quinta-feira, 8 de setembro de 2005

Semana Cultural dos Vinhos da Macaronésia


De 5 a 11 de Setembro decorre nos Açores a Semana Cultural dos Vinhos da Macaronésia, abrangendo a Terceira, a Graciosa e Pico, por serem as ilhas com as regiões vitivinícolas de maior tradição e reconhecidas oficialmente como tal.
A temática central do encontro, cuja primeira parte do programa terminou terça-feira, na Ilha Terceira, remete-nos para perceber o vinho como produto turístico, nomeadamente através da criação de Rotas de Vinho visando o desenvolvimento sustentável das regiões vitivinícolas da Macaronésia, por valorização dos recursos naturais e culturais existentes.
De acordo com declarações publicadas no Diário Insular, Teresa Ribeiro de Lima (coordenadora do projecto ENOTURMAC, no âmbito do qual decorre esta Semana Cultural dos Vinhos da Macaronésia) afirmou que "as rotas de vinho são um grande instrumento ao serviço do enoturismo. Permitem que os visitantes contactem mais facilmente com o mundo rural. Contribuem para a preservação da autenticidade de cada região através da divulgação do seu artesanato, do património paisagístico, arquitectónico, museológico e da gastronomia”.
Também de acordo com artigo do Diário Insular, na abertura da Semana Cultural dos Vinhos da Macaronésia, Carlos Corvelo deixou claro que é importante a aposta no vinho, como complemento para a oferta turística, particularmente a sustentabilidade da oferta gastronómica. “O vinho pode representar uma oferta marcante do nosso turismo. Podemos afirmá-lo como um complemento da nossa oferta gastronómica, garantindo a nossa auto-sustentabilidade na alimentação dos turistas. A gastronomia e o vinho podem ser dois pilares da auto-sustentabilidade do turismo açoriano. Mas é importante assegurarmos a sua qualidade”, explicou Carlos Corvelo à audiência que se juntou no Hotel do Caracol, em Angra do Heroísmo, para o primeiro dia de trabalhos no âmbito deste evento. O secretário regional adjunto do vice-presidente relembrou que a história insular comprova o potencial destas culturas, importantes para a afirmação do turismo como opção à mono-cultura da vaca. “O vinho, a horticultura e a floricultura podem ser áreas importantes a desenvolvermos. Temos condições para isso e a nossa história comprova que já houve momentos em que essas culturas tinham saída no arquipélago”, argumentou Carlos Corvelo.
Em paralelo às palestras que aconteceram, houve visitas à região vitivinícola dos Biscoitos.
::::::::::::::::::::::::::::::
Também no âmbito do Projecto “O Vinho Como Produto Turístico”, ENOTURMAC, do Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III B (Açores/Madeira/Canárias), cofinanciado pelo FEDER, no dia 20 de Abril, teve lugar em Santa Cruz de Tenerife, no arquipélago espanhol das Canárias, o I Concurso de Vinhos da Macaronésia onde estiveram presentes, entre outros, os vinhos Regionais dos Açores brancos, colheita de 2003: Moledo, Pedras de Lobo e Quinta das Vinhas, todos produzidos nos Biscoitos.
Aos participantes no Concurso de Vinhos e na Sessão de Apreciação e Prova Social de Vinhos e Queijos dos Açores foi dada informação sobre as Regiões Vitivinícolas dos Açores e distribuídas algumas revistas da “Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos” e prospectos da Adega Cooperativa dos Biscoitos.
Para finalizar, prometemos voltar a esta temática do vinho, e também da vinha, como produtos turísticos, concretamente no caso dos Biscoitos.

Fontes: Diário Insular (2 e 6/Setembro/2005) e A União (16/Abril/2005).

4 comentários:

SL 8/9/05 16:35  

Fiquei deveras satisfeita com a sua ilustre visita. Obrigada pelas palavras de elogios exagerados, mas que aproveito para agradecer.
Jinho, terei muito gosto em recebê-lo mais vezes.

Anónimo,  9/10/05 10:51  

Qual foi a classificação?
Os vinhos dos Açores ficaram bem classificados? Ou foi só para marcar presença?
Gostaria de ver a lista dos premiados!

José Aurélio Almeida 9/10/05 11:52  

Neste concurso, para além de vinhos de outras regiões, entraram Vinhos dos Açores em três categorias:
- vinhos Regionais dos Açores brancos, colheita de 2003: Moledo (Biscoitos); Pedras de Lobo (Biscoitos); Quinta das Vinhas (Biscoitos); Frei Gigante (Pico) e Curral de Atlantis (Pico);
- vinho Regional dos Açores tinto, colheita de 2003: Curral Atlantis (Pico);
- vinhos Licorosos de Qualidade Produzidos em Região Determinada (Pico): Lagido (1997) e Czar (2000).

José Aurélio Almeida 9/10/05 12:19  

Foram apresentados a concurso vinhos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde. Pelo que sabemos nenhum dos vinhos açorianos obteve qualquer prémio, tendo sido os madeirenses os mais premiados.

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP