sábado, 10 de março de 2007
Neste dia em que a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos (CVVB) completa 14 anos de existência (ver aqui, a 23/Maio/2006), registamos o facto de uma iniciativa sua ter sido objecto de inclusão na interessante página Portugal + Positivo.
Este sítio foi criado com o pressuposto que "Portugal é um País fabuloso e o potencial está nos Portugueses. Há que "pensar diferente" e criar um ciclo virtuoso focando no que Portugal tem de melhor!" Na sua categoria "Notícias positivas" está então uma nota intitulada "Vinho Verdelho dos Biscoitos (Açores)", em que se dá nota que a CVVB realizou, em 18 de Novembro de 2006, "na Casa dos Açores, em Lisboa, uma prova de vinhos brancos dos produtores da Ilha Terceira, acompanhada pela degustação de vários queijos regionais." É dito ainda que esta "foi a primeira prova realizada fora da Região Autónoma dos Açores e teve como objectivo dar a conhecer a produção vinícola daquela ilha, bem como os doces e os queijos regionais".
Eco no "Correio da Manhã"
Esta notícia inclui ainda uma ligação para artigo semelhante, publicado pelo jornal "Correio da Manhã". Este diário nacional acrescenta que na altura foram "entronizados novos membros da Confraria" e também publica uma fotografia do acontecimento.
A mesma prova de vinhos e queijos deu ainda origem a um artigo de opinião publicado no jornal "A União" (25/Novembro/2006).
Da autoria de Irene Ataíde, este artigo fornece, entre outros elementos, um conjunto de informações sobre as entidades, pessoas, vinhos e queijos envolvidos. Com a devida vénia à autora pelo interesse e acção em prol da temática vinícola biscoitense, repescamos algumas passagens do seu texto:
"Foi por sugestão do Confrade Luís Brum, que a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos "meteu mãos à obra", iniciando de imediato contactos com os produtores locais, de vinhos e queijos (...) tendo recebido o melhor apoio, oferecendo os seus produtos que estiveram expostos e foram dados a provar a cerca de 90 pessoas, entre as quais os confrades de mérito e devoção, e insignados da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, representante da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal e de confrarias geminadas.
Presentes pela Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos o Grão Mestre Jácome Bruges, o vice Grão Mestre Irene Ataíde, e os confrades Miguel Amorim e Fátima Amorim, Fernando Pessoa, Norberto Ávila, João Ghira e Academia das Carnes da Madeira.
Na sessão de abertura e após as intervenções do Grão Mestre e Vice Grão Mestre, o arq. Fernando Pessoa, falou sobre a paisagem dos Biscoitos, a engª. Maria João Pires, como representante do presidente da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, referiu-se à importância da prova que se ia realizar e finalmente o eng. Miguel Amorim, como enólogo responsável especialmente pelos vinhos da Casa Agrícola Brum, e indirectamente pelos restantes vinhos proferiu uma importante intervenção referindo-se com muito pormenor aos vinhos que estavam expostos, destacando o lançamento do vinho "DA RESISTÊNCIA", da Casa Agrícola Brum - na verdade um êxito que surpreendeu tudo e todos, recolhendo os maiores elogios.
(...) expostos e devidamente assinalados dos seguintes produtores e engarrafadores:
Casa Agrícola Brum, Lda. com os vinhos de mesa "Donatário" e "DA RESISTÊNCIA"; José Manuel Machado de Sousa com o vinho de mesa "Pedras de Lobo", José Manuel Silva Cardoso com o vinho de mesa "Quinta das Vinhas", Dimas Simas Lopes com o vinho de mesa "Vinha Branca" e a Adega Cooperativa dos Biscoitos C.R.L. com o vinho de mesa "Moledo"."
Faz hoje um ano que publicamos:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
A Revista "O Escanção" n.º 94 referente a Janeiro/Fevereiro do ano corrente também dedica quase uma página, com foto, ao evento:
"Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos com prova de vinhos da Terceira e queijos dos Açores".
O prazer de ser português têm destas coisas, defender promovendo o que temos de bom e que se deve preservar.
Os meus parabéns a todos aqueles que positivamente fazem notícias positivas.
mjordão
O "Correio da Manhã" de hoje, dia 11,dá notícia das cerimónias realizadas no dia 10 em Lisboa pela Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos. Trazendo duas fotos durante a investidura dos novos Confrades de Mérito.
O Jornal a União que se publica na Terceira, nos dias 07 e 08 de Março, nas páginas 14 e 14 anuncia o seguinte:
10 de Março- Por iniciativa da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos terá lugar no dia 10 de Março em Lisboa, a entronização extraordinária de D. Duarte Pio,Dr. Menéres Pimentel, Arq. Ribeiro Telles e a Casa Agrícola Brum Lda. os quais serão investidos em confrades de Mérito.
A investidura decorrerá na Igreja da Lapa,na Rua da Lapa, às 11h00, seguida de Missa, que será rezada pelo Pdre terceirense António de Sousa, seguindo-se na Casa dos Açores um almoço de Sopas do Espírito Santo, doces regionais, ananás e licor de maracujá.
O evento está a despertar o melhor entusiasmo por parte das confrarias convidadas, considerando a oportunidade de estarem presentes a uma entronização da CVVB, que assim retribui os convites que recebe de todas as Confrarias Federadas para as entronizações que se realizam ao longo do ano.
Enviar um comentário