EBI dos Biscoitos recebe parceiros europeus
Segundo a mesma nota, "o programa ARION, integrado no programa comunitário para a Educação SÓCRATES, financia visitas de estudo temáticas para especialistas da educação de toda a Europa, cuja organização pode caber a qualquer entidade oficial que se candidate para o efeito.
A DRE apresentou, pela segunda vez, uma candidatura à organização de uma Visita ARION, na qual se inscreveram 15 especialistas europeus na área da aplicação à educação das tecnologias de informação e comunicação, desde a Espanha à Lituânia. (...)
Esta Visita ARION prevê, ainda, amplos espaços de debate entre os vários especialistas, terminando com a produção de um relatório final, no qual são apreciadas as experiências educativas contactadas e, eventualmente, apresentadas sugestões específicas para abordagem dos problemas identificados."
18 comentários:
Mais uma das muitas actividades da EBI. Parabéns e continuem a trabalar em prol desta terra que a todos orgulha. Ao sr. professor, sempre atento, os meus parabéns!
A E.B.I. dos Biscoitos é hoje uma referência no meio escolar açoriano.
Os meus parabéns à organização pela maneira como receberam os parceiros europeus, como é apanágio desta Escola.
É tão importante receber bem quem nos visita como ser correcto com aqueles com quem convivemos todos os dias.
Os meus parabéns à E.B.I. dos Biscoitos pelas suas actividades e simultâneamente ao prof José Almeida pela maneira como tem dirigido o Blog Biscoitos: uma "escola" que informa,forma e claro de partilha.
É evidente que as nossas cabeças são como as harpas de Eolo, sujeitas à acção irregular dos ventos.
Também já tive a minha "escola" por isso aprecio bom senso e o caminho que vem trilhando, que certamente trará os seus frutos.
Sabe muito bem que a critica raras vezes deixa de ser um imposto, que a inveja percebe sobre o merecimento.
Computadores para mim é uma dificuldade como pode calcular, a idade não perdoa! Se o fiz hoje é por admiração e respeito que tenho por Si e também pelos Professores, os formadores do meu, melhor do nosso País!
Obrigado à E.B.I dos Biscoitos e a Si por aquilo que aprendi lendo quase todas as páginas deste brilhante blog.
Muito obrigado.
Se me permite, sr. Reomaldo, faço minhas as suas palavras. Pois se quisesse tecer comentário mais elogioso eram estas belas e magníficas palavras que utilizaria. Para Si, Sr. Professor, mais uma das muitas vezes e daquelas que se seguirão, com toda a certeza, PARABÉNS!
Tenho notado em alguns comentários, anteriores em várias páginas, a esta escola um certo mal estar. Tratando-se de uma escola gostaria de saber a razão.Questões internas? Então têm a ver com os nossos filhos. Ou questículas insulanas?
Não sou contra nem a favor!Apenas observadora.
O que a escultura é para o basalto, é a educação para todas as idades.
Usando um termo muito conhecido e para todas as idades:"aprender até morrer".
Cumprimentos a todos os educadores/professores do meu País e parabéns a quem os merecem.Tenhamos calma vêm aí o carnaval para alívio dos nossos afazeres.
João da Mata
As escolas, sendo consideradas organizações peculiares, não escapam aos modelos administrativos das organizações em geral. Elas funcionam com dispositivos legais, regras e regulamentos que são os guias da actividade organizacional. A escola é uma instituição eminentemente política. Ela é manifestada nos conflitos e nos interesses pessoais. Aqui devem ser encontradas formas de criar ordem e direcção entre as pessoas com interesses potencialmente diversos e conflituosos. Nas palavras de Senge (1998), " não existe nada que substitua o envolvimento autêntico e a visão pessoal, quando as pessoas se começam a comprometer com determinadas mudanças no local de trabalho". Se o professor não se comprometer com a tarefa educativa e deixar que outros decidam por si, este poderá ser um mero espectador num jogo de resultado incerto. Um professor é um actor de mudança. Mudança implica movimento, envolvimento, responsabilidade, actividade... Não basta corresponder pedagogicamente, é necessário que o professor sinta a escola. E sentir a escola implica que o professor também seja um gestor de situações educativas.
Os seres humanos aprendem realmente quando há mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo e quando há alterações significativas das suas capacidades. Promover uma visão da escola mais integrada, positiva e que agregue o valor individual à vida, deve ser o desafio maior da Educação e, por consequência, a do Professor.
Com tudo isto, pretendo que a Escola seja o local onde todos se sintam bem e que de mãos dadas saibamos construir um mundo melhor.
Todos nós merecemos, não é verdade!
Ao responsável do Blog... Aquele abraço, pois você merece!
Adorei este último comentário. Está no local certo e esclarecedor.
Valeu visitar hoje este Blog.
Obrigada,muito obrigada mesmo!
Caro J. Brum:
Agradecemos as suas simpáticas palavras.
Caro Moisés:
Agradecidos por comentar.
Caro Anónimo I:
Pura e simples verdade, aquela que apresenta.
Fazendo uso de uma expressão que está em voga: mai nada!
Caríssimo Romoaldo:
Perante o seu comentário ficamos, momentaneamente... sem palavras!
Contudo, não podemos deixar de assinalar e agradecer a sua vontade e decisão de dominar a informática, ao escrever este comentário.
Do fundo do coração... Muito Obrigado!
Contamos sempre com a sua simpática visita e sábios comentários.
Caro Alberto Ventura:
Também a si apresentamos os nossos agradecimentos desejando, naturalmente, continuar a contar com as suas visitas e comentários.
Cara Anónima (observadora):
Peço que entenda que, enquanto editores deste blog, não nos compete abordar neste espaço as questões internas de uma instituição, neste caso escolar, mais ainda por, em termos profissionais, fazermos parte da mesma (pugnaremos para não o fazer).
Contudo por aquilo que conhecemos, e tentando descansá-la, apenas devemos dizer que estamos convencidos de que na EBI dos Biscoitos os interesses dos alunos estão acima de quaisquer outras questões.
Caro João da Mata:
Pela nossa parte agradecemos o educativo e sereno comentário.
Caro RC on line:
Excelente perspectiva a sua sobre a escola e o papel do professor.
Agradecemos a partilha desta sábia lição e retribuímos o abraço!
Cara Apolónia:
Volte sempre porque os nossos comentadores a cada momento surpreendem.
Este Blog não valeria quase nada sem os contributos de muitos dos nossos visitantes.
Enviar um comentário