terça-feira, 4 de julho de 2006

Aquários de férias na Calheta

No Dia Mundial e Nacional do Mar (16/Novembro/2005) noticiamos a existência na Escola Básica Integrada dos Biscoitos de actividades integradas no Projecto de Disseminação do Centro de Estudos do Mar da Associação de Defesa do Ambiente Gê-Questa.
Um desses projectos, porventura o mais significativo, implica que alguns alunos (turma 6º C) façam a manutenção e estudo de um aquário com espécies de fauna e flora marinhas.
Agora, com o duplo objectivo de resolver as dificuldades de manutenção por via da interrupção lectiva de Verão e de permitir que os mesmos e outros alunos possam continuar a ter a oportunidade de usufruir da companhia do "seu" aquário, o mesmo também está de férias.
E que melhor lugar para passar férias que a Calheta dos Biscoitos? Então, logicamente, o aquário foi transferido durante esta época de férias para junto do Posto de Turismo situado na principal zona balnear biscoitense. Em concreto, está num espaço por baixo do torreão que se localiza junto ao Bar do Abismo, espaço esse disponibilizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória.
De acordo com informações cedidas pelo biólogo marinho que voluntariamente acompanha este projecto, o biscoitense Luís Barcelos (a quem aproveitamos para agradecer), este aquário irá estar à disposição de quem quiser contemplar um pouco do que é possível encontrar em poças de maré.
Segundo adianta "A União" (1/Julho/2006), para além deste, estará no mesmo local mais um aquário, também pertencente ao Centro de Estudos do Mar da Gê-Questa. Este segundo aquário tem como destino previsto, após o Verão, a EB1/JI do Raminho.
O mesmo jornal informa ainda que "este projecto, que será orientado pela população infantil que esteve envolvida nas visitas de estudo à sede da Gê-Questa e que desenvolveu actividade de investigação nesse âmbito, será complementado pela colocação de cartazes para promover o Centro de Estudos do Mar" estando também prevista "a realização de visitas guiadas ao litoral dos Biscoitos para observar a biodiversidade marinha".
Em Setembro os aquários
devem acompanhar os alunos no regresso à escola.

3 comentários:

Anónimo,  5/7/06 22:17  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo,  9/7/06 22:57  

Só estávamos a falar dos peixes da setôra Laranja (5.ºA). Ainda se fosse de bacalhau curtido, ainda vá que não vá, sr. blog administrator.

José Aurélio Almeida 12/8/06 17:55  

Caro Anónimo:
Pois... pois...

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP