quarta-feira, 8 de abril de 2009

"Atlântida" nos Biscoitos

Acabou de ser transmitida neste momento, pela RTP Açores, a repetição do programa "Atlântida", produzido em directo na tarde do passado sábado, dia 4 de Abril, a partir do Museu do Vinho dos Biscoitos.


Fazendo o sumário do evento, após o introito pelo jornalista e apresentador Sidónio Bettencourt, tocou a Orquestra Ligeira dos Biscoitos (OLB), produzindo excelentes sonoridades e animadas coreografias, com o tema "Tubthumping" (John Berry).

O primeiro entrevistado foi o Secretário da Junta de Freguesia dos Biscoitos, Rui Almeida (e não "Presidente", como foi legendado) que respondeu a questões sobre o presente e o futuro da freguesia.

Seguiu-se, em jeito de reportagem, um "retrato dos Biscoitos" captado pelo jornalista Nuno Neves, com nota histórica, referências a características, atracções turísticas, instituições, património e festividades deste "cantinho do paraíso".

Também entrevistado, o enólogo Miguel Amorim produziu respostas e comentários técnicos, próprios de quem conhece verdadeiramente a temática do vinho em geral e os vinhos produzidos nos Biscoitos em particular.

Nova reportagem de Nuno Neves, desta feita sobre o Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum, com Maria de Lurdes Brum a testemunhar a realidade deste espaço museológico, existente desde 1990.

A OLB executou "Sweet Carolina" (Neil Diamond/Claus Nymark), como segunda peça apresentada, neste caso incluíndo na sua formação dois cantores.

A componente vinícola e gastronómica começou com uma entrevista ao Presidente da Adega Cooperativa dos Biscoitos, Alcino Meneses, e prosseguiu com a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, através de entrevista ao seu Grão-Mestre, Jácome de Bruges Bettencourt. Ambos se referiram aos objectivos das respectivas instituições, bem como aos vinhos biscoitenses, muitos deles presentes em exposição. Durante estas intervenções os presentes e os telespectadores foram brindados com o "Donatário" da Casa Agrícola Brum, Lda.

Passou-se ao visionamento e descrição da típica gastronomia de adega e vindima açoriana, com a ajuda das biscoitenses Maria Augusta Codorniz, conhecida por "Maria Vindima", e Maria Nazaré de Sousa.

O primeiro contacto telefónico foi recebido de João Carlos Costa, a partir dos Estados Unidos da América (EUA). Durante este e os outros telefonemas (de Carmen Ferraz, João Linhares e Herberta Tavares, dos EUA) que se registaram ao longo do programa foram exibidas bonitas imagens da paisagem dos Biscoitos, ainda dominada pelas manchas de vinhas e pelo litoral rochoso.

A Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense (com 76 anos de existência, e não 174 anos, como foi referido) esteve presente, começando por executar "Festival" (Bertol).

Um grupo de utentes do Centro de Convívio da Casa do Povo dos Biscoitos também marcou presença cabendo a Lúcia Fernandes e a Lúcia Cordeiro a apresentação de variados trabalhos artesanais confeccionados pelos mesmos.

O também artesão biscoitense, José Eduardo Pereira, apresentou os seus trabalhos em vime que, segundo o próprio e dada a crise, passaram de "artigos utilitário para artigos de luxo".

Também este presente João Guilherme, emigrante nos Estados Unidos da América e proprietário de uma adega no litoral dos Biscoitos.

A Filarmónica Progresso Biscoitense registou uma segunda intervenção com "Festival" (Bertol).

Outra convidada foi a artista biscoitense Cecília Ribeiro. Esta ceramista expôs e comentou vários dos objectos que cria, por técnicas diversas.

A Filarmónica da Sociedade Recreativa Biscoitense (Bairro de São Pedro) começou por marcar presença com "O Lagarto" (António Coelho da Silva).

Também biscoitense e artista (pintor), para além de proprietário da Carmina Galeria, confrade, produtor de vinho e médico, Simas Lopes falou essencialmente sobre a vertente artística.

Nessa sequência, o biscoitense Rui Melo também foi entrevistado, acerca da sua produção artística.

Nova peça pela Filarmónica do Bairro de São Pedro, desta feita "Reinação" (João António Valente).
Luísa Fagundes apresentou o Centro de Idosos do Imaculado Coração de Maria bem como trabalhos dos respectivos membros, inclusive uma verdadeira relíquia com 50 anos, pertencente a Judite Baptista (que a usou na sua noite de núpcias).

O grupo de música tradicional Vozes da Ilha apresentou o tema "Suspiros".

O biscoitense Paulo Codorniz, na qualidade de Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória, saudou as comunidades e ofertou ao programa “Atlântida” um livro sobre o concelho da Praia da Vitória.

O programa finalizou com a execução do tema "Branca Flor" pelo grupo Vozes da Ilha.

De referir que o “Atlântida” é um programa da RTP Açores para a RTP Madeira e RTP Internacional, com produção de Victor Toste e Esmeralda Lima, realização de Carlos João Ávila e apresentação de Sidónio Bettencourt.

Note-se que a edição de 11 de Novembro de 2006 deste mesmo programa também conteve várias referências aos Biscoitos, já aqui apresentadas.

Como "uma imagem vale mais do que mil palavras", também publicamos o vídeo integral do episódio do “Atlântida” do passado sábado.





Para mais perspectivas e imagens aconselhamos o blogue "Bagos d' Uva", para além de uma alusão no "Azoriana" (que, curiosamente, detectou a nossa presença no Museu do Vinho).

6 comentários:

Anónimo,  9/4/09 09:42  

agora percebo essa do espírito renovado...com verdelho!
Ainda bem que regressou em força, sentimos a sua falta.

Eloísa

Azoriana 9/4/09 10:40  

Parabéns pelo regresso. Parabéns pelo excelente artigo descritivo de um acontecimento histórico para a Casa Agrícola Brum Lda. e para todos os residentes e simpatizantes da freguesia dos Biscoitos.
Obrigada pela referência ao meu blog e deixo o convite para vir à minha festa porque não é todos os dias que uma mulher simples como eu tem a alegria de comemorar cinco anos de escrita. Estou radiante porque o Blog Biscoitos do mui digno José Aurélio Almeida faz parte do meu leque de amigos bloguistas.
Vi a repetição do Programa Atlântida com muito gosto e avistei-me na delícia do Verdelho dos Biscoitos.
Bem-haja!

José Aurélio Almeida 9/4/09 11:53  

Cara Eloísa:
É certo que o verdelho anima.
É bom estar de volta a este ritmo e é bom contar com a vossa companhia.
Obrigado.

José Aurélio Almeida 9/4/09 11:56  

Cara Azoriana:
Obrigado pelos parabéns e comentários.
Na verdade quem está hoje realmente de parabéns é a Azoriana, pelos seus cinco anos a blogar.
É com prazer que passarei pela sua merecida festa.

Azoriana 9/4/09 12:17  

Já li o seu delicioso presente rimado. Adorei!

Obrigada e volte sempre.

Feliz Páscoa!

José Aurélio Almeida 9/4/09 12:19  

Cara Azoriana:
Ainda bem que gostou.
Feliz Páscoa para si também!

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP