Na passada quarta-feira, dia 8, o Secretário Regional da Habitação e Equipamentos presidiu, na Delegação da SRHE, em Angra do Heroísmo, à cerimónia de assinatura do contrato para a construção de 22 fogos, em regime de custos controlados, no Loteamento dos Biscoitos (por nós já referido a 24/Novembro/2005 e a 2/Dezembro/2005) .
Segundo José Contente, conforme nota publicitada pelo Governo Regional (GACS, 8/Fevereiro/2006), esta modalidade de promoção habitacional, em que o Governo cede os terrenos e o projecto de infra-estruturas e as empresas privadas assumem a construção e venda, a preços mais baixos e previamente determinados, possibilita a muitas famílias terem acesso à habitação, o que não seria viável no mercado normal. Adianta ainda a mesma nota que "os preços estabelecidos para estas habitações variam entre os 62 mil euros, para as habitações de tipologia T2 e os 82.500 euros, para as T4".
POLÉMICA
Acerca desta cerimónia os deputados do PSD na Assembleia Legislativa dos Açores eleitos pela ilha Terceira acusam o Governo Regional de desrespeitar "as instituições democraticamente eleitas apenas por razões partidárias ou pessoais".
Sob o título "Biscoitos" os deputados António Ventura, Clélio Menezes e José Fernando Gomes apresentaram no parlamento regional açoriano um requerimento dirigido ao Governo Regional onde apresentam factos ligados a esta cerimónia como "mais um triste episódio da democracia açoriana." Explicam os requerentes que "no passado dia 30 de Janeiro, o Governo Regional dos Açores procedeu à assinatura do contrato de execução da empreitada das infra-estruturas do loteamento de 21 fogos na freguesia de São Brás, concelho da Praia da Vitória. No referido acto presidido pelo Secretário Regional da Habitação e Equipamentos e para além dos respectivos outorgantes, ”participaram na cerimónia de assinatura do contrato o presidente da Junta de Freguesia de São Brás, Carlos Dutra, e o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro“, conforme notícia do GACS com direito a fotografia dos citados participantes. Para escândalo da democracia, passada uma semana, apenas uma semana, idêntica cerimónia, agora relativamente a um loteamento de 22 fogos, na freguesia dos Biscoitos, do mesmo concelho, é protagonizada pelo mesmo Secretário Regional da Habitação e Equipamentos, no mesmo local, mas agora sem a presença do Presidente da Junta de Freguesia da localidade em causa, que, para além de não ter sido convidado para a cerimónia, nem teve conhecimento da mesma. A diferença de tratamentos em causa, relativamente a cerimónias em tudo idênticas, no que respeita ao seu objecto, local e fundamentos, só se explica pelo facto de o Presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos ter sido eleito em lista do PSD enquanto que o Presidente da Junta de Freguesia de São Brás foi eleito nas listas do Partido do Governo Regional."
O requerimento com os Deputados subscritores, a solicitar "os seguintes esclarecimentos: 1. Entende o Governo Regional dos Açores que com as atitudes de descriminação descritas está a respeitar a democracia e as populações que elegeram os autarcas marginalizados da freguesia dos Biscoitos? 2. A postura em causa de descriminação e desrespeito democrático vai continuar a ser seguida pelo Governo Regional? 3. Identifica-se o Presidente do Governo com atitudes de desrespeito e discriminação partidárias como aquelas que estão descritas?".
O Blog Biscoitos continuará atento a esta situação, aguardando futuros desenvolvimentos, nomeadamente a resposta do Governo Regional.
Há uma infinidade de erros políticos, que a adopção tem pretendido converter em principios, mas que não deixam nunca de ser erros.
ResponderEliminarO chefe de obra politica, é o saber aproximar as distâncias sem as confundir.
Cumprimenta este blog,
Valentim
É de lamentar.
ResponderEliminarCaros Valentim e F. Jovita:
ResponderEliminarAgradecemos as vossas visitas e os vossos comentários.
Também lamento imenso esta atitude...costuma-se dizer:
ResponderEliminar"destruída a causa,cessa o efeito".
Maximiano
E então o representante dos biscoitenses?
ResponderEliminarÉ caso para dizer "aonde força há, direito se perde".
Margarida de Cartona
Pelos vistos não foram só os custos controlados...
ResponderEliminartb lamto.
ResponderEliminarPedro
tb estamos de acordo com o nosso camarada Pedro.
ResponderEliminarLázaro e o Damião
Quem falava mal dos outros...aprenderam depressa!
ResponderEliminarCaros Maximiano, Margarida de Cartona, Pedro, Lázaro, Damião e Anónimos:
ResponderEliminarNa verdade, pouco haverá a fazer para além de lamentar.
Continuamos atentos, aguardando a resposta oficial ao requerimento apresentado ao Governo Regional.
Ficamos agradecidos pelos vossos contributos.