domingo, 13 de novembro de 2005

Escultor de Sonhos

"Escultor de Sonhos

Com belos sonhos de amor
Uma estátua esculpi;
Tinha a forma, o esplendor,
O sublime que há em ti.

Tão encantado fiquei
Com tamanha fantasia
Que em sonhos a coloquei
No cimo da penedia.

Mas o vento que soprou
A rugir pelos espaços
Minha estátua derrubou
E desfê-la em pedaços.

O meu sonho, o meu invento
Com amor reconstruí
Mas, de novo, veio o vento
E para sempre o perdi."

Eis o poema que dá nome a uma colectânea editada em 2002 por Gabriel Gonçalves.
Esta edição, que reune cerca de cem poemas, é o primeiro livro publicado por José Gabriel Gonçalves, natural dos Biscoitos (nascido na Canada do Caldeiro).
De acordo com Luís Rafael do Carmo, que prefacia a obra, este é "um livro que é de ler-se, meditar-se e sentir-se, porque é impossível não o partilhar com o autor." Na realidade, a leitura destes textos poéticos leva-nos a "sentir" o seu autor (pelo menos foi o que nos aconteceu). Uma das primeiras partes do livro, entitulada "Meu berço", apresenta-se como uma homenagem à sua terra natal, não deixando esquecido o "Meu jardim de verdelho à beira mar;/Biscoitos do Caldeiro ainda quente."
Acrescente-se que muitos dos textos incluídos nesta colectânea foram anteriormente premiados em concursos e/ou publicados em títulos da imprensa escrita.
Parabéns ao autor por esta interessante colectânea (e também pelo aniversário que hoje comemora).

6 comentários:

Anónimo,  13/11/05 10:42  

A poesia é uma linguagem misteriosa que penetrou na alma de Gabriel Gonçalves provocando as mais deliciosas emoções.
Desde tenra idade que Gabriel Gonçalves
embarcou para o país dos sonhos e com simplicidade e prudência os consolidou.

Anónimo,  24/3/09 12:29  

Há muito que procuro esta colectânea de poemas de Gabriel Gonçalves. Alguém me pode informar sobre onde a poderei adquirir?
Muito grata
mmariavaz@hotmail.com

José Aurélio Almeida 9/4/09 12:27  

Caros Daniel and Rose:
Agradecemos a vossa sugestão.
Cumprimentos.

José Aurélio Almeida 9/4/09 12:29  

Caro Anónimo:
Palavras de quem certamente conhecerá Gabriel Gonçalves de forma sólida.

José Aurélio Almeida 9/4/09 12:38  

Cara Maria:
Informamos que respondemos ao seu apelo através de correio electrónico.

Anónimo,  25/5/09 10:57  

Muito grata pelo seu cuidado. Finalmente consegui encontrar a colectânea num dia de consultas da Biblioteca Nacional. Confirmou-se o meu interesse. É nitidamente um poeta do amor que se não diz dizendo, ou o inverso, em que é Mestre, mais do que na evocação dos lugares e tempos. Pena ser tão pouco divulgado.
Um abraço
maria, que apreciou bastante a mudança de 'visual» do seu blogue

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP