quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Mudança de ano

Depois de uma interrupção, mais longa do que o previsto, regressamos neste início de Fevereiro com um balanço cuja publicação estava pensada para o início de Janeiro.
Assim, e para não fugir ao que fizemos no ano passado (ver 3 de Janeiro de 2006 e 4 de Janeiro de 2006), vamos apresentar um breve balanço de 2006 e fazer algumas considerações em relação a 2007.
Quer no que diz respeito ao ano que acabou quer no tocante ao que está a decorrer repartimos a nossa atenção pela freguesia dos Biscoitos e por este Blog.

2006 - BISCOITOS - A FREGUESIA
Decerto que muitos assuntos mereceriam relevo mas vamo-nos concentrar naqueles que abordamos ao longo do ano neste espaço virtual, no domínio das individualidades, dos investimentos, das instituições, das festividades, da vinha e do vinho e da zona balnear.

INDIVIDUALIDADES
No âmbito do que conseguimos acompanhar, e começando pelo plano das individualidades, 2006 foi um ano de destaque para vários biscoitenses.

Na esfera
política Carlos Cardoso, Presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos, evidenciou-se principalmente no tocante ao tratamento dado à problemática da insegurança que assolou a freguesia e a ilha durante alguns meses. Várias ecos sobre este assunto e a acção de Carlos Cardoso surgiram em diversos órgãos de comunicação social (ver 15 de Março, 13 e 16 de Julho).

Em termos artísticos Rui Melo continuou a demonstrar o seu enorme talento, nomeadamente através de várias exposições de pintura (Ponta Delgada em Janeiro, Praia da Vitória em Março, Angra do Heroísmo em Junho) mas também como cenógrafo (ver 21 de Abril), e músico (ver 20 de Junho, 9 de Agosto, 6 de Outubro e 9 de Dezembro).

Manuel da Costa, conhecido por Chalana no mundo futebolístico, passou a maior parte de 2006 como treinador principal do Sport Clube Praiense, cumprindo os objectivos traçados para a época 2005/2006 uma vez que a sua equipa terminou no quarto lugar da Série Açores da XI edição do Campeonato Nacional da Terceira Divisão e fez uma boa campanha na Taça de Portugal atingindo a terceira eliminatória desta prova. Uma entrevista cedida ao Diário Insular confirma este bom desempenho. Recordamos que em Dezembro este treinador biscoitense ingressou no Sport Clube Vilanovense (ver 17 de Dezembro).

Em termos académicos destacamos Francisco Sousa que em 2006 atingiu o grau académico de Doutorado, em Ciências da Educação, especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular (ver 28 de Julho).

INVESTIMENTOS

No que concerne a novos equipamentos salientamos o merendário construído pela Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos junto à entrada para a Caparica, no ramal da Estrada Regional nº3 - 1.ª (Canada do Caldeiro).

Depois de alguma polémica sobre a cerimónia de assinatura do respectivo contrato (ver 14 de Fevereiro e 17 de Abril de 2006), em Novembro teve início a construção do empreendimento de 22 novas habitações no Caminho dos Caneleiros, em regime de custos controlados. Este arranque foi assinalado por uma cerimónia de lançamento da primeira pedra, na qual marcou presença o Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, para além de outras personalidades.

A Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social também visitou os Biscoitos, no caso para se inteirar das obras de conservação e restauro do edifício sede do Centro de Convívio para Idosos da Casa do Povo.

INSTITUIÇÕES

Para além destas e de outras obras (e muitos outros projectos que proximamente abordaremos), a Casa do Povo dos Biscoitos continuou a demonstrar dinamismo nomeadamente na vertente cultural (com bailinhos e peça de teatro) e na desportiva (futsal e futebol). Nesta última área realce para o aparecimento na época desportiva 2005/2006 da Academia Desportiva desta Casa do Povo, maioritariamente vocacionada para os escalões de formação. Em 2006, entre outros resultados positivos, a sua equipa de Juniores “E” venceu o I Torneio de Futebol 7 sub10 – escolinhas, organizado pelo Sport Clube Angrense.

Em termos desportivos menção também para o kickboxing e para o andebol.

Em relação à primeira destas modalidade, pelas "mãos" da Associação de Kickboxing/Full-Contact dos Açores e do Clube Desportivo Escolar dos Biscoitos aconteceram várias iniciativas, incluindo um Campeonato Regional de Kickboxing, nos Biscoitos, e um Torneio Internacional de Kickboxing, na Praia da Vitória. Vários lutadores do clube biscoitense alcançaram bons resultados, inclusivamente a nível nacional.


No que diz respeito ao andebol, o Grupo Desportivo dos Biscoitos participou em vários escalões em provas regionais, com alguns dos seus andebolistas na Selecção Açores, e regressou ao panorama nacional através da integração da equipa sénior na Taça de Portugal e na Zona Açores do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos 1ª Divisão.

Já a Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense inaugurou diversas beneficiações na respectiva sede, realizou vários espectáculos (ver 16 de Dezembro, por exemplo) e a sua filarmónica realizou em Agosto uma deslocação à Ilha Graciosa onde actuou por diversas vezes.

Tal como no ano anterior, em 2006 a Paróquia dos Biscoitos recebeu um novo Pároco. Assim, desde 1 de Outubro está na nossa freguesia o Padre Luís Carlos Garcia da Castro.

Neste ano que recentemente terminou o Agrupamento 793 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) evidenciou-se pela dinamização de uma Semana de Louvor ao Divino Espírito Santo e pela participação de escuteiros no ACANUC da Iª Secção (actividade de ilha) e no II Rover Açoriano, nas Flores e no Corvo.

FESTIVIDADES

Entre o religioso e o profano 2006 foi um ano repleto de festividades e efemérides na freguesia dos Biscoitos. Registamos aqui a lista das que noticiamos: Carnaval, Paixão do Senhor, São Sebastião, Maios, Procissão de Velas, Folia, Espírito Santo, Corpo de Deus, São Pedro (Sociedade), São Pedro (Bairro), Canada da Fonte, Vinha e Vinho, Festival Abismo, Imaculado Coração de Maria, Rua dos Boiões, Santo António (Porto), Canada do Caldeiro, Santa Catarina e Natal.

Ainda no âmbito das festividades assinalamos particularmente as tauromáquicas (ver 22 de Setembro e 29 de Dezembro).

VINHA E VINHO
Para além do protagonismo dado pela respectiva festa, acima mencionada, a vinha e o vinho são temáticas importantes nos Biscoitos pelo que no ano que findou introduzimos várias notas sobre estes assuntos com destaque para a reprodução de uma entrevista a José Manuel Mendonça (ver 18 e 22 de Junho), para a Adega Cooperativa dos Biscoitos (ver 20 de Julho), bem como para a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos e vinhos biscoitenses (ver 15 de Janeiro, 8 de Julho, 16 de Agosto, 28 de Setembro, 18 de Outubro, 19 de Novembro e 31 de Dezembro).

ZONA BALNEAR

Mais uma vez a Calheta dos Biscoitos foi galardoada com a Bandeira Azul, símbolo de excelência enquanto zona balnear (ver 1 de Junho, 22 de Agosto, 8 de Setembro e 28 de Novembro).


2006 - PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO BISCOITOS BLOG
Este nosso "bebé" fez um ano em 21 de Maio de 2006. Para marcar esta etapa compusemos um cartaz de divulgação que publicamos e distribuímos por várias instituições biscoitenses.

Ainda antes deste aniversário o nosso blog foi o primeiro inscrito no EBIT - I Encontro Bloguista da Ilha Terceira, realizado a 11 de Março, em Angra do Heroísmo, onde partilhamos a condição de "bloguista" e "ebitista" com outras pessoas dedicadas a esta mesma causa de partilhar notícias, comentários, reflexões, desabafos e outros escritos e imagens.

Continuamos com uma tendência crescente no que concerne ao leque de assuntos abordados, aos recursos técnicos utilizados e disponibilizados (calendário de eventos a partir de 15 de Abril, destaques na barra lateral a partir de 12 de Setembro), à divulgação no espaço virtual (registo no Blog.com.pt a 9 de Fevereiro, inclusão no espaço Blogs dos Açores desde a sua criação, registo no Portal Ilhas.net em Agosto, presença no site Vas-Y conhecida desde 6 de Novembro) e às médias mensais de artigos publicados (cerca de 20, em 2005) e de visitas recebidas (comemoração de 10000 visitas - 31 de Janeiro - e de 25000 - 24 de Julho; quase 35000 só em 2006). Também aumentamos em muito o número de ligações a páginas e blogs biscoitenses disponíveis na nossa barra lateral.

Tal como no ano passado, também nesta ocasião manifestamos os nossos sinceros agradecimentos a todos quantos já contribuíram, de algum modo, para o Blog Biscoitos e aos outros repetimos o convite para que igualmente partilhem esta construção, esta emoção.

TEMÁTICAS
Para além de abordar imensos assuntos relativos à freguesia dos Biscoitos, incluíndo todos os que já relembramos acima, quase todos eles decorrentes de assuntos da actualidade, usamos este espaço também para apresentar outras notas que julgamos de interesse.
Deste modo, iniciamos a "ronda" de apresentação das ermidas biscoitenses, tendo já destacado a
Ermida de São Sebastião, a Ermida do Espírito Santo, a Ermida de Nossa Senhora do Loreto e a Ermida de Santa Catarina. Igualmente visitamos, no Canto do Feno, a escultura de Dimas Simas Lopes que representa uma "Homenagem aos Homens do Mar e da Terra".

PROJECTAR 2007
Depois da análise focada em 2006, mudamos a nossa atenção para umas brevíssimas linhas referentes ao ano de 2007, em curso. À semelhança do que fizemos anteriormente, vamo-nos referir, em separado, à freguesia dos Biscoitos e a este Blog.

BISCOITOS - A FREGUESIA em 2007
Para além de algumas iniciativas em curso, como a construção de habitações a custos controlados, estão previstos para os próximos tempos vários investimentos nos Biscoitos, da responsabilidade de diversas entidades. Naturalmente procuraremos brevemente dar nota destes projectos e realizações.

BISCOITOS - O BLOG em 2007
Para o presente ano mantemos a filosofia que tem vindo a orientar Blog Biscoitos essencialmente no sentido de divulgar a freguesia e o que de mais relevante nela sucede.

Pugnaremos também por assinalar devidamente a passagem de mais um aniversário, em Maio próximo.

Revelamos ainda que estão previstas mais algumas inovações tecnológicas, no sentido de fazer deste espaço cada vez mais uma "sala" de encontro, partilha, reflexão e debate entre biscoitenses e também de facilitar a organização e pesquisa dos conteúdos publicados, por parte de todos quantos nos visitam.

Faz hoje um ano que publicamos:

EBI dos Biscoitos domina Corta-Mato

4 comentários:

Anónimo,  3/2/07 11:28  

A adega cooperativa dos Biscoitos está nacionalizada?

Anónimo,  4/2/07 20:27  

Pelo que escutei houve uma opa da Fruter Coop. Pelos vistos estes é que vão passar a manobrar o vinho produzido pelos associados da Adega Coperativa dos BiscoitosC.R.L.

Anónimo,  6/2/07 19:29  

Gostei imenso deste balanço. Parabéns pela forma exemplar que o fez.
Agora prendo-me com uma parte que gostei ainda mais - O EBIT. Já estão abertas as inscrições para o II Encontro Bloguista. Espero que faça o seu registo pois teríamos muito gosto que estivesse presente.
Cumprimentos
Rosa Silva ("Azoriana")

Anónimo,  17/2/07 10:24  

o vinho dos produtores associados numa ou qualquer adega cooperativa tem os vinhos vendidos mesmos sem o serem.É somar os subsídios!?!?
É verdeade quanto receberam já?
(não falo em candidaturas europeias ou internas).Quanto?
Será possível sabê-lo?

Selo
EBIT o site

Powered by Blogger

Estou no Blog.com.pt
Biscoitos, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP