sábado, 16 de dezembro de 2006

"Bocas de Mulheres" na SFPB

Bocas de Mulheres” é a encenação que é apresentada hoje, sábado, na Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense.
O espectáculo terá lugar às 21h30, com entrada gratuita.

PROTAGONISTAS
A peça de teatro que hoje é levada à cena consiste no mais recente trabalho do poeta Álamo de Oliveira, natural do Raminho e com uma vasta e diversificada produção artística.
Em palco este texto ganha vida com as actrizes Carmo Amaral, Filomena Ferreira e Judite Parreira.

TEMA
De acordo com uma nota da direcção da Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense divulgada por órgãos de comunicação social locais, o enredo desta peça constitui uma divertida visão do papel da mulher “no século XX, na sociedade portuguesa, tanto no espaço rural como urbano, nos Açores e nos diversos destinos de emigração portuguesa”. “A abordagem bem humorada de vários assuntos que se revestem da atmosfera de tabus, referentes ao papel e lugar da mulher durante o último século, na nossa sociedade, será um modo de Álamo de Oliveira trazer até ao público mais uma das suas obras”, refere a mesma nota.

OBRA INTERNACIONAL
Como curiosidade registamos que esta peça foi estreada a 16 de Dezembro do ano passado, na sede do Alpendre, e nasceu a propósito da segunda edição de um congresso sobre “A Vez e a Voz da Mulher em Portugal e na Diáspora”, realizado na Califórnia, em Abril de 2005.
Este espectáculo também já foi apresentado nos Estados Unidos da América (Turlock, 8/Abril/2006).

INICIATIVA
Segundo a nota já mencionada, esta é uma das várias actividades que esta sociedade leva a efeito com o objectivo de dinamizar um espaço que tradicionalmente se abria apenas durante o período do Entrudo, recebendo as danças e bailinhos de Carnaval. Segundo o presidente da direcção, Pedro Juliano Cota, “a par de outras actividades que tiveram lugar durante o presente ano, esta é mais uma iniciativa que se insere nos propósitos desta direcção de tornar o papel da Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense mais aberta à comunidade em que se insere, procurando oferecer um leque de actividades tão variado como de qualidade”.

Fontes: Diário Insular (14/Dezembro/2005 e 15/Dezembro/2006) e A União (15/Dezembro/2006)

Nota: A nossa agenda foi actualizada com vários eventos para hoje e para amanhã.

Faz hoje um ano que publicamos:

1 comentários:

José Aurélio Almeida 10/1/07 01:46  

O Expresso das Nove publicou uma breve referência a este espectáculo na sua secção de cultura da edição de 29 de Dezembro de 2006.

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP