sábado, 30 de julho de 2005

Parque de Campismo

Faz hoje quinze dias que a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Junta de Freguesia dos Biscoitos inauguraram o Parque de Campismo da Freguesia dos Biscoitos, numa cerimónia presidida pelo Ministro da República para os Açores, Laborinho Lúcio.
Localizado perto da Canada de Santo António e a menos de uma centena de metros do mar, este parque custou cerca de 950 mil euros (190 mil contos), e fica instalado numa área de 11.606 metros quadrados, totalmente vedada, garantindo a segurança e tranquilidade dos campistas. Deste espaço, 4.931 m2 destinam-se a área útil para o campismo. Cabem mais do que as 331 tendas previstas à partida, sendo 157 espaços para tendas canadianas (menos de 4 metros quadrados) e 44 espaços destinados à colocação de tendas familiares e ainda espaço para duas dezenas de roulotes e três edifícios de apoio. O parque de estacionamento de apoio à infra-estrutura pode acolher um total de 75 veículos, existindo um espaço no interior do parque destinado à passagem de veículos para cargas e descargas.
O Parque de Campismo dos Biscoitos vai ter serviço de recepção com dois postos de entrada e saída de pessoas e veículos; um snack-bar com esplanada; minimercado; sala de convívio; espaços para sombras; parque infantil; área para a prática de desportos ao ar livre; secção com equipamentos para primeiros socorros; serviço de limpeza e remoção de lixo e serviço de vigilância. Por outro lado, irá comportar ainda vias de circulação interna para veículos e pessoas; rede de energia eléctrica; sistema de iluminação de emergência junto das entradas e saídas do parque; serviço de abastecimento de água; recipientes para o lixo; instalações sanitárias e balneários e outros equipamentos de utilização comum, como zonas de mesas, grelhadores, lavadouros de louça e tanques para lavagem de roupa, zona de secagem (lavandaria) e tábuas de engomar. Tendo em conta as regras deste tipo de parque, que já é considerado como o melhor dos Açores, haverá um mínimo de direito de utilização de 80 litros de água, por dia, para cada campista num mínimo de três locais de distribuição de água canalizada. Haverá ainda obrigatoriamente um Ecoponto em local apropriado para a colocação de lixos separados. Os postos de recepção vão disponibilizar serviços de correio, telefone e fax, multibanco e exemplares do regulamento interno. O Parque dispõe de um sistema de vídeo-vigilância.
Segundo Francisco Ramalho, vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, este investimento era fundamental para dotar a zona norte do concelho de uma infra-estrutura de base para a prática do campismo.“Aquela zona necessitava de uma intervenção do género para garantir alguma comodidade aos campistas” – comenta o vereador, alegando que a modernidade da infra-estrutura “promete cativar e satisfazer os campistas” da Terceira.
Este Parque de Campismo, que se encontra concessionado a um privado, será pago pelos utilizadores. As taxas estipuladas para as tendas variam entre três e quatro euros, mais um euro por cada ocupante. Estes preços já incluem, para além do espaço, a utilização dos serviços de água e energia eléctrica. Com o seu uso sazonal entre Maio e Outubro, o Parque poderá também ser usado no período de Inverno, sendo que as pessoas interessadas deverão contactar com a empresa gestora daquela estrutura para o efeito, bem como para a eventual realização de festas de aniversário ou outras, fora da época normal de campismo.
Segundo a autarquia, este investimento veio ainda criar igualmente seis postos de trabalho.
No seu discurso, o presidente da edilidade acentuou o “prazer de inaugurar uma estrutura de há muito sonhada pelos biscoitenses e terceirenses”. Para José Fernando Gomes, presidente da autarquia praiense, “esta é uma forma de comprovar que nós descentralizamos as nossas obras que não se cingem à cidade” da Praia da Vitória. Carlos Cardoso, presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos, mostrou o seu contentamento com a “concretização de uma obra que há mais de 20 anos era um sonho de todos os biscoitenses e que agora se concretiza a bem de todos quantos a vão utilizar e do progresso da freguesia”. Depois de uma visita ao Parque de Campismo dos Biscoitos, os muitos presentes aproveitaram a oferta de um churrasco com massa sovada, tudo bem regado com vinho de cheiro dos Biscoitos.
O Portal ViaOceânica já esteve no local e apresenta no seu sítio na Internet algumas fotos do Parque.
Fonte: Diário Insular (12 e 19 de Julho de 2005), A União (16 de Julho de 2005) e Portal ViaOceânica.

4 comentários:

Anónimo,  15/7/08 14:07  

boa tarde..
sera que alguem me poderia arranjar contactos deste parque de campismo?? agradecia resposta para Joao_fernandes_85@hotmail.com
Com os melhores comprimenrtos;
José costa

Anónimo,  28/10/09 17:06  

para ultilizacao deste parque e necessario pagar?

rui almeida 26/7/11 23:14  

Boa noite o parque de campismo entre 3 e 8 de Agosto ja esta cheio? é preciso fazer reserva?

Aguardo uma resposta brevemente.
nbotelho_69@hotmail.com

Cpts
Neuza Botelho

Anónimo,  15/8/11 19:21  

Já estive neste parque este ano e o meu comentário é: nesta reportagem está o parque de sonho mas.......durante o tempo que lá estive(fim-de-semana) nunca houve limpeza ás casas de banho(apenas remoção e colocação de papel higienico e das mão notava-se prefeitamente a falta de higiene), não havia agua quente na casa banho feminina e apenas um duche de agua quente na masculina. Embora o parque tenha 2 instalações de banho apenas uma era utilizada pelos campistas em geral a outra estava, alegadamente, "alugada" a um grupo de cerca de 10 pessoas

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP