quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Paisagem dos Biscoitos - A Vinha ou a Casinha????

Este título não é nosso. É do blog "a BELA e o MONSTRO" que, fazendo justiça à função de "denunciar os maus exemplos e expor os bons", lançou a discussão sobre a actual situação da típica paisagem da zona litoral dos Biscoitos.
Quatro fotografias de construções na referida área são o mote para a participação dos visitantes, através de comentários.
Nós aplaudimos a iniciativa e convidamo-vos a ler os comentários já lá inscritos bem como a participar nesta importante reflexão. Trata-se de uma temática primordial para o presente e o futuro da freguesia dos Biscoitos.
Tendo em conta este facto colocamos o referido artigo na zona de destaques da nossa barra lateral e incluimos uma ligação para o blog "a BELA e o MONSTRO" na mesma barra.
Faz hoje um ano que publicamos:

9 comentários:

Anónimo,  4/3/07 17:03  

Numa certa escola o professor perguntou a um aluno:

- Olha lá, o que é uma tangente?
O aluno respondendo prontamente:

- Eh!Senhô professô,eu sei!
É quando batemos à porta e alguém nos responde, tã gente!

A porta da casinha!!!
Esse falar açoreano têm destas coisas!!!

Anónimo,  5/3/07 05:10  

os japoneses e' que disem ( ta-gente ) o Almeida e' toudo ( RABO-TORTO )
carlos barros
( rabo-torto )

california u s a

Anónimo,  8/3/07 15:29  

Na Internet esbarrei
E apreciei,
Um blogspot lutador
De grande utilidade
Desconhecido deste navegador,
Biscoitos, páginas e curiosidades,
Vinha e o Outono a cair,
Também outros dirão,
Curraletas e betão
Estão a competir,
Posted by José...
Hoje dia oito
Defender mostrando, qual é
O segredo desse negro biscoito
Aos poucos vendido...?


Posted by Vanda Flores

Anónimo,  8/3/07 18:09  

Ó senhor Carlos Barros, diga lá quem quiser mas para festas é na Terceira!! Veja só o Carnaval.
Há quem trabalhe e muito, durante as suas horas de serviço para depois com muito gosto trabalhar para a festa! E ainda há quem diga que o terceirense não quer trabalhar ou não trabalha!!!!
Veja só em termos económicos o que se movimenta!!!!
Um abraço dum rabo-torto!

Anónimo,  11/3/07 17:43  

Li com atenção "a Bela e o Monstro" e gostei!
Falam nas casinhas, nas ervas das curraletas abandonadas, não falam na "mirica faya" que faz parte da zona classificada pela UNESCO na ilha do Pico, aliás uma "Faya" protegida e aconselhada a plantar junto das estradas dos Açores.Mas, esquecem a vinha!
A vinha têm que apanhar sol! E, o alqueire e meio ou os dois alqueires (com excepções claro).É ver os bocados de curraletas abandonados para os medir com os olhos...para além da casinha fica a sombra!É uma morte assistida da vinha...
No Pico com a classificação...são os muitos e muitos ...muiiiitooos EUROS que ainda mantem os currais que diga-se de ano para ano são cada vez menos a produzir! Assim lá a vinha é conduzida em espaldar em linha de maneira a mecanizar. Só que não é já no litoral...pois os ventos mareiros...O clima na ilha do Pico no que se refere à vinha já não é o mesmo, pois a maior parte dos currais estão hoje com "mirica faya" , "Pitosporum Umdulatum" ou seja o incenso e outras plantas.
Recuperar os currais no Pico ou as curraletas nos Biscoitos com betão armado ...agora com ervas ...Olhem ao fim de cinco anos de abandono uma vinha têm óptimas condições para produzir. É uma prática frequente em países vinhateiros.
Até algumas doenças desaparecem!!!
Casinha ou vinha???
Convinha, não?

Anónimo,  12/3/07 19:43  

Aos interessados na proteçcão das curraletas (com ou sem vinha ou até só com as tais plantas que um comentador anterior refere)e tb aqueles que gostariam ou desejam salpicar casinhas(adeguinhas...?)pelo litoral( até bem em cima da rocha...) biscoitense convido-os (ou convido-as) a lerem com atenção a página do Diário Insular de 4 de Julho(não têm nada com os EUA)de 1999, um Domingo.
Título: Perspectivas

1.ª Demão
(Assina) Barbosa d'Almeida (ou H.D.? ou S.A.?)

Uma casa biscoitense...

Cada um ou cada uma é livre de pensar e escrever, assim como defender aquilo que lhe parece na sua mente mais correcto.
Gostaria da vossa opinião!

Anónimo,  12/3/07 21:01  

AH! Essa já é conhecida, trata-se de um artigo de opinião, salvo o erro, do naturalizado biscoitense Henrique Dédalo!? Ou não?

Anónimo,  14/3/07 16:21  

"O gosto pelas touradas é proporcional ao gosto pelos vinhos".

Ernest Hemingway


Nota: será que terceirense não gosta de toiros?
Vinho é cultura.Também há a cultura taurina.

Anónimo,  17/3/07 10:19  

Sempre houve curraletas ambandonadas na orla marítima dos Biscoitos!(isto para os curiosos- a curiosidade é ignorância), tal como sempre houve prédios ou casas à venda. São uns a comprar, outros a vender. Uns a abandonar curraletas outros a cultivá-las.
Assim vai a vida.Sempre houve épocas de crises vitivinícolas. Agora como é óbvio muito mais complicado. Cruzar os braços e ir a uma jantarada é mais fácil. Depois a culpa é do governo ou então também como se costuma ouvir "o governo paga"!!
Não sou governante nem sou de lamber algum emprego.

Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP