De acordo com notícia publicada pelo "
Diário Insular" (20/Julho/2006), foram
lançadas na passada quarta-feira cerca de
100 mil moscas esterilizadas numa
zona de pomares na freguesia dos
Biscoitos.
Segundo explicou o
professor David Lopes ao DI, a ideia central do projecto é colocar moscas macho esterilizados a cruzarem-se com as fêmeas e torná-las inférteis, esperando-se que o número de insectos na fruta desça de forma substancial.
Explica a mesma notícia que "são as fêmeas que picam a fruta e colocam os ovos, porém, após ficarem estéreis, deixam de afectar a fruta, para além de diminuir a população das moscas selvagens através deste método de controlo. O professor David Lopes disse ao DI que se trata de um projecto importante e que, a continuar a decorrer como actualmente, apenas ficará dependente do interesse de quem politicamente tutela a agricultura nos Açores. Através deste método, são conhecidos sucessos de monta na Madeira, Israel e em Espanha."
Esta foi uma acção que se
enquadrou no Projecto Interfruta, financiado pelo programa comunitário
INTERREG IIIB.
Segundo o que está expresso na sua página web, este projecto está a ser desenvolvido numa lógica de "cooperação entre Açores, Madeira e Canárias" e destina-se "a contribuir para a fruticultura regional". O objectivo global do projecto é "fazer renascer o interesse pela fruticultura, em especial, como primeira fase na Ilha Terceira".
Entre as várias áreas de estudo alvo deste projecto está a Agrometeorologia, para a qual os
Biscoitos foram seleccionados como uma das zonas de instalação de uma estação meteorológica, exactamente por esta freguesia ter sido considerada
uma das zonas de maior expressão frutícola.
3 comentários:
ISSO É MUITO POSITIVO PARA OS BISCOITOS. FINALMENTE A JUNTA DE FREGUESIA VAI SE MEXER "A SACUDIR MOSCA DAS ORELHAS".LOLOLOLOL
Caro Anónimo:
Se a medida resultar, a médio prazo o número de moscas nos Biscoitos vai diminuir.
Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»
Enviar um comentário