XVI Festa da Vinha e do Vinho
(cartaz da autoria do biscoitense Rui Melo)
Este é o 16º evento do género organizado pela Delegação de Angra do Heroísmo do INATEL que conta com apoio da Casa Agrícola Brum, Lda. Este ano prestam colaboração o Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense (responsáveis pela componente etnográfica e animação musical), a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos e a Casa do Povo dos Altares.
Este evento está aberto ao público em geral, sendo habitualmente muito concorrido.
De acordo com fonte da Delegação de Angra do Heroísmo do INATEL, citada pelo jornal A União, "esta festa não teria sentido se apenas se ficasse pela reconstituição de uma vindima, isso seria admitir que a vinha e o vinho dos Biscoitos estariam irremediavelmente condenados o que é impensável". A mesma fonte adianta que "esta festa pode e deve ser um fórum para discutir a manutenção da vinha e a produção do vinho dos Biscoitos", admitindo que este sector "tem problemas a diversos níveis, - é público -, mas no entanto, há vida, dado que têm vindo a surgir novos produtos e continua-se a fazer esforços para melhorar os existentes, vida essa que dignifica esta zona vinícola". PROGRAMA
Dia 31 – Sexta-feira
· 21H00 - Local: Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum, Lda.
Colóquio a cargo do Profº. José Aurélio Almeida
Tema a abordar: "BISCOCTUM"
Seguir-se-á um BISCOITO D' HONRA, com o patrocínio da Casa Agrícola Brum, Lda. e animação musical
Dia 1 – Sábado
· 14H30- Vamos Vindimar
(Saída do Museu do Vinho para a vinha sita na orla marítima)
· 15H30 - Saída da vinha e regresso ao Museu do Vinho
· 16H30 - Pisa das uvas
· 16H45 - Benção e prova do mosto
· 17H00 - Jantar dos vindimadores confeccionado pelo Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense
· 18H00 - Animação musical
O Profº. José Aurélio Almeida, orador convidado para este evento, é natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, mas sente-se essencialmente biscoitense.
Filho de José Aurélio Moniz de Almeida e Maria Jesus Gonçalves Dias de Almeida, este "interessado" pelas temáticas respeitantes aos Biscoitos, fez a sua formação escolar inicial nesta freguesia, tendo prosseguido estudos académicos em Angra do Heroísmo onde completou o Ensino Secundário e obteve o Bacharelato no Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, pela Universidade dos Açores. Mais tarde licenciou-se pelo Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, com Especialização em Estudo do Meio, na Universidade Aberta.Fontes: Delegação de Angra do Heroísmo do INATEL, A União (28/Agosto/2007), Diário Insular (28/Agosto/2007).
Faz hoje um ano que publicamos:
BlogDay e Eu existo
Faz hoje dois anos que publicamos:
Chalana no Praiense








10 comentários:
Para quem não tem possibilidades de estar na ilha Terceira, fica apenas com a esperança de ver algumas fotografias da festa e também o que o editor deste conhecido blog vai comunicar.
Tudo a bem da festa e da vinha e do vinho dos Biscoitos.
Manuel Pedro
Não estarei fisicamente na Festa, por questões profissionais,mas se Deus permitir irei às festas tradicionais da freguesia(caminho da volta à ilha)e terei então oportunidade de conhecer novas caras e conversar com amigos do coração.Que tudo decorra pelo melhor.
Eloísa de Toledo
Este ano voltei à Festa da Vinha e do Vinho da freguesia dos Biscoitos.Foi muito agradável voltar a ver caras conhecidas como por exemplo o Gregório, mais conhecido pelo camponês, assim como enófilos.
Estevão
Como não fui à festa da vinha e do vinho dos Biscoitos fiquei à espera das notícias da RTP açores.
Mostrou e informou bem pouco do que lá se passou.Felizmente tive quem me informasse inclusivé através de fotos senão ficaria a pensar que era só aquilo. Mas, anteriormente deu, como sempre, uma grande reportagem do jogo de futebol duma equipa das ilhas.
Fico à espera de uma melhor informação através deste Blog Biscoitos, uma vez que o seu responsável lá esteve como orador convidado e também assistiu à festa. Aliàs, falou à RTP-açores.Não sei se foi só aquilo que disse?!
FOI?
Gostaria de saber se foi "censurado".Adivinhei?
Eloísa de Toledo
hello Aurélio e as fotos?
Manuel Pedro
Calif.
Olha muito bem! Então é esta a foto do editor deste blogger, que me perguntou um dia " o significado de escrever um texto com letras gradas"! Pois agora é a minha vez de lhe perguntar: ESTÁ COM POUCA VONTADE DE CONTINUAR COM ESTE BLOGGER SENHOR J.A.A.?
C.F.
(Letras gradas de Cândido Fernendes).
Colega Aurélio
Sou prof. mas não licenciado.No entanto desde reformado que recebo a menção de dr.incluindo a reforma em euros,no papel, pois na realidade recebo muito menos do que lá vêm mencionado. Porquê na carta uma reforma como fosse Dr.e no cheque muito menos, a realidade pois não sou licenciado.
Não sei se me fiz entender?
Mesmo não dá para entender! Não sei como fazem as contas na secretaria.
Maria Silva
Vamos a eles senhor editor! Já há vinho novo!
M.M.
o senhor professor esta muito janota.
lol. lol. lol. lol. lol. lol. lol. lol. lol. lol. lo. lol. lol lol.
Enviar um comentário