Neste tempo de veraneio são muitas as pessoas que, não residindo nos Biscoitos, procuram esta freguesia para "irem a banhos" ou simplesmente para passear ou repousar. Ora, o estado atmosférico é preponderante para a escolha das melhores ocasiões para cumprir estes rituais.
Actualmente, quem tiver acesso à internet pode facilmente verificar, em tempo real, as condições atmosféricas que se registam nos Biscoitos, obtendo informação exacta sobre vários dados.
A cada momento é possível verificar a temperatura do ar, a humidade relativa, a direcção do vento, a radiação solar difusa e a radiação solar global, para além de médias e comparativos hora a hora e dados globais do último dia. Os mais curiosos podem ainda obter dados diários a partir de um arquivo histórico. A complementar todas estas informações existe recolha de imagens a partir de uma câmara orientada para a zona litoral dos Biscoitos.
(a partir de hoje também disponível na nossa barra lateral)
A par de outros, todos estes elementos são recolhidos e disponibilizados online pelo Projecto CLIMAAT.
Segundo se pode ler no próprio site, este projecto CLIMAAT, que foi "desenvolvido no âmbito da iniciativa comunitária INTERREG_III B, visa a implementação da cooperação científica destinada ao desenvolvimento de metodologias específicas para a abordagem do estudo da meteorologia e do clima das regiões insulares atlânticas e da sua envolvente, em particular a uma escala compatível com a generalidade dos fins aplicados. O projecto CLIMAAT visa, em simultâneo, a recolha e compilação da informação climática relevante bem como o seu tratamento e posterior divulgação pública para fins aplicados. O projecto visa, ainda, a promoção da posição geoestratégica dos territórios insulares atlânticos no domínio da climatologia e meteorologia por se revelarem como plataformas ideais para observação situadas numa vasta zona rarefeita de pontos de monitorização."
O Projecto CLIMAAT é desenvolvido por um conjunto de 12 entidades parceiras e colaboradoras lideradas pela Associação para o Estudo do Ambiente Insular, entidade gestora do Observatório do Ambiente dos Açores.
NOTA: Agradecemos ao Coordenador do Projecto CLIMAAT, Professor Doutor Eduardo Brito de Azevedo, a sua anuência para a publicação dos dados e ligações em causa.
Faz hoje dois anos que publicamos: