domingo, 12 de março de 2006

Encontro Bloguista da Ilha Terceira

Aconteceu ontem o 1º Encontro Bloguista da Ilha Terceira (EBIT) através da feliz iniciativa e requintada organização de Rosa Silva, do Azoriana/Açoriana, e Luís Nunes, do Ideias e Ideais.
O local escolhido foi o Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, estando presentes Luísa Brasil, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, e Dulce Andrade, representante do Instituto Açoriano de Cultura.
Foram oradores principais Dionísio de Sousa do Vent(ilha)dor, Félix Rodrigues do Desambientado e Nuno Barata do Foguetabraze. Como seria de esperar, ficamos deveras satisfeitos com a qualidade das intervenções produzidas por cada um destes bloguistas. Registe-se que, para além do enquadramento que cada um fez acerca do surgimento do respectivo blog, os palestrantes abordaram a temática bloguística de forma muito pertinente, demonstrando a actualidade e importância que a mesma aufere, principalmente na explanação de que está a resgistar um crescimento colossal e na perspectiva de que permite e potencia a participação individual na discussão e construção da sociedade, numa era em que os contextos são cada vez mais globais. Daqui emana a ideia de que a acção e participação no universo bloguístico (blogosfera ou blogolândia) é uma forma de democracia directa, podendo ser entendida como "jornalismo de cidadania".
Este
1º EBIT contou também com a apresentação de cada um dos Blogs representados, pelos respectivos autores, com um animado debate sobre questões como a relação entre o bloguismo e o jornalismo, o papel do bloguismo como espaço de pensamento e debate de vanguarda e os desafios à sua projecção, no interior da região e para o exterior dos Açores. Na última parte aconteceu um lanche convívio incluindo até um bolo com a imagem deste Encontro.
Mais perspectivas, pormenores e alguns registos fotográficos podem ser encontrados nos sites do Encontro (EBIT, EBIT2) e nos blog's de organizadores(Azoriana/Açoriana, Ideias e Ideais), convidados (Foguetabraze, Desambientado) e de alguns participantes (Miauu Girls, Chá Verde (Puro), StarWatcher, Doce e Amargo, Ofeliazinha, Angel - TerceiraBlog.info, Educação Ambiental, Ilhéu do Norte, Redescobrir o mundo rural, Porto das Pipas, O Vent(ilha)dor, Mike "Dawg" Maciel, Luso's Lair - actualizaremos aqui a lista de artigos que conhecermos sobre o evento).
A toda a equipa que colaborou na organização, promoção e realização deste evento bem como a todos os participantes (bloguistas e candidatos a bloguistas) o
Blog Biscoitos felicita e agradece, ficando o desejo de que o próximo EBIT seja uma realidade pelo menos tão significativa como esta primeira experiência.

Pela nossa parte ficamos muito satisfeitos pelo que, orgulhosamente, apresentamos de seguida o nosso título de participação.

9 comentários:

Paulo Ribeiro 12/3/06 16:24  

Correu tudo bem, foi uma excelente experiência. Um abraço!!

Desambientado 12/3/06 18:24  

Gostei muito da tua discreta presença. Como sempre.

Um abraço.

Anónimo,  12/3/06 19:00  

Como visitante de alguns bloggers,(blogues?) fiquei satisfeito pelo êxito do Encontro.Parabéns à organização do mesmo e a todos os participantes e colaboradores.

Um abraço do Gregório

Anónimo,  12/3/06 21:05  

Meus Caros Bloguistas presentes nos 1.º Encontro, os meus sinceros parabéns com votos de continuação de bom trabalho.
Não conheço as conclusões mas espero que estejam dentro dos vossos objectivos.
Abraça-vos Eufrásia

Fátima Silva 12/3/06 23:42  

Sim, foi um encontro onde pudemos identificar as tendências pessoais de comunicar na sociedade actual. Uma experiência muito bonita.
Silencioso na presença e certeiro nas palavras que ilustraram o encontro. Gostei do teu discurso.
Óptima semana para ti e boa sorte para o dia que se aproxima.

Terceirense 13/3/06 01:27  

Mas que maravilhoso artigo. Vou fazer o link para ele no meu blog logo que possa e vou pedir se posso publicar na nova página www.eb-it.info quando estiver operacional?
Muito obrigado pela simpática presença que gostei muito de conhecer.
Um abraço

José Aurélio Almeida 14/7/06 23:38  

Caros Colegas Paulo J. Ribeiro, Desambientado, Fátima Silva e Azoriana:
Foi um prazer a tarde que partilhamos convosco.
Um forte abraço para todos.

José Aurélio Almeida 14/7/06 23:41  

Caros Gregório e Eufrásia:
Agradecemos as vossas palavras e informamos que mais versões sobre a forma como correu este encontro podem ser encontradas noutros blog's participantes e ná página oficial do evento (http://tematico.no.sapo.pt/EBIT.htm).

José Aurélio Almeida 14/7/06 23:44  

Caro/a Tosteta:
O Biscoito Bravo fica na zona mais a este dos Biscoitos (parte do Caminho do Concelho que liga os Biscoitos à freguesia das Quatro Ribeiras).
Esperamos que esta informação ainda vos seja útil e pedimos desculpa pela imensa demora na resposta.

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP