sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Referendo sobre o Aborto

Termina esta sexta-feira o período oficial de campanha eleitoral relativo ao referendo nacional acerca da despenalização da interrupção voluntária da gravidez (aborto), cuja votação está agendada para o próximo domingo, dia 11.

Registaram-se na Comissão Nacional de Eleições para participação e intervenção na campanha deste referendo 10 partidos políticos e 19 grupos de cidadãos eleitores.

O boletim de voto a utilizar pelos votantes será semelhante ao seguinte:

1186 Eleitores nos Biscoitos
De acordo com o Secretariado Técnico para os Assuntos do Processo Eleitoral estão recenseados nos Biscoitos 1186 eleitores com direito a voto neste Referendo (menos 15 eleitores do que nas Presidenciais de 2006 mas mais 25 do que no Referendo de 1998, sobre o mesmo tema).

Em 1998 venceu o "Não"
No anterior referendo acerca do aborto, realizado a 28 de Junho de 1998, o "Não" venceu a nível nacional com mais de 50% dos votos, tendo-se registado uma abstenção superior a 68%. Na altura a pergunta formulada foi a mesma: «Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas 10 primeiras semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?»

Na freguesia dos Biscoitos a diferença de votos foi muito mais expressiva do que a nível nacional, apesar de cerca de 80% dos eleitores se terem abstido. Dos votantes nos Biscoitos quase 82% optaram pelo "Não" e apenas 18% pelo "Sim".

Faz hoje um ano que publicamos:

5 comentários:

  1. No nosso País há cada aborto!...

    ResponderEliminar
  2. Sim ao Aborto_5000 mulheres todos os anos são atendidas nas urgencias dos nossos hospitais por causa do aborto clandestino...algumas acabam por morrer...Vamos a ver se no dia 11 Portugal fica mais uma vez atrás do cú dos outros

    ResponderEliminar
  3. Apesar dos homens terem tomates não entram na discussão do aborto...Digo Sim ao Aborto mas independentemente das votações devemos ver o que vai acontecer depois. Foi uma campanha suja já que os politicos fizeram isto então esta questão tinha-se discutido na assembleia...

    ResponderEliminar
  4. Quem disse que a mulher não tem tomates...Ela é que tem de decidir muita coisa...é que sofre entre muitas outras...até "dá à luz", sofrendo.
    É na verdade uma assunto a ser discutido, sem os políticos.
    As mulheres são as flores brilhantes da humanidade.

    ResponderEliminar
  5. Quem formulou a pergunta? Foram os políticos?

    ResponderEliminar

O autor deste blogue não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários aqui inseridos.