sexta-feira, 7 de outubro de 2005

A nossa opinião sobre as prioridades para os Biscoitos

Depois de apresentar algumas das medidas e objectivos propostos pelas várias candidaturas à Assembleia de Freguesia dos Biscoitos, propomo-nos a apresentar a nossa opinião sobre as prioridades para os Biscoitos.
E damos a nossa opinião em dois momentos: primeiro comentando as propostas das candidaturas partidárias e depois avançando com algumas ideias próprias.
COMENTANDO AS PROPOSTAS PARTIDÁRIAS...
Em termos gerais consideramos que a maioria das ideias apresentadas pelas equipas candidatas à autarquia biscoitense são interessantes e pertinentes, sendo, em muitos casos, iguais ou semelhantes.
Destas propostas entendemos que são fundamentais a criação de uma creche, de um atelier de tempos livres - ATL e de um parque infantil (quer para a qualidade de vida imediata das crianças e sua preparação em termos de bases para o futuro, quer pelas boas implicações que estas infraestruturas podem trazer em termos de facilitação e melhoria do dia-a-dia de muitas famílias, para além do atractivo que significam em relação à fixação de casais jovens), o fundamental melhoramento dos caminhos de acesso e o abastecimento de àgua às exploração pecuárias (mas também às agrícolas e frutícolas), a abertura de algumas estradas novas na freguesia (primordialmente ligando vias já existentes, dando possibilidade de maior oferta de terrenos para construção, na área sul da freguesia - acima do Caminho do Concelho) e a construção de edifício para a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Não descuramos a relevância da criação de um lar de idosos, defendendo que este projecto deve ser muito bem estudado e enquadrado, respeitando o conhecimento, as teorias e práticas actuais de implementação de espaços desta natureza, por forma a não se criar um "depósito" de pessoas idosas, que devem continuar a ser referências para os mais novos e cidadãos de pleno direito.
Concordamos com algum investimento nas zonas balneares, mas não o vemos como um dos mais prementes.
Em relação ao processo de construção de habitações acreditamos que o mesmo terá importância (duvidando se serão necessárias tantas casas, porque defendemos critérios muito rigorosos na atribuição de lotes ou edifícios construídos, bem como a aplicação de modalidades que impliquem a responsabilização e comparticipação dos contemplados).
Naturalmente que a colocação de piso sintético no campo de futebol, o projecto de uma casa mortuária, a continuação da correcção e repavimentação dos arruamentos, a melhoria do abastecimento de água à zona alta da freguesia, o melhoramento das condições de manuseamento de embarcações de pesca e a criação de um posto de atendimento ao cidadão são medidas interessantes.
AS NOSSAS IDEIAS!
De uma forma sucinta e sem pretender apontar tudo o que poderia e/ou deveria ser prioritário nos Biscoitos (até porque o tempo disponível não o permite), apontamos algumas ideias que consideramos essenciais e não vimos abordadas pelas equipas candidatas à autarquia biscoitense.
Desde logo defendemos uma evolução das medidas de prevenção e salvaguarda daquilo que ainda resta da mancha de vinhedos, nomeadamente através de um reforço e acompanhamento rigoroso dos condicionamentos à construção de habitações na zona em causa e através de um plano integrado que promova a recuperação, reconversão e manutenção de vinhas, aliando-se este processo à concepção e implementação de um aproveitamento turístico deste património vitícola, associando-se também a riqueza vinícola (abrangendo roteiros de visita e interpretação que possam levar os interessados - estudantes, turistas e outros - a conhecer e sentir in loco os vinhedos com as suas curraletas, as adegas e o próprio Museu do Vinho). Acrescentamos que neste contexto fazem sentido, como apoio e meio de reforço dos benefícios económicos de todo este plano, pequenas unidades de alojamento na modalidade de turismo rural, não necessariamente no interior desta área, mas nos arredores da mesma, nas zonas envolventes.
Ainda na área da promoção da freguesia, faz todo o sentido, para além da divulgação e exploração das riquezas espeleológicas, a criação de um miradouro na zona da Santa Cruz (necessariamente com acessos melhorados).
O apoio às instituições e organimos locais também é fundamental (muitas vezes até apoio logístico e/ou técnico seria algo extremamente benéfico, por exemplo, na divulgação e ajuda às direcções dos mesmos para que aproveitem programas e projectos existentes e disponíveis para financiamento e desenvolvimento - tanto regionais, como nacionais e europeus).
A própria iniciativa da Junta de Freguesia na promoção de cursos no âmbito da educação extra-escolar, na área da informática, por exemplo, mas também em muitas outras (em complemento aos que são desenvolvidos por outras instituições) deveria ser uma mais valia no enriquecimento educacional, cultural e social dos biscoitenses e não só.
Surpreende-nos que não se fale de estacionamento. É necessária, julgamos nós, a criação de soluções para o estacionamento de automóveis, nomeadamente junto dos dois centros que a freguesia tem (área entre a Igreja de São Pedro e a Sociedade Recreativa Biscoitense e área entre a Igreja do Imaculado Coração de Maria e a Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense).
Muito mais poderiamos dizer sobre estas e imensas outras ideias mas para já ficamo-nos por aqui. Decerto que desenvolveremos estes assuntos, a curto, médio ou longo prazo, neste mesmo blog.
Nota final
O Blog Biscoitos não é candidato a nada, senão a contribuir, na medida da capacidade e disponibilidade do seu autor e de outros colaboradores do mesmo, para o bem dos Biscoitos e dos biscoitenses.
Enquanto espaço de partilha, discussão e construção de ideias e opiniões não nos ligamos a qualquer corrente partidária ou política (o que não significa que o seu autor não tenha as suas preferências ideológicas e que se abstenha de contribuir, anonimamente ou não, para projectos que entenda merecedores de confiança, até porque gosta muito de sentir e reflectir a realidade biscoitense).
Se virmos as ideias que apresentamos e opiniões que defendemos aproveitadas e executadas por alguém provavelmente não iremos pedir direitos de autor, bastando-nos a satisfação de contribuir para o desenvolvimento da terra que amamos, ainda que seja através da simples forma de idealizar e sugerir.
Desejamos a todos, mormente aos eleitores biscoitenses, que o dia de amanhã seja sábio na reflexão individual que cada um fará, defendendo e apelando à participação neste acto eleitoral. Acreditamos que cada um deve dar o seu contributo, não deixando que sejam alguns a decidir por todos, afirmando até que, no caso de não se identificarem com nenhum dos projectos apresentados, o voto em branco é muito mais expressivo e representativo do que a abstenção.
Voltamos à temática das Autárquicas 2005, após o encerramento das urnas, com a apresentação dos resultados eleitorais registados nos Biscoitos.

4 comentários:

Anónimo,  8/10/05 00:04  

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a run your own business site. It pretty much covers run your own business related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

Anónimo,  8/10/05 11:35  

A segurança,do autor de "A nossa opinião sobre as prioridades para os Biscoitos" é companheira da humildade.
Vêde,como em tempos de comoções políticas, como o homem humilde está tranquilo, enquanto os poderosos e os soberbos lutam com as vagas das paixões, e são talvez vitimas delas.

Anónimo,  9/10/05 19:23  

Atenção que as "vinhas abandonadas" são (se quiserem apostar nas vinhas e no vinho dos Biscoitos)o futuro da viticultura biscoitense. Ainda há poucos anos se fez uma "virada" (surriba)á moda antiga e os resultados foram os esperados.

José Aurélio Almeida 31/12/05 02:34  

Obrigado pelas simpáticas palavras, bem como pela pertinente chamada de atenção.

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP