9 TOURADAS À CORDA E 2 VACADAS
Por estatísticas realizadas por J. H. Toste Pimpão (Diário Insular, 1/Novembro/2006), este saldo de onze espectáculos taurinos coloca os Biscoitos no 3º lugar da lista de freguesias do concelho da Praia da Vitória com mais touradas (incluindo vacadas e bezerradas). No total da Ilha Terceira esta freguesia ocupa a 7ª posição, a par com São Sebastião.


Segundo o programa divulgado pela própria organização com a colaboração do Governo Regional dos Açores.
Na Ilha Terceira, para além da participação em alguns eventos paralelos (como o desfile que mencionamos aqui a 22 de Setembro) esta ganadaria participou com um touro numa tourada realizada a 1 de Julho no Posto Santo (in Agenda da Associação Regional de Criadores da Tourada à Corda).
Durante 2006 Duarte Pires, proprietário da Ganadaria com o mesmo nome, recebeu do Governo Regional dos Açores, através do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, uma comparticipação financeira de 2750€ por via de ter tido animais bovinos de raça brava atingidos pela paratuberculose (Portaria nº 159/2006 - Jornal Oficial, IIª Série, nº 15, 11 de Abril de 2006).
Faz hoje um ano que publicamos:
Festa de Natal transmitida para emigrantes
Festa de Natal transmitida para emigrantes
Os pontifices e os toiros
ResponderEliminarSabe-se, de ciência certa, ter havido dois pontifices, que presenciaram corridas de toiros. Foram Calisto III e Alexandre VI.Escusado será, talvez, dizer, que ambos eram espanhóis.
« A juventude da nobreza romana- diz um ilustre erudito -persuadida, sem dúvida, pelos espanhóis residentes na capital do orbe católico, quiz obsequiar o papa(Calisto III) com uma festa de toiros ao uso de Espanha, e para isso foi preparago da melhor forma possível o anfiteatro Flavio. A braveza dos toiros desconcertou os cavaleiros na hora do perigo, e morreram muitos deles, e outros receberam gravíssimos ferimentos, ficando memória muito dolorosa dessas festas».
Na corrida de que foi testemunha Alexandre VI, não ocorreram, porém, tamanhas desgraças.
Em relação a Ovibeja julgo saber que para além de valentes sustos e pelo menos uma colhida,não houve mortes.Um abraço para o "exportado" aficcionado e amigo do seu amigo senhor Eng.º Joaquim Grilo Pires, secretário da Agricultura das ilhas dos Açores e também para o ganadeiro Senhor Pires.Parabéns e até à próxima aí ou aqui?!
Zé Lencastre