sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Época taurina de 2006

9 TOURADAS À CORDA E 2 VACADAS
Neste ano de 2006 a freguesia dos Biscoitos contou com todas as touradas estipuladas oficialmente como "tradicionais" (num total de seis, de acordo com o Regulamento das Touradas à Corda na Região Autónoma dos Açores; Julho: 1 na Rua Longa e 1 no Largo da Igreja Velha - Festas de São Pedro; Setembro: 3 no Caminho do Concelho - Festas do Imaculado Coração de Maria - e 1 no Porto - Festas de Santo António) e ainda com três touradas "não tradicionais" e duas vacadas (ver mais dados aqui neste Blog em 29 de Setembro de 2005 ou pesquisar no mesmo através da palavra "tourada").

Por estatísticas realizadas por J. H. Toste Pimpão (Diário Insular, 1/Novembro/2006), este saldo de onze espectáculos taurinos coloca os Biscoitos no 3º lugar da lista de freguesias do concelho da Praia da Vitória com mais touradas (incluindo vacadas e bezerradas). No total da Ilha Terceira esta freguesia ocupa a 7ª posição, a par com São Sebastião.

Para além dos eventos realizados na própria freguesia, um balanço da época taurina não ficaria completo sem referência à Ganadaria Duarte Pires, cujo proprietário reside nos Biscoitos.

O grande destaque vai para a ida até Portugal Continental onde pastores da Ganadaria Duarte Pires exerceram as suas funções na 8ª Corrida à Corda da OVIBEJA, no dia 6 de Maio. Pode ser vista uma reportagem desta tourada no site da TV OviBeja.
Segundo o programa divulgado pela própria organização com a colaboração do Governo Regional dos Açores.

Na Ilha Terceira, para além da participação em alguns eventos paralelos (como o desfile que mencionamos aqui a 22 de Setembro) esta ganadaria participou com um touro numa tourada realizada a 1 de Julho no Posto Santo (in Agenda da Associação Regional de Criadores da Tourada à Corda).

Durante 2006 Duarte Pires, proprietário da Ganadaria com o mesmo nome, recebeu do Governo Regional dos Açores, através do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, uma comparticipação financeira de 2750€ por via de ter tido animais bovinos de raça brava atingidos pela paratuberculose (Portaria nº 159/2006 - Jornal Oficial, IIª Série, nº 15, 11 de Abril de 2006).

Faz hoje um ano que publicamos:
Festa de Natal transmitida para emigrantes

1 comentários:

Anónimo,  14/1/07 14:14  

Os pontifices e os toiros


Sabe-se, de ciência certa, ter havido dois pontifices, que presenciaram corridas de toiros. Foram Calisto III e Alexandre VI.Escusado será, talvez, dizer, que ambos eram espanhóis.
« A juventude da nobreza romana- diz um ilustre erudito -persuadida, sem dúvida, pelos espanhóis residentes na capital do orbe católico, quiz obsequiar o papa(Calisto III) com uma festa de toiros ao uso de Espanha, e para isso foi preparago da melhor forma possível o anfiteatro Flavio. A braveza dos toiros desconcertou os cavaleiros na hora do perigo, e morreram muitos deles, e outros receberam gravíssimos ferimentos, ficando memória muito dolorosa dessas festas».
Na corrida de que foi testemunha Alexandre VI, não ocorreram, porém, tamanhas desgraças.

Em relação a Ovibeja julgo saber que para além de valentes sustos e pelo menos uma colhida,não houve mortes.Um abraço para o "exportado" aficcionado e amigo do seu amigo senhor Eng.º Joaquim Grilo Pires, secretário da Agricultura das ilhas dos Açores e também para o ganadeiro Senhor Pires.Parabéns e até à próxima aí ou aqui?!

Zé Lencastre

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP