domingo, 20 de novembro de 2005

Presença biscoitense em comemorações de Santa Cecília

A Filarmónica da Associação Cultural do Porto Judeu, actualmente dirigida pelo biscoitense Eugénio Simas, participa no programa do Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, comemorado hoje na freguesia de Santa Bárbara, por iniciativa da delegação da Terceira da Federação de Bandas Filarmónicas das Ilhas do Ocidente.
Esta filarmónica integra um desfile para a Igreja Paroquial de Santa Bárbara (13:15) e a execução do hino de Santa Cecília conjuntamente todas as filarmónicas presentes, após a missa solene (marcada para as 14:00).
Pelas 15:30, realiza-se desfile da Igreja até à Sociedade Recreio de Santa Bárbara, onde, a partir das 16H30, se desenvolve o programa que inclui um concerto pela Filarmónica da Associação Cultural do Porto Judeu.
Fonte: Diário Insular (11/Novembro/2005).

2 comentários:

Anónimo,  23/11/05 20:39  

Nos Biscoitos



"Associações de instrução e recreio


Duas Colectividades existem

-FILARMÓNICA PROGRESSO BISCOITENSE,na Canada das Limoadas, com Alvará de 5 de Abril de 1948. Estatutos de 31 de Março anterior, integrando 38 artigos, arrumados em três capítulos e firmados por dezasseis assinaturas, com a de João Simas Gomes a abrir.
Tem S.PEDRO por padroeiro.

- SOCIEDADE RECREATIVA BISCOITENSE, no Bairro de S. Pedro. O seu Alvará n.º 23/67, data de 28 de Maio daquele ano.Provém da fusão da SOCIEDADE RECREATIVA BISCOITENSE com a SOCIEDADE FILARMÓNICA DO ESPÍRITO SANTO do Império do Bairro de S. Pedro, fundadas em 7 de Março de 1956 e 16 de Setembro de 1958, respectivamente.
Nos Estatutos da RECREIO, de 18 de Janeiro de 1956,que abrange 27 artigos dispostos em onze capítulos, com Inácio Martins Baptista Bettencourt, na cimeira dos subscristores, rezam que seu objectivo era - o recreio por meio de jogos e outras distracções lícitas, sendo, portanto, absolutamente proibidos jogos a dinheiro ou bebidas alcoólicas; qualquer festa, cinema, baile ou cantorias, que na mesma de realizem -
Nas referentes à da FILARMÓNICA, de 12 de Setembro de 1958,de 33 artigos, circunscritos apenas a dois capítulos, com Manuel Coelho dos Santos encabeçando a lista das assinaturas, salienta-se ter como fim essencial
- a cultura da música, por intermédio da sua banda- (91).
Ambas exploram cinema,com filmes alugados às casas da cidade."

(91) Elementos extraídos do Arquivo do Governo Civil.


In FREGUESIAS DA PRAIA -1.º Volume -Pedro de Merelim. Edição da Direcção Regional de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura. 1982,pp,93 a 94.

José Aurélio Almeida 31/12/05 13:24  

E assim ficamos mais e melhor informados.
Obrigado Biscoitense.

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP