Neste dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, aquilo que me apraz registar é o facto de, mais uma vez, a zona balnear da Calheta, nos Biscoitos, ter sido galardoada com uma Bandeira Azul.
Para além de outros importantes critérios de atribuição, este galardão confere a indicação de águas com boa qualidade, como é apanágio do litoral dos Biscoitos (de acordo com as análises dos anos anteriores - dados em "Qualidade Ambiental/Águas Balneares" do site da Secretaria Regional do Ambiente - e também de Maio deste ano - ver links incluídos no texto).
Numa lógica de complemento à vertente das condições físicas e de segurança das zonas balneares candidatas à Bandeira Azul, a Associação que faz a atribuição deste galardão entendeu dedicar o ano de 2005 ao tema "Educação para o Desenvolvimento Sustentável", associando-se à Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005 a 2015), instituida pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
È lamentável as curraletas da vinha dos Biscoitos não ser também preocupação dos senhores do ambiente, da Região Autónoma dos Açores(Arquipélago dos Açores)!
ResponderEliminarÈ uma questão de cultura ambiental, coisa que parece não existir nos governantes da Região.
Caro Anónimo:
ResponderEliminarRealmente as curraletas biscoitenses deveriam fazer parte da lista de interesses e preocupações dos governantes que tutelam a pasta do ambiente, e também dos que são responsáveis pela agricultura, pela cultura, pelo turismo...