sexta-feira, 31 de agosto de 2007

XVI Festa da Vinha e do Vinho

Começa hoje mais uma edição da Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos, realizada anualmente no Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum, Lda.


(cartaz da autoria do biscoitense Rui Melo)

Este é o 16º evento do género organizado pela Delegação de Angra do Heroísmo do INATEL que conta com apoio da Casa Agrícola Brum, Lda. Este ano prestam colaboração o Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense (responsáveis pela componente etnográfica e animação musical), a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos e a Casa do Povo dos Altares.
Este evento está aberto ao público em geral, sendo habitualmente muito concorrido.

OBJECTIVOS
De acordo com fonte da Delegação de Angra do Heroísmo do INATEL, citada pelo jornal A União, "esta festa não teria sentido se apenas se ficasse pela reconstituição de uma vindima, isso seria admitir que a vinha e o vinho dos Biscoitos estariam irremediavelmente condenados o que é impensável". A mesma fonte adianta que "esta festa pode e deve ser um fórum para discutir a manutenção da vinha e a produção do vinho dos Biscoitos", admitindo que este sector "tem problemas a diversos níveis, - é público -, mas no entanto, há vida, dado que têm vindo a surgir novos produtos e continua-se a fazer esforços para melhorar os existentes, vida essa que dignifica esta zona vinícola".

PROGRAMA

Dia 31 – Sexta-feira
· 21H00 - Local: Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum, Lda.
Colóquio a cargo do
Profº. José Aurélio Almeida
Tema a abordar: "BISCOCTUM"
Seguir-se-á um BISCOITO D' HONRA, com o patrocínio da
Casa Agrícola Brum, Lda. e animação musical

Dia 1 – Sábado
· 14H30- Vamos Vindimar
(Saída do
Museu do Vinho para a vinha sita na orla marítima)
· 15H30 - Saída da vinha e regresso ao
Museu do Vinho
· 16H30 - Pisa das uvas
· 16H45 - Benção e prova do mosto
· 17H00 - Jantar dos vindimadores confeccionado pelo
Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense
· 18H00 - Animação musical

ORADOR
O
Profº. José Aurélio Almeida, orador convidado para este evento, é natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, mas sente-se essencialmente biscoitense.

Filho de José Aurélio Moniz de Almeida e Maria Jesus Gonçalves Dias de Almeida, este "interessado" pelas temáticas respeitantes aos Biscoitos, fez a sua formação escolar inicial nesta freguesia, tendo prosseguido estudos académicos em Angra do Heroísmo onde completou o Ensino Secundário e obteve o Bacharelato no Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, pela Universidade dos Açores. Mais tarde licenciou-se pelo Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, com Especialização em Estudo do Meio, na Universidade Aberta.
Actualmente é professor efectivo na EB1/JI dos Altares, pertencente à Escola Básica Integrada dos Biscoitos. Desde tenra idade vem desenvolvendo tarefas várias em contextos associativos, mormente nas vertentes culturais, juvenis e ambientais.
Entre outras, destacam-se a realização de duas palestras na freguesia dos Biscoitos, uma no âmbito da “V Festa da Vinha e do Vinho”, no Museu do Vinho dos Biscoitos, a 6 de Setembro de 1997, intitulada "Biscoitos: que futuro?” e outra proferida no âmbito da “Sessão de Comemoração do Quadragésimo Aniversário”, da Sociedade Recreativa Biscoitense, a 22 de Dezembro de 1997, com a designação “Uma perspectiva jovem sobre o futuro da Sociedade Recreativa Biscoitense”.
É também o autor e editor do Blog Biscoitos.

Fontes: Delegação de Angra do Heroísmo do INATEL, A União (28/Agosto/2007), Diário Insular (28/Agosto/2007).

Faz hoje um ano que publicamos:
BlogDay e Eu existo

Faz hoje dois anos que publicamos:
Chalana no Praiense

10 comentários:

Anónimo,  31/8/07 16:08  

Para quem não tem possibilidades de estar na ilha Terceira, fica apenas com a esperança de ver algumas fotografias da festa e também o que o editor deste conhecido blog vai comunicar.

Tudo a bem da festa e da vinha e do vinho dos Biscoitos.

Manuel Pedro

Anónimo,  31/8/07 18:03  

Não estarei fisicamente na Festa, por questões profissionais,mas se Deus permitir irei às festas tradicionais da freguesia(caminho da volta à ilha)e terei então oportunidade de conhecer novas caras e conversar com amigos do coração.Que tudo decorra pelo melhor.

Eloísa de Toledo

Anónimo,  1/9/07 22:31  

Este ano voltei à Festa da Vinha e do Vinho da freguesia dos Biscoitos.Foi muito agradável voltar a ver caras conhecidas como por exemplo o Gregório, mais conhecido pelo camponês, assim como enófilos.

Estevão

Anónimo,  2/9/07 20:40  

Como não fui à festa da vinha e do vinho dos Biscoitos fiquei à espera das notícias da RTP açores.
Mostrou e informou bem pouco do que lá se passou.Felizmente tive quem me informasse inclusivé através de fotos senão ficaria a pensar que era só aquilo. Mas, anteriormente deu, como sempre, uma grande reportagem do jogo de futebol duma equipa das ilhas.
Fico à espera de uma melhor informação através deste Blog Biscoitos, uma vez que o seu responsável lá esteve como orador convidado e também assistiu à festa. Aliàs, falou à RTP-açores.Não sei se foi só aquilo que disse?!
FOI?
Gostaria de saber se foi "censurado".Adivinhei?

Eloísa de Toledo

Anónimo,  8/9/07 11:07  

hello Aurélio e as fotos?

Manuel Pedro

Calif.

Anónimo,  22/9/07 17:44  

Olha muito bem! Então é esta a foto do editor deste blogger, que me perguntou um dia " o significado de escrever um texto com letras gradas"! Pois agora é a minha vez de lhe perguntar: ESTÁ COM POUCA VONTADE DE CONTINUAR COM ESTE BLOGGER SENHOR J.A.A.?

C.F.
(Letras gradas de Cândido Fernendes).

Anónimo,  25/9/07 18:26  

Colega Aurélio

Sou prof. mas não licenciado.No entanto desde reformado que recebo a menção de dr.incluindo a reforma em euros,no papel, pois na realidade recebo muito menos do que lá vêm mencionado. Porquê na carta uma reforma como fosse Dr.e no cheque muito menos, a realidade pois não sou licenciado.
Não sei se me fiz entender?
Mesmo não dá para entender! Não sei como fazem as contas na secretaria.

Maria Silva

Anónimo,  5/10/07 23:45  

Vamos a eles senhor editor! Já há vinho novo!

M.M.

Anónimo,  28/1/08 21:42  

o senhor professor esta muito janota.

Anónimo,  28/1/08 21:43  

lol. lol. lol. lol. lol. lol. lol. lol. lol. lol. lo. lol. lol lol.

Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP