segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

EBI dos Biscoitos recebe parceiros europeus

A EBI dos Biscoitos está a ser anfitriã, hoje, de uma visita ARION, subordinada ao tema das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), numa organização da Direcção Regional da Educação (DRE).
De acordo com anúncio do Governo Regional (GACS, 4/Fevereiro/2006) os parceiros europeus envolvidos nesta acção tomam conhecimento dos projectos desenvolvidos na área das TIC, trocam experiências e promovem eventualmente a realização de parcerias futuras noutros projectos europeus.
Segundo a mesma nota, "
o programa ARION, integrado no programa comunitário para a Educação SÓCRATES, financia visitas de estudo temáticas para especialistas da educação de toda a Europa, cuja organização pode caber a qualquer entidade oficial que se candidate para o efeito.
A
DRE apresentou, pela segunda vez, uma candidatura à organização de uma Visita ARION, na qual se inscreveram 15 especialistas europeus na área da aplicação à educação das tecnologias de informação e comunicação, desde a Espanha à Lituânia. (...)
Esta
Visita ARION prevê, ainda, amplos espaços de debate entre os vários especialistas, terminando com a produção de um relatório final, no qual são apreciadas as experiências educativas contactadas e, eventualmente, apresentadas sugestões específicas para abordagem dos problemas identificados
."
Esta visita à Ilha Terceira continua durante esta semana, estendendo-se também a outras escolas da ilha.

18 comentários:

Anónimo,  6/2/06 19:35  

Mais uma das muitas actividades da EBI. Parabéns e continuem a trabalar em prol desta terra que a todos orgulha. Ao sr. professor, sempre atento, os meus parabéns!

Anónimo,  7/2/06 13:13  

A E.B.I. dos Biscoitos é hoje uma referência no meio escolar açoriano.
Os meus parabéns à organização pela maneira como receberam os parceiros europeus, como é apanágio desta Escola.

Anónimo,  7/2/06 16:09  

É tão importante receber bem quem nos visita como ser correcto com aqueles com quem convivemos todos os dias.

Anónimo,  7/2/06 17:32  

Os meus parabéns à E.B.I. dos Biscoitos pelas suas actividades e simultâneamente ao prof José Almeida pela maneira como tem dirigido o Blog Biscoitos: uma "escola" que informa,forma e claro de partilha.
É evidente que as nossas cabeças são como as harpas de Eolo, sujeitas à acção irregular dos ventos.
Também já tive a minha "escola" por isso aprecio bom senso e o caminho que vem trilhando, que certamente trará os seus frutos.
Sabe muito bem que a critica raras vezes deixa de ser um imposto, que a inveja percebe sobre o merecimento.
Computadores para mim é uma dificuldade como pode calcular, a idade não perdoa! Se o fiz hoje é por admiração e respeito que tenho por Si e também pelos Professores, os formadores do meu, melhor do nosso País!
Obrigado à E.B.I dos Biscoitos e a Si por aquilo que aprendi lendo quase todas as páginas deste brilhante blog.
Muito obrigado.

Anónimo,  7/2/06 18:09  

Se me permite, sr. Reomaldo, faço minhas as suas palavras. Pois se quisesse tecer comentário mais elogioso eram estas belas e magníficas palavras que utilizaria. Para Si, Sr. Professor, mais uma das muitas vezes e daquelas que se seguirão, com toda a certeza, PARABÉNS!

Anónimo,  7/2/06 19:22  

Tenho notado em alguns comentários, anteriores em várias páginas, a esta escola um certo mal estar. Tratando-se de uma escola gostaria de saber a razão.Questões internas? Então têm a ver com os nossos filhos. Ou questículas insulanas?
Não sou contra nem a favor!Apenas observadora.

Anónimo,  7/2/06 22:07  

O que a escultura é para o basalto, é a educação para todas as idades.
Usando um termo muito conhecido e para todas as idades:"aprender até morrer".
Cumprimentos a todos os educadores/professores do meu País e parabéns a quem os merecem.Tenhamos calma vêm aí o carnaval para alívio dos nossos afazeres.
João da Mata

Anónimo,  9/2/06 16:09  

As escolas, sendo consideradas organizações peculiares, não escapam aos modelos administrativos das organizações em geral. Elas funcionam com dispositivos legais, regras e regulamentos que são os guias da actividade organizacional. A escola é uma instituição eminentemente política. Ela é manifestada nos conflitos e nos interesses pessoais. Aqui devem ser encontradas formas de criar ordem e direcção entre as pessoas com interesses potencialmente diversos e conflituosos. Nas palavras de Senge (1998), " não existe nada que substitua o envolvimento autêntico e a visão pessoal, quando as pessoas se começam a comprometer com determinadas mudanças no local de trabalho". Se o professor não se comprometer com a tarefa educativa e deixar que outros decidam por si, este poderá ser um mero espectador num jogo de resultado incerto. Um professor é um actor de mudança. Mudança implica movimento, envolvimento, responsabilidade, actividade... Não basta corresponder pedagogicamente, é necessário que o professor sinta a escola. E sentir a escola implica que o professor também seja um gestor de situações educativas.
Os seres humanos aprendem realmente quando há mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo e quando há alterações significativas das suas capacidades. Promover uma visão da escola mais integrada, positiva e que agregue o valor individual à vida, deve ser o desafio maior da Educação e, por consequência, a do Professor.
Com tudo isto, pretendo que a Escola seja o local onde todos se sintam bem e que de mãos dadas saibamos construir um mundo melhor.
Todos nós merecemos, não é verdade!
Ao responsável do Blog... Aquele abraço, pois você merece!

Anónimo,  9/2/06 19:54  

Adorei este último comentário. Está no local certo e esclarecedor.
Valeu visitar hoje este Blog.
Obrigada,muito obrigada mesmo!

José Aurélio Almeida 14/2/06 00:05  

Caro J. Brum:
Agradecemos as suas simpáticas palavras.

José Aurélio Almeida 14/2/06 00:06  

Caro Moisés:
Agradecidos por comentar.

José Aurélio Almeida 14/2/06 00:09  

Caro Anónimo I:
Pura e simples verdade, aquela que apresenta.
Fazendo uso de uma expressão que está em voga: mai nada!

José Aurélio Almeida 14/2/06 00:15  

Caríssimo Romoaldo:
Perante o seu comentário ficamos, momentaneamente... sem palavras!
Contudo, não podemos deixar de assinalar e agradecer a sua vontade e decisão de dominar a informática, ao escrever este comentário.
Do fundo do coração... Muito Obrigado!
Contamos sempre com a sua simpática visita e sábios comentários.

José Aurélio Almeida 14/2/06 00:17  

Caro Alberto Ventura:
Também a si apresentamos os nossos agradecimentos desejando, naturalmente, continuar a contar com as suas visitas e comentários.

José Aurélio Almeida 14/2/06 00:26  

Cara Anónima (observadora):
Peço que entenda que, enquanto editores deste blog, não nos compete abordar neste espaço as questões internas de uma instituição, neste caso escolar, mais ainda por, em termos profissionais, fazermos parte da mesma (pugnaremos para não o fazer).
Contudo por aquilo que conhecemos, e tentando descansá-la, apenas devemos dizer que estamos convencidos de que na EBI dos Biscoitos os interesses dos alunos estão acima de quaisquer outras questões.

José Aurélio Almeida 14/2/06 00:28  

Caro João da Mata:
Pela nossa parte agradecemos o educativo e sereno comentário.

José Aurélio Almeida 14/2/06 00:31  

Caro RC on line:
Excelente perspectiva a sua sobre a escola e o papel do professor.
Agradecemos a partilha desta sábia lição e retribuímos o abraço!

José Aurélio Almeida 14/2/06 00:33  

Cara Apolónia:
Volte sempre porque os nossos comentadores a cada momento surpreendem.
Este Blog não valeria quase nada sem os contributos de muitos dos nossos visitantes.

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP