9 TOURADAS À CORDA E 2 VACADAS
Neste ano de 2006 a freguesia dos Biscoitos contou com todas as touradas estipuladas oficialmente como
"tradicionais" (num total de
seis, de acordo com o Regulamento das Touradas à Corda na Região Autónoma dos Açores; Julho: 1 na Rua Longa e 1 no Largo da Igreja Velha - Festas de São Pedro; Setembro: 3
no Caminho do Concelho - Festas do Imaculado Coração de Maria - e 1 no Porto - Festas de Santo António) e ainda com três touradas "não tradicionais" e duas vacadas (ver mais dados aqui neste Blog em 29 de Setembro de 2005 ou pesquisar no mesmo através da palavra "tourada").
Por estatísticas realizadas por J. H. Toste Pimpão (Diário Insular, 1/Novembro/2006), este saldo de onze espectáculos taurinos coloca os Biscoitos no 3º lugar da lista de freguesias do concelho da Praia da Vitória com mais touradas (incluindo vacadas e bezerradas). No total da Ilha Terceira esta freguesia ocupa a 7ª posição, a par com São Sebastião.
Para além dos eventos realizados na própria freguesia, um balanço da época taurina não ficaria completo sem referência à Ganadaria Duarte Pires, cujo proprietário reside nos Biscoitos.
Segundo o programa divulgado pela própria organização com a colaboração do Governo Regional dos Açores.
1 comentários:
Os pontifices e os toiros
Sabe-se, de ciência certa, ter havido dois pontifices, que presenciaram corridas de toiros. Foram Calisto III e Alexandre VI.Escusado será, talvez, dizer, que ambos eram espanhóis.
« A juventude da nobreza romana- diz um ilustre erudito -persuadida, sem dúvida, pelos espanhóis residentes na capital do orbe católico, quiz obsequiar o papa(Calisto III) com uma festa de toiros ao uso de Espanha, e para isso foi preparago da melhor forma possível o anfiteatro Flavio. A braveza dos toiros desconcertou os cavaleiros na hora do perigo, e morreram muitos deles, e outros receberam gravíssimos ferimentos, ficando memória muito dolorosa dessas festas».
Na corrida de que foi testemunha Alexandre VI, não ocorreram, porém, tamanhas desgraças.
Em relação a Ovibeja julgo saber que para além de valentes sustos e pelo menos uma colhida,não houve mortes.Um abraço para o "exportado" aficcionado e amigo do seu amigo senhor Eng.º Joaquim Grilo Pires, secretário da Agricultura das ilhas dos Açores e também para o ganadeiro Senhor Pires.Parabéns e até à próxima aí ou aqui?!
Zé Lencastre
Enviar um comentário