quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Dia do Mar assinalado nos Biscoitos


Comemora-se hoje o Dia Mundial e Nacional do Mar, tratado com destaque no site: http://www.diadomar.mdn.gov.pt.
Nos Biscoitos este dia é assinalado na Escola Básica Integrada dos Biscoitos, através da apresentação do Projecto de Disseminação do Centro de Estudos do Mar da Associação de Defesa do Ambiente Gê-Questa, integrada no objectivo desta associação de envolvimento precoce das populações nas problemáticas ambientais.
Esta sessão realiza-se pelas 10:30, na sala 13 do Pavilhão B, local onde, com o apoio da Gê-Questa, a turma do 6º C desenvolve vários projectos ligados à temática marinha.

7 comentários:

Anónimo,  16/11/05 21:35  

Juntar a razão ao entusiasmo, é das coisas possíveis,mas raras.
Parabéns.

Anónimo,  16/11/05 22:18  

Obrigado pela integração.
A noticia esta muito bem conseguida e bem feita.

Luzia Cordeiro Rodrigues * luzia.blog@gmail.com* 16/11/05 22:40  

O trabalho realizado pela turma do 6.ºC tem sido excelente. Parabéns aos alunos e à Gê-Questa.

José Aurélio Almeida 18/11/05 00:16  

O Jornal "A União" publicou no dia 17, na sua edição online, um interessante artigo sobre este evento e o respectivo projecto de disseminação de estudos do mar, promovido pela Gê-Questa (ver em http://www.auniao.com/ler.php?id=3122).

Anónimo,  29/11/05 13:05  

Adorei conhecer a prof.a Vânia. Que dedicação! Que entusiasmo! Vale a pena ser ensinado por professoras como ela. Esta escola está diferente para melhor. Sempre chegou alguém mais dedicado à causa pública.

José Aurélio Almeida 31/12/05 12:54  

Professor Víctor Medina:
Obrigado pela visita e pela apreciação.
Parabéns pelo seu dinamismo como educador ambiental, mormente no campo dos estudos do nosso mar.

José Aurélio Almeida 10/1/06 02:08  

Sob o título "Gê-Questa envolve alunos em projecto sobre o Mar o Jornal Diário dos Açores publicou no dia 17/11/2005 uma notícia sobre a actividade desenvolvida nos Biscoitos:
"A Associação de Ambiente da ilha Terceira, Gê-Questa, assinalou ontem o Dia Nacional do Mar com a apresentação de um aquário que simula uma "poça de maré" criada por alunos da Escola Básica dos Biscoitos.
O aquário, cuja manutenção é garantida por 17 alunos de uma turma do sexto ano, possui variadas espécies de peixes, polvos, camarões, estrelas-do-mar, ouriços e algas, sobre os quais os alunos elaboram um diário sobre o seu comportamento.
Victor Medina, professor e presidente da Gê-Questa, adiantou que a iniciativa, inserida no Centro de Estudos do Mar da associarão, pretende "sensibilizar os jovens e os professores para a problemática da conservação dos mares, em particular das orlas costeiras".
O objectivo principal da Gê-Questa passa por aumentar o número de escolas com aquários, de forma a criar pequenos núcleos de estudo juvenil para a preservação do ambiente marítimo, adiantou Victor Medina.
Numa aula especial dedicada à problemática do mar, foram apresentados cartazes e filmes sobre investigações científicas desenvolvidas pelo Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, que colabora com este projecto.
Os alunos manifestaram-se satisfeitos por participarem nesta iniciativa, alegando "que aprendem mais e melhor com a prática do que só com a teoria".
Ana Soares, de 11 anos, disse à Agência Lusa que "foi excitante poder capturar e conhecer novas espécies", enquanto Marcelo Lopes, também de 11 anos, afirmou a sua convicção de que hoje "pensa mais no mar e no que deve fazer para o preservar".
Os alunos comprometeram-se também, dado o entusiasmo que possuem pelo projecto, a manter o aquário em funcionamento durante os períodos de férias.
(...)"

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP