segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Zona balnear com água de qualidade

A Calheta, principal zona balnear da freguesia dos Biscoitos, manteve durante a época balnear de 2005 elevados índices de qualidade das suas águas.
Depois de nos termos referido a este assunto no Dia Mundial do Ambiente, agora informamos que já estão disponíveis online (no site da Secretaria Regional do Ambiente e directamente em http://sram.azores.gov.pt/aguas_balneares/TER%20-%20Biscoitos.htm) os resultados das nove análises à água, realizadas entre Maio e Setembro.
Todas estas análises, da responsabilidade da Divisão Laboratorial do INOVA, resultaram na atribuição da classificação de boa qualidade, à excepção da recolha de 31 de Agosto que, perante a presença de alguns coliformes, obteve a notação de aceitável.

2 comentários:

  1. Actualmente é frequente até nas informações turísticas ouvir ou ler "piscinas naturais". Pois bem, até que enfim que há alguém na comunicação social o jornalista José Aurélio Almeida,referir Calheta.
    O termo Calheta é o diminuitivo de cala que significa boqueirão ou aberta nas costas recifosas, permitindo aos navios o abordarem. È cala, em francês cale, sinónimo de crique, em grego Koilos, significando concavidade, penetração.Também cala ou caladura significa abertura em algum fruto.
    A Calheta e as Velas na ilha de São Jorge apresentam a forma de duas calas num enorme pepino estendido sobre o azulado seio de Anfitrite.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço imenso o recente comentário, principalmente pelo que ele nos ensina.
    Aproveito para registar que, apesar de o blog Biscoitos assemelhar-se a um órgão de comunicação social, oficialmente não o é, até porque o seu autor não é jornalista, mantendo esta actividade com imenso gosto mas de uma forma amadora.
    Espero que (este anónimo, com veia poética)nos continue a deliciar com a partilha da sua sabedoria.
    Obrigado.

    ResponderEliminar

O autor deste blogue não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários aqui inseridos.