sábado, 1 de julho de 2006

SFPB assinala aniversário no Dia de São Pedro

Na passada quinta-feira, 29 de Junho, comemorou-se o Dia de São Pedro, padroeiro dos Biscoitos.
Este é também o dia em que a Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense assinala o seu aniversário, visto que também tem São Pedro como seu padroeiro.
De acordo com notícia publicada pelo jornal Diário Insular (1/Julho/2006), esta agremiação "celebrou anteontem a passagem dos 74 anos sobre a sua fundação."
Este aniversário remete para 1932, como provável ano de formação desta associação. Um comentário que recebemos neste Blog em 23 de Novembro de 2005, informa-nos que a mesma recebeu Alvará em 5 de Abril de 1948, sendo os seus Estatutos de 31 de Março anterior. O biscoitense que deixou o comentário informou ainda que esses estatutos integravam 38 artigos, arrumados em três capítulos e firmados por dezasseis assinaturas, com a de João Simas Gomes a abrir.
O órgão de comunicação social que acima referimos adianta que "a Progresso Biscoitense tem vastos pergaminhos na música no que se refere ao norte da Ilha Terceira e a sua fundação custou muito trabalho aos seus fundadores, que se juntaram no local onde ainda hoje é a sede para construírem o primeiro edifício do qual ainda restam algumas parcelas.
Com sede em estado bem perto do lastimável, a Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense destaca-se, porém, por possuir uma das melhores salas para ensaio dos músicos, construída por volta do ano 2000, e que consta de uma vasta sala onde a acústica mereceu os melhores cuidados.
Esta sala encontra-se cercada de pequenos gabinetes onde funcionam, por exemplo, a sala da regência, uma biblioteca, casas de banho e salas para arrumo de instrumentais e fardas caso isso seja necessário.
O resto do edifício, com excepção do tecto colocado recentemente, encontra-se num elevado nível de degradação a necessitar de obras.
A começar pelo chão do seu salão de festas e espectáculos, e até ao palco, existe um conjunto de necessidades que se manifestam de forma mais concreta nas decrépitas cadeiras que todos os anos exigem reparações vultuosas, sobretudo na época que antecede o Carnaval, em que a sala se torna pequena para os muitos associados e público de várias partes da ilha que ali acorre para assistir aos espectáculos das danças e bailinhos de Carnaval."
Este dia de aniversário foi aproveitado "para homenagear alguns dos seus músicos com vários anos de casa, sendo que, em um dos casos, o músico Eduardo Fagundes foi muito aplaudido pelos associados quando recebeu a sua medalha de reconhecimento pelo facto de estar em permanência a tocar na Filarmónica há 36 anos", acrescenta a mesma fonte.

ACTUALIZAÇÃO
Um comentador anónimo, decerto conhecedor da instituição em causa bem como das instalações da mesma, alertou-nos para algumas imprecissões no texto jornalístico que transcrevemos.
Assim, agradecemos e apresentamos de seguida a parte essencial do comentário recebido (na íntegra na zona própria) dando espaço ao interessante e profícuo exercício do contraditório:
"1.º erro: "Com sede em estado bem perto do lastimável" Não é a sede que está em estado lastimável, mas sim a sala de espectaculos. Metade da area da SFPB está em MBom estado. Cerca de 15% da restante area foi remodelada (sotão e sala de entrada c/escritório). Apenas resta cerca de 35% no "dito estado lastimável.
2.º erro: " ... a Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense destaca-se, porém, por possuir uma das melhores salas para ensaio dos músicos, construída por volta do ano 2000 ..."O erro nem é no "destaca-se", porque apesar de realmente ser verdade que a sala de ensaios é uma das melhores salas da actualidade, não só para ensaios de filarmónica, como também para qualquer gravação audio, sendo toda a sua configuração (desenho, escolha de materiais das paredes, moveis, cortinados, e até a inclinação do tecto) testada acústicamente e com resultados do Bom ao Muito Bom. O erro é a "falta de memória intencionada" do estranho esquecimento da data ou ano de conclusão. As obras da referida sala (e de toda a area musical circundante, ficaram concluidas no final do ano de 2001.
3.º erro: "Esta sala encontra-se cercada de pequenos gabinetes onde funcionam, por exemplo, a sala da regência, uma biblioteca, casas de banho e salas para arrumo de instrumentais e fardas caso isso seja necessário".
A sala não se encontra "cercada" de gabinetes. A sala não é um cerrado. A sala, ou melhor, a zona musical da filarmónica, encontra-se sim dotada de um gabinete para o regênte, dois wc, uma mini-biblioteca, uma sala de aulas polivalente (música e informática), uma sala para ensaio de naipes e uma arrecadação (para guardar as fardas e/ou instrumentos musicais)."

Nota: Actualizamos este artigo a 7 de Julho de 2006, na sequência de um comentário recebido sobre o mesmo (para mais fácil percepção, a parte nova do texto está a azul).

2 comentários:

Anónimo,  5/7/06 02:06  

"Com sede em estado bem perto do lastimável, a Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense destaca-se, porém, por possuir uma das melhores salas para ensaio dos músicos, construída por volta do ano 2000, e que consta de uma vasta sala onde a acústica mereceu os melhores cuidados.
Esta sala encontra-se cercada de pequenos gabinetes onde funcionam, por exemplo, a sala da regência, uma biblioteca, casas de banho e salas para arrumo de instrumentais e fardas caso isso seja necessário".

JAurélio, é pena que tenhas feito a transcrição do artigo publicado pelo Diário Insular, porque é de lamentar que "esse famoso sr. jornalista" nem se tenha dado ao trabalho de ... mas passamos ao que interessa.

1.º erro: "Com sede em estado bem perto do lastimável"
Não é a sede que está em estado lastimável, mas sim a sala de espectaculos. Metade da area da SFPB está em MBom estado. Cerca de 15% da restante area foi remodelada (sotão e sala de entrada c/escritório). Apenas resta cerca de 35% no "dito estado lastimável.
2.º erro: " ... a Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense destaca-se, porém, por possuir uma das melhores salas para ensaio dos músicos, construída por volta do ano 2000 ..."
O erro nem é no "destaca-se", porque apesar de realmente ser verdade que a sala de ensaios é uma das melhores salas da actualidade, não só para ensaios de filarmónica, como também para qualquer gravação audio, sendo toda a sua configuração (desenho, escolha de materiais das paredes, moveis, cortinados, e até a inclinação do tecto) testada acústicamente e com resultados do Bom ao Muito Bom. O erro é a "falta de memória intencionada" do estranho esquecimento da data ou ano de conclusão. As obras da referida sala (e de toda a area musical circundante, ficaram concluidas no final do ano de 2001.
3.º erro: "Esta sala encontra-se cercada de pequenos gabinetes onde funcionam, por exemplo, a sala da regência, uma biblioteca, casas de banho e salas para arrumo de instrumentais e fardas caso isso seja necessário".
A sala não se encontra "cercada" de gabinetes. A sala não é um cerrado. A sala, ou melhor, a zona musical da filarmónica, encontra-se sim dotada de um gabinete para o regênte, dois wc, uma mini-biblioteca, uma sala de aulas polivalente (música e informática), uma sala para ensaio de naipes e uma arrecadação (para guardar as fardas e/ou instrumentos musicais).
PARABÉNS Á FILARMÓNICA (músicos, regênte e direcção) PROGRESSO BISCOITENSE

José Aurélio Almeida 12/8/06 17:50  

Caro Anónimo:
Pedimos desculpa pela transcrição "cega".
Em contrapartida já actualizamos o artigo com base neste comentário.
Obrigado.

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP