Depois de algumas considerações sobre o ano de 2005, viramos as nossas atenções para o ano de 2006, já em curso. Desta feita o intuito é o de projectar o futuro próximo (assumindo todas as incertezas que esta tarefa implica, bem como, no presente caso, o cariz individual da mesma).
À semelhança do que fizemos no artigo anterior, e também de uma forma sumária, vamo-nos referir, em separado, à freguesia dos Biscoitos e a este Blog.
BISCOITOS - A FREGUESIA em 2006
Consideramos que 2006 será extremamente positivo para Biscoitos e biscoitenses se forem conjugadas várias condições. Entre elas figura numa primeira linha a existência de um clima social geral pacífico, com efectiva segurança das pessoas e bens, com estabilidade e evolução sustentada das instituições e organismos locais, com o acréscimo (ou pelo menos manutenção) dos postos de trabalho que diversas empresas e outras entidades asseguram neste momento e com a promoção e valorização, interna e externa, das apetências e competências dos Biscoitos e biscoitenses, através do seu destaque e divulgação.
Algumas medidas concretas (prometidas em sede de campanha eleitoral autárquica) que podem contribuir, em 2006, para a estabilidade e desenvolvimento sustentado dos Biscoitos serão o encontrar de uma solução que permita a instalação, a título definitivo, da Esquadra da Polícia de Segurança Pública, a criação de uma creche e de um parque infantil e a abertura de um posto de atendimento ao cidadão (eventualmente integrado na rede que têm vindo a ser desenvolvida pelo Governo Regional nesta área da descentralização administrativa).
Outras ideias (já indicadas por nós anteriormente) passariam pela concepção de um "plano integrado que promova a recuperação, reconversão e manutenção de vinhas, aliando-se este processo à concepção e implementação de um aproveitamento turístico deste património vitícola, associando-se também a riqueza vinícola (abrangendo roteiros de visita e interpretação que possam levar os interessados - estudantes, turistas e outros - a conhecer e sentir in loco os vinhedos com as suas curraletas, as adegas e o próprio Museu do Vinho)," para além de se poderem conjugar com esta área a "divulgação e exploração das riquezas espeleológicas" e o aumento da visibilidade dos produtos e serviços existentes nos Biscoitos.
Estamos convictos que igualmente a criação de suportes e dinamização de eventos que façam a comunidade biscoitense (re)descobrir aspectos históricos, tradições e outras curiosidades marcadamente próprias seriam motivadores e agregadores de um crescimento sócio-cultural interno muito interessante e estruturador.
Em síntese, para os biscoitenses e respectiva freguesia ambicionamos doze meses positivos, nas várias dimensões, desde a social à económica, passando por muitas outras, tanto nos aspectos mais particulares e individuais como nos de índole geral e colectiva.
BISCOITOS - O BLOG em 2006
Depois do nascimento e de uma primeira fase de crescimento, desejamos que em 2006 o Blog Biscoitos continue a crescer mas também a amadurecer.
Não tendo dúvidas sobre o nosso desejo da sua continuidade, se tivermos vida e saúde para tal, este é o ano em que comemoraremos o nosso primeiro aniversário.
No que concerne a acções práticas continuaremos a divulgar acontecimentos públicos. Projectamos publicar referências a instituições e a individualidades biscoitenses, a outros espaços virtuais que de alguma forma se relacionam com os Biscoitos e também a alguns sites de interesse específico (pelo seu conteúdo ou até por integrarem referências ao nosso Blog), sempre que possível fazendo a indicação dos respectivos endereços de páginas WEB e, quando for pertinente, disponibilizando os mesmos na nossa barra lateral.
Visamos igualmente continuar a abordar temáticas intrínsecas à identidade biscoitense como é o caso da vitivinicultura. Outros patrimónios (naturais, construídos, históricos, sociais, culturais...) também serão objecto de atenção.
A realidade educativa (e particularmente a escolar) merecerá acompanhamento. Se possível, daremos mais atenção aos projectos e actividades desportivas desenvolvidas no seio de instituições biscoitenses. Tendo presente o intuito de não nos imiscuirmos nas dinâmicas internas das organizações partidárias, não deixaremos de prestar atenção às questões políticas.
Excelente 2006 para todos!
Só agora descobri este blogue. Parabéns. Aproveito, desculpem o abuso, para divulgar uma nota minha sobre o vinho dos Biscoitos:
ResponderEliminarhttp://jvcosta.planetaclix.pt/gastronomia.html#04012006
Olá JVC!
ResponderEliminarBem vindo!
Agradeço a visita e também a referência à sua nota sobre o vinho dos Biscoitos.
Já a li e considero-a muitíssimo interessante e informativa. Parabéns.
Esperamos continuar a receber a sua visita.