Aproveitando este período em que a edição deste ano das Sanjoaninas remete para a temática do Divino Espírito Santo, publicamos hoje uma referência ao tempo de culto à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade que, nos Biscoitos como em muitas outras localidades, acontece todos os anos entre a Páscoa e exactamente o Domingo da Santíssima Trindade.
Para além dos bodos, nos últimos dois fins-de-semana do período que mencionamos, todas as oito semanas são marcadas pela estadia das insígnias do Divino Espírito Santo normalmente na residência de uma família, começando com o receber desses insígnias num domingo, passando pela recitação do terço em todos os serões e culminando com a cerimónia da Coroação no domingo seguinte.
Como excepções a esta regra surgem os casos de algumas instituições ou grupos que tomam a responsabilidade de receber e dinamizar uma destas semanas.
Lembramos que, tanto quanto sabemos, na freguesia dos Biscoitos estas excepções surgiram com o Grupo de Jovens da Mensagem de Fátima.
Neste ano de 2006, o Agrupamento 793 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) (sobre o qual publicamos algumas notas em 27 de Julho de 2005), assumiu esta missão de dinamizar uma Semana de Louvor ao Divino Espírito Santo.

Assim, depois de uma aplicada e bem sucedida preparação do espaço onde esta semana decorreu (na sede do Agrupamento situada no Edifício Polivalente dos Biscoitos) os escuteiros biscoitenses receberam e acompanharam as Insígnias do Divino Espírito Santo do Império do Bairro de São Pedro entre 21 e 28 de Maio.

Assinala-se que a ambiência esteve magnífica com uma interessante e feliz conjugação entre a simbologia escutista e o simbolismo ligado ao culto do Divino.

A preceder cada uma das recitações do terço aconteceram momentos de partilha sobre diversas temáticas, com a presença de convidados palestrantes.

O último dia foi vivido com extrema intensidade tendo como marcos a Eucaristia e a Coroação na Igreja de São Pedro dos Biscoitos, seguidas do cortejo que levou as Insígnias à família que um ano antes tinha sido contemplada com a sorte de pelouro para coroar no 1º Domingo do Bodo, e a Função que reuniu, para além dos escuteiros, vários colaboradores e convidados.

eu gostei muito destAS FOTOS.COMO POSSO OBTER MAIS IMFORMACOES DO A 793
ResponderEliminarPARABENS PELAS BELAS FOTOS.
ResponderEliminarCARLOS BARROS
Foi uma semana com muito trabalho mas com a graça do espirito santo tudo correu bem. Estão todos de PArabéns...
ResponderEliminarCaro Roberto Ávila:
ResponderEliminarAinda bem que apreciou as fotos.
A resposta à sua questão foi enviada directamente por email.
Caro Carlos Barros:
ResponderEliminarJá notamos que é apreciador de fotografias.
Volte sempre.
Caro Miguel Batista:
ResponderEliminarQuando resultam de trabalho próprio (com ajuda celestial), os frutos sabem melhor.
Parabéns para ti bem como para todos os escuteiros e colaboradores.