terça-feira, 23 de novembro de 2010

Nova zona de escalada nos Biscoitos

A associação “Os Montanheiros” equipou recentemente uma nova zona de escalada na freguesia dos Biscoitos, situada na encosta marítima do Biscoito Bravo.
Num projecto, coordenado pel'
“Os Montanheiros”, e com o apoio da Junta de Freguesia dos Biscoitos, da Câmara Municipal da Praia da Vitoria e do Regimento de Guarnição nº 1, em cinco dias de trabalho foram equipadas 18 novas vias de escalada com alturas entre os 15 e 30 metros, e com dificuldades acessíveis a todos os praticantes, resultando num “local com excelentes condições para a modalidade”, conforme informação noticiada na comunicação social.
Estas novas vias pretendem ser um marco de desenvolvimento da modalidade na ilha, modalidade essa que tem vindo a atrair cada vez mais praticantes assíduos”, refere António Soares, responsável pela
Secção de Escalada de “Os Montanheiros”.


Este monitor de escalada, contactado pelo Blog Biscoitos, declarou que "a Zona de Escalada Desportiva dos Biscoitos, é neste momento a melhor zona de escalada da Terceira e uma das duas melhores dos Açores" não sendo, contudo, na generalidade, uma zona de escalada de iniciação, pelo que deve ser utilizada por escaladores já experientes, no que toca aos conhecimentos sobre as técnicas, os materiais e os riscos deste desporto.


Sendo uma Escola de Escalada uma "porção" de rocha onde foram colocadas várias buchas que seguem uma determinada linha a que se chama Via de Escalada, um sector com várias destas vias chama-se Escola ou Zona de Escalada Desportiva, pois aí se pratica a Escalada Desportiva. António Soares explica que "na Zona dos Biscoitos estas vias tem a altura mínima de 15 e máxima de 30 metros, sendo a altura média das vias de 20 metros, pelo que será necessário utilizar sempre uma corda dinâmica de pelo menos 60 metros. Quanto à dificuldade, (...) nesta zona a via mais facil é IV grau (via fácil) e a mais difícil de 8a (muito difícil), sendo que 70% das vias tem dificuldades de 7a (difícil) ou mais, logo é uma zona de escalada para escaladores experientes. No entanto tem 4 vias entre o IV e o V grau, pelo que poderá ser visitada mesmo por iniciantes."


Tendo “Os Montanheiros” monitores experientes e devidamente credenciados pela Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada para acompanhar grupos em actividades de escalada em Rocha, recomenda-se que para qualquer actividade, puderão e deverão ser contactados através do telefone da sede desta associação (295212992). Mediante solicitação também poderá ser viável a realização de formação a quem estiver interessado.

As imagens que aqui publicamos bem como outras fotos e mais informações estão disponíveis em http://blogdachanoca.blogspot.com/.


De registar que este é, assim, o segundo espaço preparado especificamente para escalada nos Biscoitos, tendo em conta a existência de uma parede preparada para o mesmo fim, no interior do pavilhão desportivo da EBI dos Biscoitos.


Fontes: A União (9/Novembro/2010); Os Montanheiros - Secção de Escalada (página e blog).




Faz hoje cinco anos que publicamos:
Biscoitos: que futuro? V

0 comentários:

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP