domingo, 5 de março de 2006

CD da OLB foi lançado no ano passado

A Orquestra Ligeira dos Biscoitos (OLB) lançou o seu primeiro registo discográfico no dia 5 de Março de 2005, faz precisamente hoje um ano.
A cerimónia de apresentação do trabalho, aconteceu no Museu do Vinho e esteve a cargo do maestro Claus Nymark. Nessa mesma ocasião, e por inicativa da Casa da Cultura da Terceira, a orquestra realizou um concerto interpretando temas de The Doors, Phil Collins e John Lennon/Paul McCartney, presentes no disco.
O CD da Orquestra Ligeira dos Biscoitos é composto por 14 interpretações instrumentais de compositores norte-americanos e ingleses, que integram o reportório a que a orquestra já habituou o público nas suas actuações – do Latino ao Jazz, passando pelo Rock e pelo Swing, além de alguns temas populares açorianos. O disco concretizou uma ambição do grupo desde o início da sua formação.
Este trabalho foi realizado sob a direcção artística de Durval Festa (actual maestro da orquestra), com gravação, mistura e masterização da responsabilidade de Emiliano Toste, com o apoio de entidades públicas e privadas (entre outras, conta-se a Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional da Cultura, que atribuíu 3.500,00€ à Sociedade Recreativa Biscoitense, destinados à edição deste CD - Jornal Oficial, II Série, nº 39, 27/Setembro/2005).
Participaram vinte e dois elementos executando clarinete; saxofones alto, tenor e barítono; trompetes; trombones; guitarra, viola baixo, bateria e percussão.
Em declarações a Andreia Fernandes, na altura do lançamento do CD, o maestro da Orquestra Ligeira dos Biscoitos, Durval Festa afirmou que “este CD significa muito. Significa que vai ficar algo que muita gente pedia e nós não tínhamos. Nós fizemos deslocações, principalmente na deslocação ao Canadá e ao Brasil, vai fazer precisamente um ano, quando terminávamos os nossos concertos, nós tínhamos outro tipo de lembranças que deixavam o nome, mas solicitavam-nos muito CD’s ou cassestes. As cassetes já estão um pouco fora de moda, pelo que optámos por um CD, para que alguém fique com um registo, e nós também do nosso trabalho”.
Criada em 1998 e sedeada no Bairro de São Pedro, a Orquestra Ligeira dos Biscoitos tem tido um importante papel no desenvolvimento dos músicos da Filarmónica Recreativa Biscoitense e de outros pontos da ilha e da Região. Inicialmente sob a batuta do maestro 1.º Sargento Oliveira, 15 elementos actuavam com um repertório de três peças. No ano seguinte os músicos eram já 22 e a direcção da orquestra passava para o 1.º Sargento Henrique Leitão. Desde Outubro de 2000 sob a orientação de Durval Festa, a orquestra continua a marcar presença nos mais variados eventos culturais. Tem passado pelas festas tradicionais das freguesias da Terceira, animado casamentos, e participado nos mais diferentes eventos musicais dos Açores, como as Sanjoaninas, em Angra, as Festas da Praia da Vitória, o “Cais de Agosto”, no Pico. No ano de 2001 foi convidada de honra no Festival AngraJazz, concretizando mais um objectivo inerente à condição de “jovens que não se acomodam ao sucesso, nem se abatem com as contrariedades que surgem”, como descrevem os próprios. Em 2002, a orquestra culmina um ano de intensa actividade com uma deslocação ao Canadá, onde permaneceu durante cerca de três semanas em concertos pelas cidades de Montreal, Toronto e Mississauga. Em 2004 a Orquestra apresentou-se no Brasil e em 2005 esteve no norte de Portugal Continental.
No próximo dia 20 de Abril a OLB completa oito anos de existência.
Fonte: Diário Insular (2 e 13/Março/2005)

2 comentários:

Anónimo,  7/3/06 13:51  

Um aniversário merece sempre parabéns.


Tomaz

José Aurélio Almeida 16/3/06 23:36  

Informações adicionais:
Título: ORQUESTRA LIGEIRA DOS BISCOITOS
Intérprete: ORQUESTRA LIGEIRA DOS BISCOITOS
Direcção artística: DURVAL FESTA
Textos: VÍCTOR LUIS
Símbolo da O.L.B.: MIGUEL ÂNGELO
Gravação, mistura e masterização: EMILIANO TOSTE

FAIXAS / TEMAS: 1. Light my fire; 2. What a wonderful world; 3. Build me up, buttercup; 4. Stranger on the shore; 5. Go daddy-o; 6. You'll be my heart; 7. If you can´t rock me; 8. Can't buy me love; 9. Zoot suit riot; 10. Yeah; 11. Tubthumping; 12. Lady marmalade; 13. Love potion number nine; 14. Livin la vida louca.

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP