sábado, 4 de junho de 2005

Heráldica

Para quem não conhece a heráldica dos Biscoitos, ou a sua descrição, aqui fica o registo.


Brasão Posted by Hello



Brasão: escudo de ouro, biscoitos (rochas basálticas) de negro, realçados de prata, firmados em contrachefe ondado de verde e prata de cinco tiras; em chefe, cruz da Ordem de Cristo, vazia do campo e acompanhada por dois cachos de uvas de púrpura, engaçados de verde. Coroa mural de três torres de prata. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: «BISCOITOS - PRAIA DA VITÓRIA».

Bandeira: de verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

Selo: circular, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda: «Junta de Freguesia de Biscoitos - Praia da Vitória».

in http://portugal.veraki.pt/freguesias/heraldicaf.php?idfreg=1118&op=OH

6 comentários:

Anónimo,  19/10/05 14:06  

O nome da freguesia dos Biscoitos tira o nome dos pedaços de basalto(calçada da vinha tradicional) resultado da desprega das lavas solidificadas semelhantes aos pedaços do biscoito - bis-coctun - (bis=dois,coctun=cozido), pão àzimo cozido duas vezes destinado às longas viagens marítimas, no tempo dos Descobrimentos Portugueses e da Carreira das ìndias.
Na ilha Terceira, freguesia da Fonte do Bastardo existe a Canada do biscoito muito longe das rochas do mar...
Na Terceira o Bolo de Tijolo,são resquícios do biscoito para sustento das antigas tripulações.
Pena não fazerem o Bolo de Tijolo!Certamente muitos dos residentes e quem visita a Terceira iriam gostar de saber a sua origem.
Conclusão as rochas basálticas não são biscoitos.

Anónimo,  27/10/05 19:38  

... e um cacho de uvas da Verdelho?
Verdelho para quem não sabe é uma casta branca, a mais antiga na ilha Terceira.

Anónimo,  29/10/05 15:40  

É alterar!
Porquê dar uma informação errada?
Também é importante saber as regras de uso da Bandeira da Junta. È vê-las asteadas em várias casas particulares.

Anónimo,  2/12/05 19:16  

Ao ler também os comentários anteriores...diria, que não vos deixeis possuir da mania de transportar as leis e os usos de um para outro país, nem desprezeis por vulgar o antigo adágio: "Cada roca com seu fuso".

José Aurélio Almeida 31/12/05 01:29  

Agradeço as dicas e aproveito para acrescentar que esta ordenação heráldica foi publicada no Diário da República (IIIª Série, nº 145, de 26-6-1995, pág. 12067)com o seguinte texto introdutório: "Manuel do Couto Fagundes, presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos:
Torna público que a Assembleia de Freguesia, na sua sessão de 13 de Maio de 1994, aprovou, por unanimidade, a seguinte ordenação dos símbolos heráldicos da freguesia, ouvida a Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, que emitiu parecer, nos termos da alínea a) do nº 1 do artigo 4º da Lei nº 53/91, de 7 de Agosto: (...)".
O texto está datado (Junta de Freguesia dos Biscoitos, 27 de Março de 1995) e assinado pelo referido Presidente.

José Aurélio Almeida 31/12/05 01:33  

Dado que o estabelecimento da heráldica da freguesia cabe à Assembleia de Freguesia, sob proposta da Junta de Freguesia (Art.º 17º - Lei nº 169/99, de 18 de Setembro), e perante a pertinência dos comentários recebidos, informo que vou fazer chegar ao actual elenco executivo autárquico dos Biscoitos todas estas informações, para sua apreciação.

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP