terça-feira, 18 de outubro de 2005

Cecília Ribeiro orienta Curso de Cerâmica

A biscoitense Cecília Ribeiro será formadora de um Ateliê de Iniciação à Cerâmica, que funcionará na Carmina Galeria.
De acordo com informação disponível no site da Carmina Galeria, "neste curso de iniciação à cerâmica, pretende-se que os formandos adquiram capacidades de organização do trabalho, destreza manual e digital, percepção das formas, capacidade e descriminação das cores, aptidão para o desenho. Os objectivos que se pretendem alcançar são: incentivar o gosto e o interesse pela cerâmica, nomeadamente a diferença existente na cerâmica contemporânea e a artesanal, ampliar e enriquecer experiências pessoais no âmbito da criatividade, através do domínio de novas técnicas e diferentes tipologias de conformação e decoração cerâmica."

Este curso, que apresenta uma carga horária global de 36 horas, funcionará aos sábados (entre as 10 e as 13 horas), estando o seu início agendado para 12 de Novembro de 2005.
Todos os interessados, a partir dos 15 anos, devem fazer desde já a sua inscrição uma vez que o número máximo de alunos a admitir é de 12.
Cecília Maria Ázera Ribeiro nasceu nos Biscoitos, Ilha Terceira, Açores em 1974.
A par da frequência do ensino secundário fez formação na área de cerâmica, e após a intenção inicial de frequentar o ensino superior no domínio da engenharia agrária, assumiu em pleno a actividade de ceramista que hoje exerce a tempo inteiro, sendo uma das artistas residentes na CARMINA - Galeria de Arte Contemporânea.

FORMAÇÃO
Em 1995 frequentou o I Curso de Desenho e Pintura realizado pela Oficina d’Angra, sobre orientação do pintor José Nuno da Câmara Pereira, bem como o curso de Verão Férias com Arte, daquela associação cultural, que teve a coordenação de Bartolomeu Cid para a área da gravura, João Queiroz no desenho e de José Campos Rosado e Fernanda Fragateiro na História da Arte. No ano seguinte, 1996, frequentou um workshop também promovido pela Oficina d’Angra, com a participação do escultor José Pedro Croft e do pintor espanhol Pepe Buitrago. Em 1997/98 trabalhou no atelier de José Nuno da Câmara Pereira, tendo participado nos projectos concebidos para Sé Catedral dos Açores, a Biblioteca Pública de Ponta Delgada e o conjunto de peças em relevo executadas para a exposição universal de Lisboa, Expo-98. Ainda em 98 frequentou um curso de formação profissional em pintura cerâmica, com estágio incorporado, ministrado pelo CENCAL-Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, nas Caldas da Rainha. No período 1999 / 2000 estagiou em pintura e iniciação em olaria e roda com o ceramista terceirense Renato Costa e Silva e completou, na categoria de pintora de azulejo, um estágio em Cerâmica artística Isabel Garcia, em Terrugem, Sintra. Em 2000 completou o Curso de Cerâmica Artesanal, também ministrado pelo CENCAL. Em 2001 realizou um estágio profissional em Florença, Itália, nas áreas de modelação, torno, moldes de gesso, calco, acabamentos e decoração, com o ceramista Sérgio Ricceri. No final de 2001, participou no seminário Talha e Azulejaria em Portugal dos séculos XVI e XVII, orientado por José Meco e organizado pelo Centro de Estudo, Conservação e Restauro dos Açores, no Museu de Angra. Em 2002 frequentou o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, na Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.
EXPOSIÇÕES
1999 - Exposição de painéis de cerâmica, na Casa do Sal, em Angra do Heroísmo e na Junta de Freguesia dos Biscoitos.
2000 - Mostra de louça e trabalho ao vivo, no Museu do Vinho dos Biscoitos.
2001 - Exposição de pintura em azulejos com paisagens do mar, no Espaço Atlantis nos Biscoitos e na Câmara Municipal da Praia da Vitória.
2002 - Exposição de painéis de azulejos, no salão da Junta de Freguesia dos Biscoitos.
2003 - Exposição colectiva de abertura do Auditório do Ramo Grande; exposição colectiva, no auditório do Museu de Angra do Heroísmo, organizada pela Escola Secundária Padre Jerónimo Emiliano de Andrade, em colaboração com a Oficina d’Angra; concorrente ao Prémio Nacional de Artesanato, tendo sido uma das seleccionadas a representar os Açores na FIL.
2004 - Exposição colectiva, na CARMINA Galeria de Arte Contemporânea.
2005 - Exposição colectiva, na Junta de Freguesia dos Biscoitos.


Bom trabalho e felicidades!

2 comentários:

Anónimo,  18/10/05 10:07  

A ceramista Cecília têm vindo a avançar sempre para a perfeição,com confiança e honestidade,no curso de uma feliz navegação num mar que é a imagem das grandes almas.Esse mar por vezes agitado mas com um fundo sempre tranquilo, está bem patente em algumas das suas obras.
O talento por excelência,é que faz da maneira a mais simples as mais belas coisas.

José Aurélio Almeida 21/5/06 01:34  

Caro Anónimo:
Nem mais...

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP