Neste tempo de veraneio são muitas as pessoas que, não residindo nos Biscoitos, procuram esta freguesia para "irem a banhos" ou simplesmente para passear ou repousar. Ora, o estado atmosférico é preponderante para a escolha das melhores ocasiões para cumprir estes rituais.
Actualmente, quem tiver acesso à internet pode facilmente verificar, em tempo real, as condições atmosféricas que se registam nos Biscoitos, obtendo informação exacta sobre vários dados.
A cada momento é possível verificar a temperatura do ar, a humidade relativa, a direcção do vento, a radiação solar difusa e a radiação solar global, para além de médias e comparativos hora a hora e dados globais do último dia. Os mais curiosos podem ainda obter dados diários a partir de um arquivo histórico. A complementar todas estas informações existe recolha de imagens a partir de uma câmara orientada para a zona litoral dos Biscoitos.
(a partir de hoje também disponível na nossa barra lateral)
A par de outros, todos estes elementos são recolhidos e disponibilizados online pelo Projecto CLIMAAT.
Segundo se pode ler no próprio site, este projecto CLIMAAT, que foi "desenvolvido no âmbito da iniciativa comunitária INTERREG_III B, visa a implementação da cooperação científica destinada ao desenvolvimento de metodologias específicas para a abordagem do estudo da meteorologia e do clima das regiões insulares atlânticas e da sua envolvente, em particular a uma escala compatível com a generalidade dos fins aplicados. O projecto CLIMAAT visa, em simultâneo, a recolha e compilação da informação climática relevante bem como o seu tratamento e posterior divulgação pública para fins aplicados. O projecto visa, ainda, a promoção da posição geoestratégica dos territórios insulares atlânticos no domínio da climatologia e meteorologia por se revelarem como plataformas ideais para observação situadas numa vasta zona rarefeita de pontos de monitorização."
O Projecto CLIMAAT é desenvolvido por um conjunto de 12 entidades parceiras e colaboradoras lideradas pela Associação para o Estudo do Ambiente Insular, entidade gestora do Observatório do Ambiente dos Açores.
NOTA: Agradecemos ao Coordenador do Projecto CLIMAAT, Professor Doutor Eduardo Brito de Azevedo, a sua anuência para a publicação dos dados e ligações em causa.
Faz hoje dois anos que publicamos:
Este blog não pára de nos surpreeender.Mais um instrumento de grande utilidade,não só para o verão.Como adoro banhar-me no mar será p.f.meu auxiliar. obrigada por este presente.
ResponderEliminarEloísa de Toledo
Mais um pretexto para visitar diariamente este notável Blog.
ResponderEliminarContinuação de bom trabalho VS recuperação de forças.
Os meus respeitosos cumprimentos ao seu editor.
M.M.
É sempre útil visitar este Blog, as suas interessantes páginas, alguns bons comentários dos visitantes e também comentários do seu responsável.A última página foi uma agradável novidade, diria mesmo uma página que sem dúvida agrada qualquer visita mesmo a mais despota.
ResponderEliminarcumprimentos
JMira
Tenho andado por outras terras de Baco, só agora passei por aqui, constatando a mesma dedicação e fé pela Sua Terra.
ResponderEliminarQue Baco continue convosco.
Discípulo de Baco
ATENÇÃO!
ResponderEliminarSegundo um provérbio, "para além do vinho, há outras maneiras de embriagar o homem(humanidade), a mulher, o poder e o dinheiro".
Sou, mais um que caíu na tentação da boa carne...
Bom será não cair no vinho , nem na carne, mas acontece há muito desde da criação da Terra.
ResponderEliminarNão sou diferente dos outros... mas agora sou enófilo, com algum pecado lá de vez em quando.
Abraço enófilo para o responsável por este blog e pra todos aqueles de uma maneira ou de outra tem contribuido para que este blog continue com os mesmos objectivos quando da sua criação.
Enófilo
De uma maneira geral apreciei este blog, os comentários e a maneira sempre airosa como o editor deste espaço responde ou comenta. Um bom moderador. Pena ter deixado de o fazer pois para além de personalizar o blog, a maneira intekigente como já demonstrou,é na realidade um ensinamento. Deus queira que volte a fazê-lo muito em breve pois presta um serviço fundamental a todos nós.
ResponderEliminarMaria de Albergaria
Cumprimento todo o auditório deste Blogue. Gosto de o visitar lá de uma vez outra mas, tenho notado menos vigor ultimamente. É pena tem classe e atrai-nos. Hoje é sábado será que vamos ter novas notícias e habiatuais comentários?
ResponderEliminar" Quem não aparece é esquecido".
joe batista
O Projecto climmat - Biscoitos- está como este Bolg, indisponível temporariamente. Ambos indispensáveis!
ResponderEliminarMarco
É giro, mas relmente é pena não estar activado o "observador", na Escola Básica dos Biscoitos.
ResponderEliminarMaria Inácio Morteira
Cada um de nós olha para o mundo segundo a sua própria estrutura mental. mas nenhum de nós é a "norma"... nem a pessoa ideal pela sua conduta perfeita, nem o modelo de excelência.
ResponderEliminarDevemos manter o espírito aberto.
LXL
Isto anda ou não anda?É que quero ir pr'ós toiros.Pos é, o que é bom ,acaba-se depressa. Este blogue era, pelos vistos já não é,muito interessante em vários aspectos.Tudo nasce e morre.
ResponderEliminarSusana Keiller