sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Ermida de São Sebastião

No calendário religioso cristão católico hoje, 20 de Janeiro, é dia de S. Sebastião.

Aproveitamos este marco para começar uma viagem que, ao longo de 2006, nos levará a (re)descobrir as várias ermidas que existem na freguesia dos Biscoitos. Assim, começamos exactamente pela Ermida de São Sebastião.

Esta ermida fica localizada no Caminho do Concelho e próxima da saída norte da Canada de São Sebastião, integrada num complexo de arquitectura doméstica, com a altura de transição entre os séculos XIX e XX indicada como período de construção inicial e que, para além da ermida, conta com habitação, jardim, adega, eira e palheiros.
De acordo com ficha (nº 158) da publicação "Terceira - Praia da Vitória" (incluída no Inventário do Património Imóvel dos Açores, coordenada por Jorge A. Paulus Bruno e editada conjuntamente pela Direcção Regional da Cultura, Instituto Açoriano de Cultura e Câmara Municipal da Praia da Vitória, em Junho de 2004), esta capela "de expressão neogótica, é de pequenas dimensões, tem planta rectangular e está localizada à esquerda da habitação, bastante recuada. Está rebocada e caiada, com excepção das molduras dos vãos, dos cunhais, dos pináculos, da cornija e do campanário que são em cantaria. Os vãos da fachada são rematados em arco trilobado."
No livro "As Ermidas da Ilha Terceira" do biscoitense Padre Alfredo Lucas (editado em 1976 e reeditado em 2004), escreve-se que "nos Biscoitos existiu (...) ermida sob a invocação de S. Sebastião situada na canada do mesmo nome. (...) Apenas sabemos que Francisco Maria Brum, quando construiu a sua casa de moradia, junto dela ergueu uma ermida com a denominação de S. Sebastião." (página 290).
Acrescente-se que nos Biscoitos acontece a celebração da festividade de São Sebastião, no 2º Domingo de Páscoa (1º Domingo do Espírito Santo), com Eucaristia solene na Igreja de São Pedro, seguida de procissão (que antigamente subia e descia o Bairro de São Pedro e actualmente desce a Rua da Igreja até ao início da Canada de São Sebastião, regressando de volta à Igreja de São Pedro).

7 comentários:

Anónimo,  25/1/06 20:04  

Ainda há vestígios da antiga Ermida de S. Sebastião na Canada do mesmo nome. Quem sobe à esquerda, um portal...
Estou gostando do Blog Biscoitos.Não admira as agradáveis referências ao mesmo.Parabéns ao seu responsável.

Anónimo,  25/1/06 21:42  

"Esta Ermida anexa à residência que Francisco Maria Brum mandou construir em 1892."
Como curiosidade Francisco Maria Brum, faleceu repentinamente no dia de São Pedro, padroeiro da Freguesia dos Biscoitos.
In Pedro de Merelim,Freguesias da Praia, pp 58/64/65.
Os meus parabens ao Prof.José Almeida pelo excelente blog.

José Aurélio Almeida 25/1/06 22:30  

Caro Timoteo:
Por acaso já paramos a observar o referido portal (nada comum num contexto de habitações), mas sem conseguir imaginar a sua origem.
Agradecemos a informação e os parabéns.

José Aurélio Almeida 25/1/06 22:33  

Caro Paulo:
A precisão das datas é importante. Agradecemos também a curiosa nota e os parabéns.

Anónimo,  26/1/06 12:05  

Caro Senhor Prof. José Almeida,também há vestigios da Ermida de Santo Antão no Caminho(Canada?) do Tamujal,cujas pedras com o respectivo nome do patrono, fazem parte de uma cisterna anexa a uma casa.
Primitivamente essa ermida estava no cimo do Pico.Mandada construir pelo importante proprietário da ilha Terceira Senhor João Coelho.
Respeitosos cumprimentos.

Anónimo,  27/1/06 11:41  

Caro Senhor Professor
Seria interessante dar a conhecer esses vestígios. Que diz?Desculpe esta minha sugestão. Obrigado.

José Aurélio Almeida 31/1/06 00:31  

Caro Timoteo:
Ficamos imensamente gratos pelas interessantíssimas informações e pela pertinente sugestão.
Logo que nos for possível buscaremos esses vestígios e faremos a sua apresentação neste blog.

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP