segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Espuma na costa

Na passada quinta-feira observamos e registamos, por fotografia, um fenómeno que é comum no litoral dos Biscoitos mas que não será muito habitual noutros locais dos Açores.
Referimo-nos à formação de espuma no mar, junto à costa, com concentração principalmente em reentrâncias por entre as rochas basálticas, no nosso caso.



A 11 de Março noticiou que espuma desta natureza "estava a dar à costa na Praia da Conceição", na Ilha do Faial, adiantando que se tratava de "uma espuma de fraca consistência, sem iridiscência ou cheiro especial e com aspecto sujo. Aparentemente, tratam-se de bolhas preenchidas por ar e cujas paredes líquidas são fortalecidas por diatomáceas ou outras microalgas e compostos orgânicos." Na altura o DOP explicou que "embora muito provavelmente de origem natural, este é um fenómeno raro nos Açores" sendo "comum nas áreas com plataforma continental, na sequência de períodos de elevada agitação marítima".

No dia 13 do mesmo mês a mesma fonte anunciou que recebeu informação e imagens demonstrativas de que "o mesmo acontece com alguma regularidade na zona balnear dos Biscoitos" (publicando uma foto do biólogo marinho biscoitense Luís Barcelos, exemplificativa do efeito que esta espuma tem nos Biscoitos) acrescentando ainda que "também na Ilha do Corvo o fenómeno foi observado, mas apenas este ano".

Na mesma ocasião foi lançado o seguinte pedido:
"Caso tenha conhecimento da presença deste tipo de espuma na sua área, com registo da data, por favor, envie para intradop@intradop.info."
Aproveitamos para informar que reportaremos de imediato ao DOP à ocorrência do passado dia 7.

Faz hoje um ano que publicamos:
Praiense vence em casa

0 comentários:

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP