a cada um as suas manias). Estive na Assembleia da República (onde assisti à ultima parte do debate parlamentar em regime de reunião plenária) e na nova "Catedral" da Luz (observando a progressão de imensos futebolistas em potência, em treino das classes de formação para os mais novos).
Após a apresentação das alegrias, indico a constatação (apesar de apetecer referir-me à situação como "a tristeza"). Após o terminar do último debate do dia, naturalmente tomou a palavra o Presidente da Assembleia da República para informar exactamente do findar do mesmo debate, da data da próxima sessão plenária, dos trabalhos a executar entretanto pelas comissões e para desejar uma boa tarde a todos. E não é que a esmagadora maioria dos deputados presentes não respeitou o senhor presidente, levantando-se logo que este começou a falar, circulando por entre as bancadas e falando em voz alta ou saindo da sala? Como escrevia um director de jornal à alguns dias, "Começo a ter saudades... e isso é mau!", referindo-se a outros tempos e formas de governação. Eu não tenho saudades do antigo regime até porque não o vivenciei, mas acredito profundamente que, em muitos casos, passamos do "medo" à "descarada falta de educação". Que pena não sabermos encontrar a virtude.
Com isto, reforcei para mim mesmo a ideia de que muitos dos "ilustres deputados da nação" são triste e mau exemplo em termos de atitudes de respeito. E sendo esta a realidade nas cúpulas políticas da República, está justificada, ou pelo menos explicada, a degradante situação social portuguesa na esfera da cidadania e respeito pelos outros.

Read more...

quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Blog com novidades: número de ligações e relógio

A partir de hoje, para além de algumas alterações de pormenor, o Blog Biscoitos inclui mais duas "ferramentas", ambas localizadas na barra lateral.

Passamos a contar com uma linha que nos informa sobre quantas ligações estão online em cada momento (por nós identificadas como biscoitenses, por assim considerarmos todos aqueles que nos visitam e se interessam pela nossa freguesia).
Outra novidade é a inserção de um relógio, que regista a hora oficial da zona geográfica onde os Biscoitos se incluem (TMG - 1 hora).

Read more...

quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Associação regional de Kickboxing recebe apoio


A Direcção Regional da Educação Física e Desporto atribuíu, por portaria do Secretário Regional da Educação e Ciência, de 29 de Setembro de 2005, uma comparticipação financeira de 11.000,00€ (onze mil euros) à Associação de Kickboxing/Full-Contact dos Açores, destinada a apoiar o desenvolvimento de actividades no Kickboxing conforme o Contrato-Programa celebrado para o ano de 2005, a título de 4.ª prestação.
É de referir que esta Associação tem a sua sede na freguesia dos Biscoitos.

Fonte: Jornal Oficial (II Série, nº 41, 18/Outubro/2005)

Read more...

terça-feira, 18 de outubro de 2005

Cecília Ribeiro orienta Curso de Cerâmica

A biscoitense Cecília Ribeiro será formadora de um Ateliê de Iniciação à Cerâmica, que funcionará na Carmina Galeria.
De acordo com informação disponível no site da Carmina Galeria, "neste curso de iniciação à cerâmica, pretende-se que os formandos adquiram capacidades de organização do trabalho, destreza manual e digital, percepção das formas, capacidade e descriminação das cores, aptidão para o desenho. Os objectivos que se pretendem alcançar são: incentivar o gosto e o interesse pela cerâmica, nomeadamente a diferença existente na cerâmica contemporânea e a artesanal, ampliar e enriquecer experiências pessoais no âmbito da criatividade, através do domínio de novas técnicas e diferentes tipologias de conformação e decoração cerâmica."

Este curso, que apresenta uma carga horária global de 36 horas, funcionará aos sábados (entre as 10 e as 13 horas), estando o seu início agendado para 12 de Novembro de 2005.
Todos os interessados, a partir dos 15 anos, devem fazer desde já a sua inscrição uma vez que o número máximo de alunos a admitir é de 12.
Cecília Maria Ázera Ribeiro nasceu nos Biscoitos, Ilha Terceira, Açores em 1974.
A par da frequência do ensino secundário fez formação na área de cerâmica, e após a intenção inicial de frequentar o ensino superior no domínio da engenharia agrária, assumiu em pleno a actividade de ceramista que hoje exerce a tempo inteiro, sendo uma das artistas residentes na CARMINA - Galeria de Arte Contemporânea.

FORMAÇÃO
Em 1995 frequentou o I Curso de Desenho e Pintura realizado pela Oficina d’Angra, sobre orientação do pintor José Nuno da Câmara Pereira, bem como o curso de Verão Férias com Arte, daquela associação cultural, que teve a coordenação de Bartolomeu Cid para a área da gravura, João Queiroz no desenho e de José Campos Rosado e Fernanda Fragateiro na História da Arte. No ano seguinte, 1996, frequentou um workshop também promovido pela Oficina d’Angra, com a participação do escultor José Pedro Croft e do pintor espanhol Pepe Buitrago. Em 1997/98 trabalhou no atelier de José Nuno da Câmara Pereira, tendo participado nos projectos concebidos para Sé Catedral dos Açores, a Biblioteca Pública de Ponta Delgada e o conjunto de peças em relevo executadas para a exposição universal de Lisboa, Expo-98. Ainda em 98 frequentou um curso de formação profissional em pintura cerâmica, com estágio incorporado, ministrado pelo CENCAL-Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, nas Caldas da Rainha. No período 1999 / 2000 estagiou em pintura e iniciação em olaria e roda com o ceramista terceirense Renato Costa e Silva e completou, na categoria de pintora de azulejo, um estágio em Cerâmica artística Isabel Garcia, em Terrugem, Sintra. Em 2000 completou o Curso de Cerâmica Artesanal, também ministrado pelo CENCAL. Em 2001 realizou um estágio profissional em Florença, Itália, nas áreas de modelação, torno, moldes de gesso, calco, acabamentos e decoração, com o ceramista Sérgio Ricceri. No final de 2001, participou no seminário Talha e Azulejaria em Portugal dos séculos XVI e XVII, orientado por José Meco e organizado pelo Centro de Estudo, Conservação e Restauro dos Açores, no Museu de Angra. Em 2002 frequentou o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, na Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.
EXPOSIÇÕES
1999 - Exposição de painéis de cerâmica, na Casa do Sal, em Angra do Heroísmo e na Junta de Freguesia dos Biscoitos.
2000 - Mostra de louça e trabalho ao vivo, no Museu do Vinho dos Biscoitos.
2001 - Exposição de pintura em azulejos com paisagens do mar, no Espaço Atlantis nos Biscoitos e na Câmara Municipal da Praia da Vitória.
2002 - Exposição de painéis de azulejos, no salão da Junta de Freguesia dos Biscoitos.
2003 - Exposição colectiva de abertura do Auditório do Ramo Grande; exposição colectiva, no auditório do Museu de Angra do Heroísmo, organizada pela Escola Secundária Padre Jerónimo Emiliano de Andrade, em colaboração com a Oficina d’Angra; concorrente ao Prémio Nacional de Artesanato, tendo sido uma das seleccionadas a representar os Açores na FIL.
2004 - Exposição colectiva, na CARMINA Galeria de Arte Contemporânea.
2005 - Exposição colectiva, na Junta de Freguesia dos Biscoitos.


Bom trabalho e felicidades!

Read more...

segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Zona balnear com água de qualidade

A Calheta, principal zona balnear da freguesia dos Biscoitos, manteve durante a época balnear de 2005 elevados índices de qualidade das suas águas.
Depois de nos termos referido a este assunto no Dia Mundial do Ambiente, agora informamos que já estão disponíveis online (no site da Secretaria Regional do Ambiente e directamente em http://sram.azores.gov.pt/aguas_balneares/TER%20-%20Biscoitos.htm) os resultados das nove análises à água, realizadas entre Maio e Setembro.
Todas estas análises, da responsabilidade da Divisão Laboratorial do INOVA, resultaram na atribuição da classificação de boa qualidade, à excepção da recolha de 31 de Agosto que, perante a presença de alguns coliformes, obteve a notação de aceitável.

Read more...

domingo, 16 de outubro de 2005

Praiense vence no Pico


De acordo com o calendário da quarta jornada da XI edição do Campeonato Nacional da Terceira Divisão – Série Açores, o Sport Clube Praiense deslocou-se ao Pico, onde jogou hoje com a equipa do Vitória.
O Praiense venceu este embate por 5-3.
Assim, a equipa do biscoitense Chalana (a quem Rómulo Ávila, que acompanhou este jogo como repórter da RDP-Açores, chamou "velha glória do futebol português") está agora com 7 pontos, subindo ao terceiro lugar.
A 30 de Outubro segue a Série Açores com o Praiense a deslocar-se ao campo do Rabo de Peixe.

Read more...

sábado, 15 de outubro de 2005

Meia Maratona parte dos Biscoitos

Está marcada para amanhã, domingo, a oitava edição da Meia Maratona da Praia da Vitória, organizada pela Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Esta prova desportiva tem início pelas 10:00, na freguesia dos Biscoitos, a partir da qual os atletas seguirão até à Praça Francisco Ornelas da Câmara, na sede de concelho, onde estará a meta.

Read more...

sexta-feira, 14 de outubro de 2005

Mais um investimento da Casa do Povo

Para além de outro apoio que já divulgamos, foi celebrado no dia 5 de Julho mais um acordo de cooperação, também sob a forma de apoio eventual, entre a Direcção Regional da Solidariedade e Segurança Social e a Casa do Povo de Biscoitos, com vista à aquisição, durante o ano de 2005, de uma máquina de lavar roupa industrial para apoio ao domicílio. Este acordo prevê um subsídio no montante de 4.100,00€ (quatro mil e cem euros) destinados a comparticipar no custo desta aquisição.
Fonte: Jornal Oficial (II Série, nº 38, 20/Setembro/2005)

Read more...

quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Novas placas toponímicas

Desde a passada semana que várias artérias da freguesia dos Biscoitos, a par do que sucede nas suas congérenes do Concelho da Praia da Vitória, se apresentam identificadas com novas placas toponímicas.



As placas, de design único para o concelho, são em azulejo e incluem, para além do topónimo, o brasão da freguesia (no canto superior esquerdo) e um friso em tons de azul (como rodapé).
Ficaram assim melhor identificadas muitas das nossas ruas, canadas e caminhos (por as anteriores placas não estarem nas melhores condições ou porque, simplesmente, não existiam).

Read more...

quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Mais uma inovação no Blog


Desde o passado sábado, o Blog Biscoitos conta com mais uma inovação.
Na barra lateral, abaixo do contador de visitas, temos agora um mapa que nos permite visualizar a origem dos visitantes, por país.
Com uma actualização diária, passamos a saber em que zonas do planeta é visto o nosso blog, sabendo também o número aproximado de visitas oriundas de cada país.
Neste momento, e desde o dia 8, para além de Portugal, já temos registos do Canadá, Estados Unidos da América, Espanha, Inglaterra e França.

Read more...

terça-feira, 11 de outubro de 2005

Curiosidades eleitorais

Como anunciamos, vamos apresentar algumas curiosidades acerca das Eleições Autárquicas 2005, naturalmente relacionadas com o contexto biscoitense.
Nesta matéria poderíamo-nos referir a vários casos de puro estado de democracia que levam membros do mesmo agregado familiar a apresentar-se a sufrágio por forças políticas diferentes, poderíamos abordar as voltas e reviravoltas de alguns candidatos, ora ferrenhos por uma cor política, ora concorrentes por outra, e até seria possível mencionar casos de entrega total a projectos partidários, de forma paralela e sem os respectivos nomes surgirem nas listas concorrentes.
Contudo, deixando estas hipóteses de lado, vamos virar a nossa atenção para biscoitenses que surgiram nestas eleições como candidatos noutras paragens.
O caso que conhecemos de maior destaque diz respeito a Ricardo Barros que liderou a lista do PS para a Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo. Este professor, de 53 anos, obteve uma expressiva vitória na ordem dos 54%, conseguindo para o PS 12 dos 21 lugares da Assembleia Municipal angrense.
No campo partidário oposto tivemos Carla Ferreira Forte, candidata à Presidência da Junta de Freguesia de São Brás, pelo PSD. Esta jovem engenheira do ambiente não conseguiu a vitória mas melhorou em muito o resultado eleitoral do partido laranja em São Brás, em comparação com as autárquicas de 2001, subindo a votação de 26% para 43%. Assim, esta biscoitense foi eleita para a Assembleia de Freguesia de S. Brás.
Um pouco mais perto, na Agualva, Jorge Martins foi o número quatro da lista do PS à Assembleia de Freguesia. A lista que integrou não foi vencedora mas o partido rosa melhorou o seu desempenho, também em comparação com 2001, o que permitiu a este empresário, de 41 anos, um lugar na Assembleia de Freguesia da Agualva.
A todos estes biscoitenses os nossos parabéns e os desejos dos maiores sucessos no desempenho dos mandatos para que foram eleitos.
--------
Conhece mais casos de biscoitenses a singrar na política, por esse país fora? Partilhe essa informação, colocando um comentário a este artigo. Obrigado!

Read more...

segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Dados eleitorais nos Biscoitos

Como prometido, apresentamos de seguida os resultados provisórios das Eleições Autárquicas 2005 registados nos Biscoitos, recolhidos a partir dos editais das mesas de voto.

Assim, a Junta de Freguesia dos Biscoitos será constituída por Carlos Cardoso, Carlos Andrade e Rui Almeida do Partido Social Democrata.

A Assembleia de Freguesia será formada por Alcino Lopes, Pedro Silva, Francisco Rodrigues, Cecília Ribeiro, Joaquim Martins e Carlos Cota (pelo PSD) e Vítor Luís, Jorge Sousa e Cecília Melo (pelo PS).

Os resultados globais concelhios colocaram uma ordem diferente da obtido nos Biscoitos, no que diz respeito à importância das forças partidárias concorrentes à autarquia praiense: PS - 48,58%; PSD - 45,27%; CDS/PP - 2,86%; BE - 1,07%; CDU - 0,44%.

A Câmara Municipal da Praia da Vitória fica agora composta por 4 elementos do PS (entre eles o biscoitense Paulo Codorniz) e 3 elementos do PSD.

Estes resultados dos Biscoitos também não seguiram a tendência geral do concelho que ditou as seguintes percentagens: PS - 46,6%; PSD - 44,84%; CDS/PP - 4,36%; BE - 1,64%; CDU - 0,56%.

A Assembleia Municipal da Praia da Vitória conta assim com 10 elementos do PS, outros 10 do PSD e 1 do CDS/PP. Com estes resultados, o órgão deliberativo municipal não integrará nenhum biscoitense.

Todas estas situações estão dependentes da aceitação pelos vários candidatos dos lugares para que foram eleitos.

Read more...

domingo, 9 de outubro de 2005

Resultados eleitorais


Já são conhecidos os resultados provisórios das Eleições Autárquicas 2005.
Assim, o PSD ganhou a votação para a Assembleia de Freguesia dos Biscoitos, pelo que Carlos Cardoso vai manter-se como Presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos.
Em termos concelhios, o novo Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória será Roberto Monteiro, dada a vitória do PS. Como líder da Assembleia Municipal deveremos ter Fernando Rocha , também eleito pelas listas do PS.

Em breve apresentaremos os dados relativos à votação nos Biscoitos.

Read more...

sábado, 8 de outubro de 2005

Praiense empata em derby terceirense


A equipa de Chalana disputou um derby terceirense com o Angrense, em jogo a contar para a terceira jornada da XI edição do Campeonato Nacional da Terceira Divisão – Série Açores, antecipada para hoje (por se realizar amanhã o acto eleitoral autárquico).
O Sport Clube Praiense, a jogar no campo do Estádio Municipal da Praia da Vitória, empatou a uma bola com a equipa de Angra do Heroísmo.
Mercê deste resultado, o Praiense está agora com 4 pontos, continuando isolado no quinto lugar.
Na próxima jornada da Série Açores, agendada para 16 de Outubro, o Praiense desloca-se ao Pico, para jogar com a equipa do Vitória.

Read more...

sexta-feira, 7 de outubro de 2005

A nossa opinião sobre as prioridades para os Biscoitos

Depois de apresentar algumas das medidas e objectivos propostos pelas várias candidaturas à Assembleia de Freguesia dos Biscoitos, propomo-nos a apresentar a nossa opinião sobre as prioridades para os Biscoitos.
E damos a nossa opinião em dois momentos: primeiro comentando as propostas das candidaturas partidárias e depois avançando com algumas ideias próprias.
COMENTANDO AS PROPOSTAS PARTIDÁRIAS...
Em termos gerais consideramos que a maioria das ideias apresentadas pelas equipas candidatas à autarquia biscoitense são interessantes e pertinentes, sendo, em muitos casos, iguais ou semelhantes.
Destas propostas entendemos que são fundamentais a criação de uma creche, de um atelier de tempos livres - ATL e de um parque infantil (quer para a qualidade de vida imediata das crianças e sua preparação em termos de bases para o futuro, quer pelas boas implicações que estas infraestruturas podem trazer em termos de facilitação e melhoria do dia-a-dia de muitas famílias, para além do atractivo que significam em relação à fixação de casais jovens), o fundamental melhoramento dos caminhos de acesso e o abastecimento de àgua às exploração pecuárias (mas também às agrícolas e frutícolas), a abertura de algumas estradas novas na freguesia (primordialmente ligando vias já existentes, dando possibilidade de maior oferta de terrenos para construção, na área sul da freguesia - acima do Caminho do Concelho) e a construção de edifício para a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Não descuramos a relevância da criação de um lar de idosos, defendendo que este projecto deve ser muito bem estudado e enquadrado, respeitando o conhecimento, as teorias e práticas actuais de implementação de espaços desta natureza, por forma a não se criar um "depósito" de pessoas idosas, que devem continuar a ser referências para os mais novos e cidadãos de pleno direito.
Concordamos com algum investimento nas zonas balneares, mas não o vemos como um dos mais prementes.
Em relação ao processo de construção de habitações acreditamos que o mesmo terá importância (duvidando se serão necessárias tantas casas, porque defendemos critérios muito rigorosos na atribuição de lotes ou edifícios construídos, bem como a aplicação de modalidades que impliquem a responsabilização e comparticipação dos contemplados).
Naturalmente que a colocação de piso sintético no campo de futebol, o projecto de uma casa mortuária, a continuação da correcção e repavimentação dos arruamentos, a melhoria do abastecimento de água à zona alta da freguesia, o melhoramento das condições de manuseamento de embarcações de pesca e a criação de um posto de atendimento ao cidadão são medidas interessantes.
AS NOSSAS IDEIAS!
De uma forma sucinta e sem pretender apontar tudo o que poderia e/ou deveria ser prioritário nos Biscoitos (até porque o tempo disponível não o permite), apontamos algumas ideias que consideramos essenciais e não vimos abordadas pelas equipas candidatas à autarquia biscoitense.
Desde logo defendemos uma evolução das medidas de prevenção e salvaguarda daquilo que ainda resta da mancha de vinhedos, nomeadamente através de um reforço e acompanhamento rigoroso dos condicionamentos à construção de habitações na zona em causa e através de um plano integrado que promova a recuperação, reconversão e manutenção de vinhas, aliando-se este processo à concepção e implementação de um aproveitamento turístico deste património vitícola, associando-se também a riqueza vinícola (abrangendo roteiros de visita e interpretação que possam levar os interessados - estudantes, turistas e outros - a conhecer e sentir in loco os vinhedos com as suas curraletas, as adegas e o próprio Museu do Vinho). Acrescentamos que neste contexto fazem sentido, como apoio e meio de reforço dos benefícios económicos de todo este plano, pequenas unidades de alojamento na modalidade de turismo rural, não necessariamente no interior desta área, mas nos arredores da mesma, nas zonas envolventes.
Ainda na área da promoção da freguesia, faz todo o sentido, para além da divulgação e exploração das riquezas espeleológicas, a criação de um miradouro na zona da Santa Cruz (necessariamente com acessos melhorados).
O apoio às instituições e organimos locais também é fundamental (muitas vezes até apoio logístico e/ou técnico seria algo extremamente benéfico, por exemplo, na divulgação e ajuda às direcções dos mesmos para que aproveitem programas e projectos existentes e disponíveis para financiamento e desenvolvimento - tanto regionais, como nacionais e europeus).
A própria iniciativa da Junta de Freguesia na promoção de cursos no âmbito da educação extra-escolar, na área da informática, por exemplo, mas também em muitas outras (em complemento aos que são desenvolvidos por outras instituições) deveria ser uma mais valia no enriquecimento educacional, cultural e social dos biscoitenses e não só.
Surpreende-nos que não se fale de estacionamento. É necessária, julgamos nós, a criação de soluções para o estacionamento de automóveis, nomeadamente junto dos dois centros que a freguesia tem (área entre a Igreja de São Pedro e a Sociedade Recreativa Biscoitense e área entre a Igreja do Imaculado Coração de Maria e a Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense).
Muito mais poderiamos dizer sobre estas e imensas outras ideias mas para já ficamo-nos por aqui. Decerto que desenvolveremos estes assuntos, a curto, médio ou longo prazo, neste mesmo blog.
Nota final
O Blog Biscoitos não é candidato a nada, senão a contribuir, na medida da capacidade e disponibilidade do seu autor e de outros colaboradores do mesmo, para o bem dos Biscoitos e dos biscoitenses.
Enquanto espaço de partilha, discussão e construção de ideias e opiniões não nos ligamos a qualquer corrente partidária ou política (o que não significa que o seu autor não tenha as suas preferências ideológicas e que se abstenha de contribuir, anonimamente ou não, para projectos que entenda merecedores de confiança, até porque gosta muito de sentir e reflectir a realidade biscoitense).
Se virmos as ideias que apresentamos e opiniões que defendemos aproveitadas e executadas por alguém provavelmente não iremos pedir direitos de autor, bastando-nos a satisfação de contribuir para o desenvolvimento da terra que amamos, ainda que seja através da simples forma de idealizar e sugerir.
Desejamos a todos, mormente aos eleitores biscoitenses, que o dia de amanhã seja sábio na reflexão individual que cada um fará, defendendo e apelando à participação neste acto eleitoral. Acreditamos que cada um deve dar o seu contributo, não deixando que sejam alguns a decidir por todos, afirmando até que, no caso de não se identificarem com nenhum dos projectos apresentados, o voto em branco é muito mais expressivo e representativo do que a abstenção.
Voltamos à temática das Autárquicas 2005, após o encerramento das urnas, com a apresentação dos resultados eleitorais registados nos Biscoitos.

Read more...

Prioridades anunciadas para os Biscoitos - Parte II

Da leitura do artigo que apresentamos na nota anterior e da análise da propaganda eleitoral a que tivemos acesso (emanada pelo PSD e pelo PS), identificamos algumas preocupações e objectivos das várias candidaturas à Assembleia de Freguesia dos Biscoitos.

Das declarações de Manuel Alfredo (CDS/PP), Carlos Cardoso (PSD) e Vítor Luís (PS), publicadas pelo Jornal A União (21/Setembro/2005), surge como comum o investimento na criação de um lar de idosos e a preocupação com os mais jovens.
Dos manifestos do Partido Social Democrata e do Partido Socialista sobressaem, também em comum, criação de creche e atelier de tempos livres (ATL), o embelezamento e melhoramento de toda a zona balnear (coincidindo inclusivamente na medida de construção de um passeio pedonal), colocação de piso sintético no campo de futebol, construção de edifício para a Polícia de Segurança Pública (PSP), melhoramento do abastecimento de água à lavoura e o projecto de uma casa mortuária.
Em relação a outras medidas, das ideias manifestadas pela equipa liderada por Carlos Cardoso (PSD) destacamos a continuação da correcção e repavimentação dos arruamentos da freguesia, uma aposta clara na criação de novos arruamentos, o processo de construção de cerca de 30 habitações (na modalidade de custos controlados), a continuação da melhoria do abastecimento de água à zona alta da freguesia, a criação de uma biblioteca e de uma extensão do Conservatório.
Já das medidas indicadas pela equipa encabeçada por Vítor Luís (PS) registamos a manutenção do património da Junta de Freguesia, a criação de um jardim público e de um parque infantil, o melhoramento das condições de manuseamento de embarcações de pesca, a criação de um posto de atendimento ao cidadão, a promoção de eventos para a juventude e o estudo de eventuais soluções para as ruas com mais trânsito.

Read more...

Prioridades anunciadas para os Biscoitos - Parte I

Ontem apresentamos todas as listas de candidatos entre as quais os eleitores biscoitenses serão convidados a escolher através do seu voto (à Câmara Municipal da Praia da Vitória, à Assembleia Municipal da Praia da Vitória e à Assembleia de Freguesia dos Biscoitos).

Hoje focaremos a nossa atenção na realidade exclusivamente biscoitense.
Começamos por publicar um trabalho de audição dos cabeças de lista à autarquia dos Biscoitos, realizado pelo Jornal A União (a par do que fez em relação às restantes freguesias terceirenses) e apresentado a 21 de Setembro:

Read more...

quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Candidatos à Assembleia de Freguesia - listas completas


Finalmente apresentamos as listas completas dos candidatos à Assembleia de Freguesia dos Biscoitos (sendo os três primeiros de cada lista os candidatos à Junta de Freguesia).
Os cabeças-de-lista são Manuel Alfredo pelo CDS/PP, Carlos Cardoso pelo PSD e Vítor Luís pelo PS.
Manuel Alfredo Betencourt
Evaristo Melo Vieira
Marco Paulo Sousa
Filomena Juliano Cota
Paulo Henrique Oliveira
Rogério de Sousa Mendes
Hélio Rocha Ávila
Domingos Dias Lucas
Jorge da Silva Azevedo
José Gabriel Barcelos
Emanuel Moniz de Sousa
Manuel Ferreira Silva
Carlos Jose Ávila Cardoso
Carlos Manuel de Sousa Andrade
Rui Manuel Simas Almeida
Alcino de Almeida Lopes
Pedro César Lopes da Silva
Francisco Norberto Martins Rodrigues
Cecília Maria Ázera Ribeiro
Joaquim Alfredo de Sousa Martins
Carlos Alberto Espínola Cota
João Manuel Correia da Silva
Carlos Manuel Dinis Carvalho
José Adriano da Rocha Coelho
Diana Marina Filipe Almeida Lopes
João Manuel Costa Campos
Abilio Maria Pereira de Freitas
João Carlos Machado Oliveira
Sofia Alexandra Fagunes Lopes
César Miguel Nunes Cota
Vítor Luís
Jorge Sousa
Cecília Melo
Floriberto Barcelos
Fernando Teixeira
Luzia Rodrigues
Carlos Dias
Carla Silva
Manuel Barros
Manuel Calçado
Domingos Dias
Maria Figueiredo
José Pires
Francisco Rodrigues
Cristina Santos
Carlos Laranjo
Luísa Oliveira
José Rico

Read more...

Candidatos à Assembleia Municipal - listas completas


Depois dos candidatos à Câmara Municipal, apresentamos agora as listas dos candidatos à Assembleia Municipal da Praia da Vitória (também indicando a negrito aqueles que identificamos como biscoitenses - 3 na lista do PSD e 1 na do PS).
Os cabeças-de-lista a este órgão concelhio são João Costa pelo Bloco de Esquerda, Vítor Galvão pela CDU, Artur Lima pelo CDS/PP, José Fernando Gomes pelo PSD e Fernando Rocha pelo PS.
João Costa
Sónia Bárbara
Ana Paula Inácio
Ana Cavaleiro
Francisco Pereira
Lasalete Oliveira
Marco Borges
Nuno Nunes
Rui Matos
Vítor Galvão
...
Artur Lima
Emiliana Silva
Elmiro Martins
Maria Gomes Faria
José Fernandes Mendonça
Ana Maria Ribeirinho
Delmindo Meneses
Délio Silva
José Alberto Tavares
Manuel Brito de Meneses
João Irénio Machado
Fernanda Dutra
Daniel Martins
João Saúl Areias
José António Sousa
Manuel Borges Silva
Filomena Amorim Leal
Manuel Pimentel Dias
José Agnelo Branco
Francisco Martins Toledo
João Lopes Toste
José Vitorino Rocha
Nuno Alexandre Pereira
Manuel Xavier Dias
Ana Cristina Mota
Clarimundo Silva
Fátima Guincho
Mateus Miguel Martins
Saleotino Quadros
Manuel Goretti Pereira
Cipriano Rocha
José Fernando Dinis Gomes
Manuel Pires Luis
Francisco Saúl Pinheiro Mouro
Berto Graciliano de Almeida Cabral
Humberto Fernando Botelho Machado
Maria Mercês Borges Meneses Monteiro
Teresa Diniz Quadros
Carlos Armando Ormonde Da Costa
Filomena Maria Ferreira Barcelos Canedo
Francisco Leonel Mendes Simões Ávila
Francisco de Freitas da Costa
José Gabriel Leal Martins
Roberto Paulo Costa Sousa
João Fernando Ormonde Aguiar
Hélio Fernando da Silva Perpétua
José Elvino De Sousa Gomes
Paulo Jorge Da Silva Ribeiro
Tânia Virginia Borges Figueiredo Ávila
Francisco Raimundo Castro de Sousa
Vanda da Conceição Linhares Simões Bettencourt
Adelino Manuel de Freitas Ávila
Paula Virginia da Silva Picanço
Artur Manuel de Aguiar Teixeira
João Fernando Mendes Parreira Mendonça
José Henrique Dias Pimentel
Francisco Humberto Dias Ribeiro
Carlos Alberto Melo Sousa Vieira
Luciano Manuel Ormonde Coelho
Francisco Juliano Correia Machado
José Domingos De Meneses Valente
José Manuel Pereira Moniz
João Adriano Borges Ávila
José Natálio Ribeiro Lopes
José António Borges Mendonça
João Manuel Ferreira Ribeiro
Paulo Alexandre Leal Rocha
José Hélio Vieira Da Rocha
Alvarino da Costa Barcelos
Luís Daniel Silva Bettencourt
Francisco Cândido da Silva de Meneses
António Ivo Pimentel Soares
Francisco Valadão Fagundes
Fernando Jorge Tavares Arruda
Geraldo Manuel Gomes de Sousa
Alcino Manuel Vieira Fagundes
Carlos Manuel Sousa Aguiar
Manuel Pires Teófilo
Emanuel Silveira Martins Cota
Fernando Rocha
Norberto Messias
Osório Silva
Ana Silva
Guilherme Lima
Isabel Pereira
João Ferraz
Sebastião Lima
Nicolau Arruda
Ricardo Martins
Luciano Correia
Paulo Coelho
Francisco Rocha
Vitor Aguiar
Márcio Linhares
Cláudia Mourão
Anália Gaspar
José Silveira
Manuel Silveira
Joaquim Santos
José Eliseu Lemos
Adrualdo Rocha
Ana Ribeiro
Elmano Dores
Nuno Pereira
João Santos
Agnelo Ourique
Tiago Alves
Francisco Melo
Manuel Borba
Tânia Santos
Ricardo Costa
Jorge Vieira
Eusébio Rocha
António Sousa
Carlos Silva
Leandro Vieira
Orlanda Costa
Sandra Toste
Evaristo Lima
Hugo Lestinho
Sónia Santos

Read more...

Candidatos à Câmara Municipal - listas completas


Apresentamos, de seguida, as listas completas (à excepção da lista da CDU, que não conseguimos obter) dos candidatos à Câmara Municipal da Praia da Vitória (indicando a negrito aqueles que identificamos como biscoitenses - 1 na lista do PSD e 2 na do PS).
Lembramos que os cabeças-de-lista são Alexandra Quitério pelo Bloco de Esquerda, António Fonseca pela CDU, Pedro Pinto pelo CDS/PP, Clélio Meneses pelo PSD e Roberto Monteiro pelo PS.
Alexandra Quitério
Carlos Bessa
Sandra Roberto
João Araújo
Maria Nunes
Duarte Trindade
Manuel Ataíde
Noélia Horta
Pedro Tavares
António Fonseca
...
Pedro Pinto
João Manuel Barcelos
Anselmo Sales
Lígia Dutra
Jardelino de Sousa Vieira
Lígia Lucas
Osvaldo Sousa
Ana Cristina Rocha
Honorato Meneses
Ilídio Gomes
Clélio Ribeiro Parreira Toste de Meneses
Marco António da Cunha de Sousa
Anabela Gomes Vitorino Leal
Francisco Andrade Vieira da Costa
Jorge Emanuel Costa Gomes
Maria Francisca Santos Toledo Gomes
Lisa Cristina Moules Bettencourt
Pedro Miguel Fraga Juliano Cota
Sandra Cristina Pais Salvador
Paulo Dinis Ribeiro Lopes
Carla Andreia Valadão da Silva Meneses
João Gabriel Ribeiro Pereira
Laurénia Rute Borges Landeiro
Mara Isabel De Oliveira Gomes
Ana Carla Sebastião de Azevedo
António de Meneses de Aguiar Ramalho

Partido Socialista (PS)
Roberto Monteiro
Paulo Messias
Paulo Codorniz
Paula Ramos
Paula Costa
José Gabriel Lopes
Eulália Leal
Raquel Borges
Francisco Valadão
Francisco Simões
Nuno Ribeiro
Rui Melo
Tiago Ormonde
Fernando Janeiro

Read more...

quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Praiense encerra caminhada na Taça de Portugal


Chalana e o seu Praiense receberam hoje, no Estádio Municipal da Praia da Vitória, o Desportivo das Aves, da Liga de Honra, em jogo a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, época 2005/2006.
O SC Praiense perdeu frente à equipa de Vila das Aves por 0-2, dando assim por encerrado o seu percurso na presente edição desta competição (numa eliminatória que também arredou da Taça os restantes clubes da Série Açores que ainda estavam em prova).
Parabéns ao Praiense e ao seu treinador pela digna participação nesta histórica competição do futebol português.

Read more...

terça-feira, 4 de outubro de 2005

OLB na Terça-feira das Lajes


A noite da famosa "terça-feira das Lajes" (que hoje acontece) contará com a animação da Orquestra Ligeira dos Biscoitos.

Read more...

Blog em destaque na Via Oceânica


Desde o passado sábado, dia 1 de Outubro, que o Portal Via Oceânica destaca, na sua página de entrada, o nosso Blog sobre os Biscoitos.
Registamos e agradecemos esta atenção, retribuindo com a inclusão de link para este portal, na barra lateral do blog.
Aproveitando esta alteração, reestruturamos esse mesmo espaço de links (agora subdividido por categorias) e incluímos também outros portais e pesquisadores nos quais é pesquisável o nosso blog Biscoitos.

Read more...

segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Praiense perde com o Santo António


O Sport Clube Praiense, treinado por Chalana, continuou ontem a sua participação na XI edição do Campeonato Nacional da Terceira Divisão – Série Açores, desta feita averbando uma derrota por 1-0 no campo do Santo António.
Assim, em termos classificativos, o clube da Praia da Vitória está agora isolado no quinto lugar, com 3 pontos.
Na próxima jornada da Série Açores, agendada para 9 de Outubro, o Praiense recebe o Angrense.
.
Entretanto, a 5 de Outubro, os "vermelhos" da Praia recebem o Desportivo das Aves, da Liga de Honra, em jogo a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Read more...

domingo, 2 de outubro de 2005

Um milhar de visitas


Atingimos ontem o número de mil visitas ao Blog sobre os Biscoitos.
Para nós este foi um marco significativo, até porque o nosso blog conta com pouco mais de quatro meses de existência.
Aproveitamos o momento para agradecer a todos os que já nos brindaram com a sua visita, com o afirmar de um apreço especial pelos visitantes mais frequentes e pelos que já colaboraram através da inserção de comentários a artigos publicados.
Vamos decerto continuar a dinamizar este espaço de partilha de informações e apresentação de opiniões, tendo sempre como tema central e agregador a magnífica freguesia dos Biscoitos.

Read more...

sábado, 1 de outubro de 2005

Rui Melo com nova Exposição


Rui Melo, artista natural dos Biscoitos, apresenta mais uma exposição de pintura, desta feita entre 1 de Outubro a 4 de Dezembro 2005, na CARMINA - Galeria de Arte Contemporânea.
De acordo com nota de imprensa, este evento foi organizado e patrocinado pela Direcção Regional da Cultura em colaboração com a Carmina Galeria, da qual Rui Melo é artista residente e com a Academia das Artes dos Açores. A inauguração acontece hoje, dia 1 de Outubro de 2005, das 18h00 às 20h30 na Carmina Galeria.
Até 2002, o pintor Rui Melo desenvolveu parte da sua carreira artística integrada na licenciatura em Artes Plásticas - Pintura, da Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, sendo esta a primeira exposição do artista após a conclusão da sua formação.
Pode ler-se no texto do catálogo, de autoria de Ivo Machado: "Eis-me testemunha de um momento mais na reconstrução do mundo, convertido naquele que olhou uma onda no filtro do invisível e seguiu com o coração para onde os matemáticos seguem com a razão. Há neste azul, repito, azul infinito ou infinito azul, a impressão digital — única, forte — de um criador que não se limita a insinuar mas reescreve porque sabe da urgência em ordenar tudo como se ordenássemos a infância ou um país disperso, que sabe que os homens sempre viveram nomeando as coisas, e o pintor como o poeta, procura perceber porque deseja comunicar a maravilha, cruzando o mistério sem mais fé que a sua linguagem própria, e talvez por isso se atreva ao achamento do sublime para comprovar que existe, acreditando que chegará o dia em que a humanidade se amará como um só casal mesmo na ausência de um tempo geológico. Rui Melo não se detém na contemplação pois, pior do que a morte, é limitarmo-nos como dizia Torga, “a investidas de namoro à natureza quando a natureza provavelmente desconhece que existimos”. Ao fim a consciência — porque consciência do artista maior — que a arte é uma forma de abolição do caos."

Está também prevista a apresentação desta exposição na Academia das Artes dos Açores, em Ponta Delgada, de 6 a 24 de Janeiro de 2006.
O ARTISTA
Rui Vasco Pereira de Melo, Ilha Terceira, Açores, 1973
Licenciado em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
• 2006 - Academia das Artes dos Açores – CCT/ARTCA; Ponta Delgada
• 2005 - CARMINA Galeria de Arte Contemporânea – CCT/ARTCA; Angra do Heroísmo
• 2003 - Palácio dos Capitães GeneraisDRC; Angra do Heroísmo - Galeria ARCO 8; Ponta Delgada
• 2001 - Casa da Cultura da Terceira – ETIS; Praia da Vitória
• 2000 - Palácio dos Capitães Generais - INATEL; Angra do Heroísmo
• 1999 - Simpósio Filamentos da Herança Atlântica; Tulare - California, E. U. A. - Casa da Cultura de Angra do Heroísmo - Praia 99, Praia da Vitória - Museu do Vinho dos Biscoitos - Junta de Freguesia dos Biscoitos
• 1997 - Galeria dos Paços do Concelho da Praia da Vitória
• 1996 - Sanjoaninas 96; Angra do Heroísmo
• 1994 - Casa da Cultura da Horta
EXPOSIÇÕES COLECTIVAS
• 2005 - XIV Festa da Vinha e do Vinho – INATEL; Biscoitos - Praia da Vitória
• 2004 - Evocações da Paisagem – Uma Antologia de 10 Anos de Pintura nos Açores; Ponta Delgada - Ziel 1 = Kunst = Ziel 1 – Parlamento Europeu; Estrasburgo, França - Ziel 1 = Kunst = Ziel 1 – Landesgalerie; Eisenstadt, Áustria - Cores da Macaronésia; Ponta Delgada - Private Gallery, Hotel Quinta do Lago; Vila Moura - Algarve
• 2003 - Tangências – Finalistas Belas Artes de Lisboa; Museu de Angra do Heroísmo - Ziel 1 = Kunst = Ziel 1 - Výstavná sien UBS v Slovenskom Rozhlase; Bratislava, Eslováquia - Ziel 1 = Kunst = Ziel 1 - Cselley Mühle; Oslip – Burgenland, Áustria - Oficina D’ Angra - Museu de Angra do Heroísmo - Cooperativa Praia Cultural; Praia da Vitória
• 2002 - Galeria ARCO 8; Ponta Delgada
• 2001 - Galeria ARCO 8; Ponta Delgada
• 2000 - Fundação da Juventude; Porto - II Encontro de Artistas Plásticos; Praia da Vitória - FAC — Feira de Arte Contemporânea – Galeria ARCO 8; Lisboa - Prémio Domingos Rebelo; Museu de Angra do Heroísmo
• 1999 - Associação Jovens das Cidades Património Mundial de Angra do Heroísmo
• 1997 - Abrigo Amigo — Clube Lyons da Ilha Terceira; Angra do Heroísmo - Festival Internacional do Ramo Grande — III Edição; Praia da Vitória
• 1996 - Encontro de Artistas Plásticos; Praia da Vitória - Liga Portuguesa Contra o Cancro; Angra do Heroísmo - Festival Internacional do Ramo Grande — II Edição; Praia da Vitória
• 1995 - Jornadas Médicas das Ilhas Atlânticas; Angra do Heroísmo - Festival Internacional do Ramo Grande; Praia da Vitória
• 1993 - Praia 93 — Festival de Agosto; Praia da Vitória - Festival Jazz! Sons De Uma Longa História; Praia da Vitória
Para além deste vasto currículo na área da pintura, Rui Melo também desenvolve outras actividades artísticas, nomeadamente em termos musicais, integrando neste momento a Orquestra AngraJazz.
Parabéns e felicidades!

Read more...
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP