terça-feira, 18 de abril de 2006

Padre José Alves Trigueiro editou livro


O Pe. José Alves Trigueiro, natural da Fazenda, concelho das Lajes das Flores, onde actualmente é sacerdote, e antigo pároco dos Biscoitos durante mais de 10 anos, publicou em 2005 um livro de fotografia das ilhas Flores e Corvo.
Esta obra é composta por cerca de 8 dezenas de magníficas fotografias, todas elas contextualizadas por uma original e interessante forma de as identificar, apresentando a localização de cada uma delas nos mapas de cada das ilhas ocidentais.
No prefácio da obra o Padre Caetano Tomás (também florentino) afirma que "o Pe. Trigueiro é um técnico e um artista com larguíssima experiência de fotografia. Como técnico ele sabe, como ninguém, utilizar os grandes recursos fotográficos da actualidade. Como artista sabe descobrir, estruturar e fixar os riquíssimos elementos das paisagens florentinas."
Na sua nota de abertura, o Pe. José Alves Trigueiro começa por registar, como explicação primeira para o gosto pela fotografia, que "a vida do homem é breve sobre a Terra e a sua lembrança quási sempre se desvanece da memória dos conterrâneos se estes não têm algum suporte visível que avive continuamente essa lembrança.
Por outro lado, o Amor que deve encher o coração de todos os humanos, é um verdadeiro motor para a acção construtiva de um Mundo Melhor em todos os aspectos da vida humana, tornando os homens mais felizes sobre a Terra, dando-lhes motivos de alegria e bem estar, destacando-se os aspectos culturais, sociais e vivenciais."

O livro “Flores e Corvo em Fotografia” foi apresentado em vários locais, incluindo na ilha de que é natural o seu autor. A apresentação teve lugar na noite de abertura da Festa do Emigrante 2005, a 15 de Julho, no Auditório Municipal das Lajes das Flores. Nessa mesma ocasião foi aberta nos Paços do Concelho uma exposição de fotografia do mesmo autor.
A 11 de Agosto foi a vez da obra ser lançada na sede da Associação Amigos da ilha das Flores, em Ponta Delgada, São Miguel, em cerimónia que contou com a presença (como orador) do professor Victor Hugo Forjaz.
Também foram vários os órgãos de comunicação social que deram notícia e apresentaram esta edição (Programa "Bom Dia" da RTP-Açores; A União - 7/Julho/2005; Diário dos Açores -11/Agosto/2005; Diário Insular -10/Setembro e 2/Outubro/2005).

Sobre o Padre José Alves Trigueiro descobrimos uma página na internet (http://casadoocidente.no.sapo.pt/Padre.Trigueiro.htm), incluída no site da Casa do Ocidente. Nesta página, para além do seu currículo pessoal, podem ser vistas muitas fotografias da sua autoria, incluindo algumas das que fazem parte do livro publicado.

Finalizamos expressando os nossos parabéns ao senhor Padre José Trigueiro, pelo seu excelente livro mas também por ser uma referência para os biscoitenses, principalmente para os da nossa geração. Desejamos igualmente felicidades para os seus projectos actuais e futuros.

Hoje, especialmente, apresentamos-lhe os parabéns também por mais um aniversário.

8 comentários:

Anónimo,  20/4/06 14:33  

Este livro é também uma carta aos biscoiteses.Obrigado Senhor Padre Trigueiros.E um abraço pela vossa obra.

Anónimo,  21/4/06 20:44  

Este bom livro é sem dúvida um precioso legado, que o seu autor deixa ao genero humano.
Anselmo

Anónimo,  13/6/06 02:00  

São as mais rasgadas e panorâmicas fotografias das Flores que conheço. Espero que estejam no livro.
Parabéns ao autor.
onésimo

Anónimo,  13/6/06 02:01  

O livro está à venda onde?
o.t.a.

José Aurélio Almeida 20/7/06 17:47  

Caro Anónimo:
Se nos permitir, subscrevemos o seu comentário.

José Aurélio Almeida 20/7/06 17:50  

Caro Anselmo:
Esperemos que outros excelentes legados do mesmo autor ainda sejam possíveis.
Que Deus dê vida e saúde ao senhor Padre Trigueiros, agora na sua terra de nascença, para continuar a contemplar-nos com os frutos da fotografia, que ele tanto aprecia.

José Aurélio Almeida 20/7/06 17:51  

Caro Onésimo:
Realmente estão várias belas panorâmicas florentinas no livro.

José Aurélio Almeida 20/7/06 17:53  

Caro O.T.A.:
Infelizmente não sabemos onde se pode adquirir esta excelente obra.
Pela nossa parte tivemos a sorte de ter acesso a um exemplar oferecido pelo autor a uma instituição local dos Altares.

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP